fbpx

Sistema de gestão: 8 vantagens na tomada de decisão

Atualmente, cada vez mais pessoas procuram montar seu próprio negócio para poder viver fazendo o que gostam. Empreender possibilitou que muitos realizassem sonhos, porém poucos estavam realmente preparados para as tarefas que o dia a dia de uma empresa exige.

Em vez de se concentrar em tarefas estratégicas ou de criação, que ajudam a alavancar o negócio, muito empreendedores passam boa parte de seu tempo se dedicando a atividades relacionadas à gestão administrativa, que consomem muita atenção.

Neste contexto, a tecnologia é uma grande aliada dos empresários, uma vez que sistemas de gestão conseguem automatizar tarefas poupando o tempo e a energia do empreendedor e de toda sua equipe.

Para saber mais sobre essa ferramenta, continue lendo nosso post e confira oito vantagens que um sistema de gestão empresarial traz para a tomada de decisão e para o bom desempenho do seu negócio!

1. Integração de setores

Administrar diferentes planilhas, contas a pagar e a receber e controlar o estoque, além de outros dados, podem prejudicar muito a administração de uma empresa e, consequentemente, a tomada de decisão.

Adotar um sistema de gestão centraliza as informações de todos os setores em um só lugar, facilitando o trabalho do empreendedor que pode então ter uma visão mais completa de sua organização.

Ademais, é importante que os diversos departamentos de um negócio trabalhem de forma unificada e alinhada para proporcionar mais crescimento para a empresa.

2. Mais controle e segurança

A automatização de tarefas permite que as informações tenham um acesso mais simples e fiquem bem organizadas; assim, o gestor consegue facilmente fiscalizar se tudo está em ordem e tem mais controle. Além disso, um sistema de gestão reduz o risco da falha humana, que pode acontecer com maior frequência quando tarefas são feitas manualmente.

Documentos e dados de uma corporação sempre correm o risco de serem perdidos ou extraviados. Com um sistema de gestão, tudo fica registrado e armazenado digitalmente, conferindo muito mais segurança aos processos.

A empresa também pode optar por um sistema de senhas para restringir e proteger o acesso a conteúdos específicos ou confidenciais por outros colaboradores.

3. Maior produtividade

Uma das vantagens mais expressivas do uso de um sistema de gestão é o impacto positivo que essa mudança tem na produtividade.

Isso porque a automatização de processos desburocratiza certas tarefas, deixando o ambiente de trabalho mais organizado e otimizando a rotina dos funcionários. Assim, a equipe tem mais tempo para se dedicar a atividades mais estratégicas, como planejamentos e análises.

Guia de Otimização de Processos

4. Redução de custos

Tarefas realizadas manualmente demandam mais investimento de tempo e recursos, e esses custos são reduzidos de forma significativa com a implementação de um sistema de gestão integrada.

Organizações que adotam processos automatizados conseguem reduzir os gastos com papel e burocracia, por exemplo. Por meio de relatórios e procedimentos padronizados, é possível identificar possíveis desperdícios ou erros que poderiam acarretar prejuízo para o empreendimento.

O sistema assume atividades internas mais burocráticas, aliviando a carga de trabalho da equipe. Dessa forma, dificilmente algum funcionário terá de trabalhar além do seu horário para cumprir com todas as suas tarefas, reduzindo a necessidade de gastos com horas extras.

5. Acompanhamento de resultados

A melhor forma de avaliar o desempenho de uma empresa, identificar e sanar erros e detectar oportunidades para melhorias é por meio de um acompanhamento e controle de resultados baseados em dados confiáveis e precisos — não em estimativas.

O ideal é que o gestor monitore em tempo real as operações de seu empreendimento; assim, não perde tempo na hora de corrigir uma falha ou pensar em uma mudança. Dessa maneira, consegue manter o compromisso com a qualidade e satisfação do cliente.

Essa supervisão detalhada é possível com um sistema de gestão que gera gráficos, relatórios das principais informações e indicadores de desempenho. Logo, o gestor consegue fiscalizar de perto a realidade de seu empreendimento e encontrar facilmente as causas de possíveis problemas, agilizando a tomada de decisão.

6. Monitoramento da venda de produtos ou serviços

Estabelecimentos que trabalham com a venda de produtos ou serviços precisam lidar com vários públicos e canais diferentes, como vendedores, pontos de venda ou um e-commerce, por exemplo. O controle eficiente de todos os canais de venda pode ser um pouco desafiador sem o auxílio de um sistema de gestão.

Os sistemas integram os diferentes canais e atualizam o estoque em tempo real, evitando confusões em relação à existência de um determinado item e auxiliando também na hora de coordenar o estoque, para que ele não fique nem cheio demais nem vazio.

7. Diminuição do retrabalho

O retrabalho nas empresas é o grande inimigo da produtividade e ladrão do tempo. Isso pode acontecer em ambientes que não prezam pela organização e automação de processos, pois a cada erro ou esquecimento, uma tarefa precisa ser refeita ou repetida sem necessidade, e a produção é afetada.

Com um sistema de gestão e digitalização de procedimentos internos, algumas atividades como emissão de nota fiscal eletrônica, por exemplo, que exigem muita atenção, são padronizadas, melhorando o fluxo das tarefas e evitando retrabalhos.

8. Gestão eficiente da equipe

Colaboradores que passam a maior parte do seu tempo se dedicando a tarefas administrativas e burocráticas, que agregam pouco valor a empresa, não exploram ao máximo seu potencial produtivo e, consequentemente, podem se sentir desmotivados.

Com a automatização de procedimentos, os colaboradores podem se concentrar em atividades mais estratégicas e ter mais tempo para assumir novos desafios dentro de seus setores, propor soluções e até estudar e testar tendências e novidades do mercado.

Assim, se sentirão mais valorizados dentro do negócio e com mais satisfação na hora de trabalhar. Esses fatores têm impacto positivo nos resultados de cada área e no desempenho do empreendimento como um todo.

Um sistema de gestão torna a rotina e o trabalho de um empreendedor e seus colaboradores mais fluidos. Assim, toda a equipe consegue priorizar ações como projetar, monitorar e aperfeiçoar constantemente os procedimentos do negócio, melhorando os resultados da empresa, agilizando a tomada de decisões e tornando-a mais competitiva no mercado.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Sistema de Gestão 9 Sistema de gestão: 8 vantagens na tomada de decisão
Escrito em: 06/02/17
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

1 Comentário

  1. antonio nildo

    Estou surpreendido com a colaboração com tanta informação e dicas
    essenciais para pequenas empresas que não tem acsso

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...