fbpx

Visão sistêmica: Qual a importância de ter na gestão empresarial?

É muito provável que você já tenha ouvido falar em Visão Sistêmica. Mas até onde vai seu conhecimento sobre o tema? Pensando nos desafios atuais da Gestão Empresarial, é interessante saber mais sobre esse assunto e aproveitar o que de melhor ele pode fazer para a sua carreira e (ou) para sua empresa.

O que é visão sistêmica

Visão Sistêmica é conseguir enxergar e compreender o todo por meio da análise das partes que o formam.

O que significa ter uma visão sistêmica da organização

A visão sistêmica pode se definir como uma capacidade que o profissional tem. Ela permite ver a empresa como um todo, e diante disso, consegue identificar os processos, como funcionam, como os setores se integram, como é a produção e a entrega dos produtos ou serviços ao consumidor e ao mercado.

Envolve ainda entender a relação do ambiente interno com o ambiente externo, como são feitos os acordos e passadas as informações. Assim, o profissional que tem todas essas características é visto como alguém que tem visão sistêmica.

Como ter visão sistêmica

A visão sistêmica é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Alguns passos para ter uma visão sistêmica são:

Conheça bem o seu negócio e o mercado

Além de conhecer a empresa de forma interna, é necessário entender o mercado que ela está inserida. Por isso, o trio missão, visão e valores é um indicador importante. Ou seja, é essencial que os colaboradores, gestores e o dono (ou donos) da empresa saibam onde ela quer chegar e qual é a sua posição quanto aos concorrentes e o público-alvo.

Faça a análise SWOT

Uma maneira muito simples de entender como a empresa se posiciona e quais são seus diferenciais é através da análise SWOT. Ela mostra as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa, mostrando assim, onde ela pode melhorar e o que de bom ela pode anunciar.

Estude sempre

Tenha em mente que tudo muda o tempo todo, o que se aprendeu há um ano atrás pode não valer mais. E isso também vale para o negócio. A empresa possui funcionários e realiza funções o tempo todo, que vão se ajustando. Quando ela começou, fazia sentido usar um método ou ferramenta, mas com o crescimento e mudanças, pode ser que esses já não sejam mais válidos. Esteja sempre atento a como as coisas funcionam.

Saia da sua zona de conforto empresarial

Estamos constantemente sendo testados e aprendendo. O que às vezes acreditamos ser a maneira correta, pode não ser a melhor maneira. Entenda que existem muitos métodos, muitas maneiras e, se possível, teste elas. Veja qual se encaixa melhor na sua empresa.

O que é visão holística e visão sistêmica?

Visão holística e sistêmica são coisas diferentes. Enquanto a visão sistêmica analisa a empresa em geral, os objetivos e o contato em geral, a visão holística vê a empresa através da cultura organizacional e das características dos colaboradores.

O que é visão sistêmica e visão estratégica?

A principal diferença entre visão sistêmica e visão estratégica é que a estratégica pensa no futuro, em criar uma estratégia para a empresa no futuro, enquanto a visão sistêmica foca mais em como a empresa se comporta atualmente.

Vantagens da visão sistêmica

A visão sistêmica traz alguns benefícios gerais para a empresa

  • Maior conhecimento: quem possui a habilidade da visão sistêmica consegue entender um negócio de forma mais ampla, melhorando os processos.
  • Correção de erros: quanto maior o conhecimento sobre a empresa, melhor serão os processos e a identificação de erros no caminho. Ainda, quanto mais cedo for identificado, mais rápido será corrigido.
  • Tomada de decisões: com mais informações sobre a empresa e seu entorno, mais assertivas serão as tomadas de decisões.
  • Aumenta produtividade: se um funcionário sabe sobre a empresa e sobre os projetos que trabalha, ele terá mais consciência das suas tarefas e saberá onde se quer chegar. Dessa forma, o caminho é mais rápido.

Qual a importância da visão sistêmica

A Visão Sistêmica divide sua importância em algumas situações:

  • Para líderes, que devem tomar conta de grandes responsabilidades, muitos setores e tomar decisões dentro da empresa. Neste cenário a visão sistêmica será essencial para o desenvolvimento de projetos e crescimento da empresa.
  • Para profissionais de Recrutamento e Seleção que devem entender sobre o que é Visão Sistêmica e buscar isso em seus candidatos.
  • Para funcionários em geral que queiram aperfeiçoar funcionalidades e ajudar a empresa a crescer, entendendo de todos os processos da corporação e das funções que cada parte deve desempenhar. O posicionamento de um profissional que utiliza a Visão Sistêmica muda. Ele entende seu papel como parte de uma engrenagem e começa a funcionar de forma organizada. Assim, entendendo que se outra parte da engrenagem não fizer o mesmo o resultado não será o ideal. Dessa forma, a empresa é otimizada com essa visão, já que seus funcionários compreendem suas posições e tarefas a serem entregues dentro do cenário organizacional.

A visão sistêmica pode ser desenvolvida?

Pode e deve ser desenvolvida por todas as pessoas, de forma gradativa e para alavancar diferentes áreas das vidas de cada um. Sendo a carreira a mais afetada positivamente. Profissionalmente falando, os que buscarem o desenvolvimento dessa capacidade estarão mais aptos a liderar e a ocupar os cargos de gestão nas empresas.

Já para o departamento de recrutamento e recursos humanos é interessante criar treinamentos e oportunidades. Esses, fazem com que, gradativamente, os funcionários desenvolvam esse tipo de capacidade. Assim, integram projetos e fazem parte dos planejamentos atrelados a eles. Além da oportunidade é importante o incentivo para que as pessoas comecem a atuar em suas atividades já empregando a visão sistêmica. Esse é um desafio que a empresa deve se propor a vencer para ter um quadro de funcionários muito mais participativo, inteirado com as ações dentro da empresa e comprometido com o todo, já que entende as partes que o formam.

Como a visão sistêmica pode influenciar na liderança de um Gestor?

Para cargos de gestão, chefia e liderança ter esse tipo de capacidade é praticamente fundamental. Já que esse tipo de colocação na empresa se trata exatamente de estar sempre à frente de diversas negociações, além das relações internas e externas. O fato de tomarem decisões, escolherem entre diversas alternativas, apostarem em inovações, definirem ações, dentre outras funções de um gestor, faz com que a visão sistêmica se torne essencial e em alguns casos até intrínseca na vida e na rotina de um cargo de liderança dentro de uma empresa.

Um gestor que faz bom uso da Visão Sistêmica deve ser capaz de atuar nas seguintes funções junto aos seus funcionários:

  • Organizar;
  • Se relacionar com diversas frentes;
  • Definir metas e estratégias;
  • Alinhar pensamentos e formas de agir;
  • Administrar crises;
  • Analisar situações de risco;
  • Estar presente independentemente da área ou setor, mas disposto a oferecer auxílio dentro de outras modalidades;
  • Ponderar e avaliar;
  • Enxergar a organização como um todo.

Esses são só alguns requisitos que demandam a visão sistêmica para serem executados de forma correta e contínua por um cargo de maior responsabilidade em uma corporação.

Como desenvolver a visão sistêmica

É preciso conhecer a fundo a empresa em que você atua, isso quer dizer que você deve conhecer os departamentos, quais são suas funções e responsabilidades e como os profissionais que neles trabalham agem e realizam suas tarefas. Isso fará com que você seja conhecedor das partes da empresa, e assim, poderá futuramente desenvolver sua visão do todo, com elementos que te façam entender como aquilo tudo funciona.

Além disso, é possível estudar as metas e objetivos da empresa. Isso irá te ajudar a compreender para onde a empresa vai e aonde ela quer chegar. Saber a missão, a visão e os valores da sua empresa o fará perceber como cada peça da engrenagem funciona em busca dessa tríade.

Utilize um profissional de formação como o Coaching, ou a PNL (programação neurolinguística), esses profissionais, que são a cara do cenário empresarial atual, lhe ajudarão a ver o que sozinho você pode não estar conseguindo. Eles podem te mover e te colocar nas situações de outras pessoas dentro da empresa e te fazer indagações que te levarão ao que almeja, o desenvolvimento da sua Visão Sistêmica.

Quais são os resultados após a inserção da visão sistêmica como fator predominante dentro da empresa?

A Visão Sistêmica traz dinamismo para a empresa. Os líderes se tornam focados em mostrar o caminho e perseguir junto com sua equipe todas as metas definidas. Os funcionários que começam a desenvolver a capacidade começam a trabalhar melhor em equipe, buscando sempre, mais e mais formas de ajudar, cooperar e se destacar dentro da empresa. E assim, poderão ser vistas quebras de paradigmas, trabalhos e projetos realizados de forma excelente porque estão baseados na coletividade. E por fim, a empresa estará mais aberta para negociações e relacionamentos que visem o bem do todo.

Assim, o que aprendemos sobre Visão Sistêmica é que é uma capacidade de entender o todo a partir de suas partes e funcionamento de cada uma. Trazendo para o cenário empresarial é uma forma de integrar equipes e habilitar líderes para que desempenhem suas funções com maiores chances de resultados excelentes.Pudemos ver que é um tipo de habilidade que pode ser desenvolvida e que faz bem a todo e qualquer profissional que queira se capacitar e entender a fundo a empresa que o emprega, desempenhando seu papel de forma mais ampla e recompensadora.

Visão Sistêmica é importante, e é mais uma forma organizada e dinâmica de priorizar o trabalho, valorizar as tarefas de outros profissionais, entender como uma empresa se torna um todo, visualizando de forma clara e objetiva o que cada setor faz, ajudando na construção de uma marca que oferece produtos e serviços.

É também uma forma de entender a ideia de cliente versus fornecedor e o teor de qualidade que todos os processos devem ter e oferecer, criando laços e ajudando a roda a girar e a engrenagem a evoluir, dentro de seus propósitos empresariais.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 Visão sistêmica: Qual a importância de ter na gestão empresarial?
Escrito em: 02/06/22
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

6 Comentários

  1. Nonata Cavalcante

    Gostei muito parabéns!

    Responder
  2. Arlete

    Essa leitura incentiva, dá esperança que podemos estimular pessoas a produzir melhor o que faz

    Responder
  3. Osorio Alencar

    Maravilhoso. Gostaria de saber o nome do livro que aborda este tema. Parabéns!

    Responder
  4. Douglas Schmitz

    Muito bem explicado a visão sistêmica. Parabéns

    Responder
  5. Geonilson Alves Dos Santos

    Texto muito interessante e dá um direcionamento dentro da análise proporcionada.

    Responder
  6. Marcos Pazini

    Muito bom o texto.
    Estou em um processo seletivo que envolve essa característica.
    Vi que na prática já fiz muito isso, mas não me toquei que seria uma visão sistêmica.
    obrigado

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...