Storytelling

A prática de storytelling vem sendo cada vez mais utilizada pelas empresas como uma forma de promover a imagem de suas respectivas marcas no mercado e aumentar o engajamento com os seus consumidores. Entende-se por este conceito, a prática de contar historias envolventes sobre sua empresa, sobre seu produto, ou sobre seu serviço sem a necessidade de realizar a venda direta, mas sim com o objetivo de persuadir um potencial cliente e convence-lo de que o seu produto vai suprir a necessidade dele.

Storytelling é a arte de humanizar a sua marca através de uma boa história e causar impacto na vida das pessoas, de forma que elas sempre se lembrem de você! Os consumidores não compram o que uma empresa vende, mas sim o porque ela vende. A empresa precisa se inserir no contexto de seu consumidor e a partir daí leva-lo ao interesse de compra através de um discurso impactante e emocionante!

Apresente dados relevantes sobre o consumo de seu produto no mercado, conte historias de sucesso que de alguma forma influenciaram positivamente na vida das pessoas. Faça o seu consumidor entender a importância de comprar o seu produto. É nisso que consiste uma boa estratégia de storytelling.

Ficou interessado no assunto? Quer saber como a sua empresa pode crescer utilizando esta estratégia cada vez mais utilizada no mundo dos negócios? Neste artigo vamos listar algumas dicas de como realizar um bom storytelling em seu negócio!

Defina uma persona

Como toda a boa historia, é preciso que você tenha um personagem como protagonista de sua estratégia de Storytelling. Mas quem seria o seu personagem? Quem você deseja cativar com a sua historia? Como em qualquer estratégia de marketing é preciso definir qual o segmento de público que se deseja atingir, de forma a elaborar a mensagem mais eficiente possível. 

Mas no caso do storytelling em especial, em que se possui o objetivo de estreitar a relação com o seu público e fazer com que a sua marca crie um impacto e emocione o seu consumidor, é preciso uma definição de público mais específica de forma a elaborar uma mensagem mais pessoal.

Por isso somente delimitar faixa etária, renda, sexo e informações generalizadas sobre o seu público não é suficiente para criar uma storytelling que realmente crie engajamento com os seus consumidores. Uma estratégia muito utilizada pelas empresas dos mais variados segmentos em suas campanhas de marketing é a definição de personas, que é muito mais específico do que o público alvo. 

Definir uma persona nada mais é do que traçar um perfil fictício de um cliente real de sua marca, que é baseado em dados referentes a comportamentos e características demográficas dos seus clientes.

Portanto a partir de informações colhetadas sobre o seu público alvo em geral, você consegue traçar a sua persona e conseguirá produzir uma mensagem muito mais pessoal em sua storytelling, conte uma historia de como o seu produto impactou e mudou a vida daquela de uma pessoa específica, que se encaixa com as características da persona que você definiu.

A partir de então você estará criando uma relação mais e impactando o seu público.

Construa uma historia linear

Como falamos anteriormente, o personagem deve ser o foco principal de sua storytelling, a sua persona. É para o perfil desta persona que você tem objetivo de impactar e criar engajamento.

Sendo assim é interessante começar a sua historia contando a historia de vida deste personagem, quem ele é, para somente depois falar sobre sua marca ou seu produto, para a partir de então, baseado na historia e necessidades deste personagem, criar um desenvolvimento contundente e criativo, de como a sua marca impactou e mudou a vida daquele personagem.

Esta á verdadeira chave de uma Storytelling impactante: identificar uma situação ruim pela qual a sua persona está passando, uma necessidade que ela possui, e convencer a partir de uma boa historia que sua marca, produto ou serviço pode solucionar.

É importante sempre ser criativo, mas sempre seguindo a estrutura de apresentação, desenvolvimento e enredo. No decorrer deste artigo, iremos listar alguns casos de storytelling que viralizaram e tiveram uma repercussão extremamente positiva!

Mostre casos de sucessso

Se o seu potencial cliente consegue enxergar claramente o quanto determinado produto ou serviço o qual ele está pensando em consumir foi importante e conseguiu realmente satisfazer as necessidades de outra pessoa, ele certamente ficará com uma boa impressão daquele produto ou serviço e a marca passará mais credibilidade. Por isso mostre exemplos práticos de sucesso com os seus clientes. Selecione em torno de 4 ou 5 clientes fiéis de sua marca e insira-os em sua historia, mas é claro, não sem antes consulta-los sobre esta possibilidade!

Explore os recursos audiovisuais

Existem diversos meios para você veicular sua storytelling. Utilizar o blog de sua marca, por exemplo, é uma forma muito eficiente de propagar a sua mensagem, já que o Blog é uma plataforma multimídia, em que você pode mesclar um texto contando uma historia de sucesso, mesclando com vídeos de depoimentos dos clientes.

Mas é importante aproveitar sempre os recursos audiovisuais, que além de tornarem a sua historia mais atrativa mais atrativos e menos cansativa a quem está assistindo, causam um impacto muito maior na mente do receptor da mensagem, devido aos diversos recursos que podem potencializar e despertar emoção no conteúdo audiovisual, como incluir uma trilha sonora que ilustre o sentimento passado com aquela mensagem e que provoque diferentes sensações em quem está assistindo. 

Guia de Gestão Estratégia

Estratégias de storytelling que fizeram sucesso

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o conceito de storytelling e conhece alguns aspectos fundamentais para criar essa estratégia de marketing e envolver os consumidores em torno de sua marca, vamos exibir e falar um pouco sobre algumas campanhas de storytelling que foram altamente impactantes e obtiveram uma repercussão muito positiva. Lembre-se que não existe um padrão a ser seguido para elaborar a sua storytelling, se ela conseguir impactar e emocionar as pessoas, sua estratégia foi bem pensada e executada. Confira alguns cases que podem lhe servir de inspiração:

Meu primeiro sutiã – O primeiro Valisre a gente nunca esquece 1987

Criada em 1987 pelo famoso publicitário brasileiro Washington Oliveto, a campanha “Meu primeiro sutiã – O primeiro Valisre a gente nunca esquece” abordou de uma forma simples e delicada um aspecto íntimo na vida das mulheres, e até hoje é lembrada de uma forma especial pelo público feminino da época e também nos debates referentes a campanhas publicitárias!

Johnnie Walker

A famosa marca de uísque escocês tem como bordão: Keep Walking (Continue Andando), que se tornou extremamente popular no mundo inteiro. É uma frase motivacional utilizada pela empresa, estimulando as pessoas a seguirem em busca de seus objetivos e a enfrentarem os desafios do dia-a-dia.

Baseado neste conceito, a empresa produziu um vídeo em que o fundador da marca Johnnie Walker, Robert Carlyle, que no vídeo está sempre em movimento, seguindo em frente, falando sobre as transformações ocorridas no mundo corporativo ao longo do tempo e mostrando que a empresa nunca parou de lidar com estas transformações e sempre seguiu aprimorando o seu produto, até se tornar a grande referência que é atualmente:

Os últimos desejos da Kombi

Em 2014, a concessionária alemã Volkswagen identificou no encerramento da linha de produção da Kombi uma oportunidade de cativar e emocionar o seu público. Este exemplo reflete muito bem o objetivo de um bom storytelling que não possui como principal objetivo realizar a venda direta, até porque a propaganda é sobre um veículo que iria deixar de ser fabricado.

O objetivo dessa campanha era simplesmente criar uma relação de empatia e intimidade com o público, já que a Kombi é um veículo extremamente popular e os seus proprietários possuem um vínculo afetivo muito grande com o veículo. Portanto a empresa aproveitou a oportunidade para emocionar os amantes do veículo e criar identificação com os seus consumidores, contando um pouco da historia da Kombi e alguns casos envolvendo o veículo. Vale a pena conferir!

Coca-Cola

É impossível falar de storytellings de sucesso sem citar o exemplo de uma das maiores empresas do mundo e também uma especialista em contar historias e fidelizar o seu público, a Coca-Cola. As diversas storytellings da Coca-Coca possuem como protagonistas as pessoas que a consomem e suas respectivas historias.

A empresa mostra o amor e a união entre as famílias, durante almoços e confraternizações, sempre acompanhados de uma Coca-Cola. Confira uma das historias extremamente marcantes da empresa: “Adotar alimenta a felicidade”!

Comercial VIVO Eduardo e Mônica

Neste caso a VIVO aproveitou uma data comemorativa: o dia dos namorados no ano de 2011. E usou a famosa música da banda Legião Urbana, “Eduardo e Mônica” para contar a historia de um casal que representa diversos casais no Brasil, com seus altos e baixos na relação, mas sempre juntos e conectados mesmo a distância!

 

Conclusão

Portanto não deixe de tentar criar uma boa storytelling e emocionar o seu público, independente do tamanho de sua marca ou empresa! Em todo o processo de produção de um determinado produto ou durante a execução de um determinado serviço existem pessoas trabalhando e se dedicando por um mesmo princípio: satisfazer a necessidade das pessoas.

Busque expressar a relação de sua marca com os clientes, demonstre amor pelos seus produtos ou serviços e também pelas historias de seus consumidores, que as pessoas certamente irão perceber o seu empenho e irão se identificar cada vez mais com a sua marca. Tenha sempre o desejo de ser sempre lembrado e servir como inspiração para as pessoas!

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Por Gabriel Pfeifer, em 23/08/2017

Escrito por eGestor
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