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Gestão integrada: O que é e como aplicar em uma empresa

Gestão integrada é um processo administrativo que permite ao gestor enxergar a organização como um todo. Por meio dela, é possível implantar políticas e alcançar metas de maneira muito mais eficiente.

Frequentemente implantada para melhorar as atividades internas, esse modelo minimiza riscos, previne falhas e fortalece a imagem da empresa. Além disso, também poupa tempo e recursos, melhora a qualidade dos produtos e serviços oferecidos e aumenta a satisfação dos públicos que fazem parte da organização.

Ficou interessado em conhecer mais sobre o assunto? Então, continue a ler!

O que é necessário para iniciar a gestão integrada?

Para iniciar um processo de gestão integrada numa organização, é necessário fazer um levantamento de informações e criar um planejamento. Em seguida, se deve identificar o que é esperado da implantação desse sistema, onde se almeja chegar e quais são os passos a serem dados para alcançar os resultados esperados.

A partir disso, é importante que os gestores desenvolvam políticas específicas para garantir que as normas obrigatórias sejam cumpridas. Assim como para informar aos demais funcionários da organização o que está acontecendo, para que haja maior engajamento de todos quando o processo for finalizado.

As dificuldades na implementação

A implementação de uma gestão integrada não é tarefa fácil. Afinal, o empreendedor que quer reestruturar seu negócio com otimização dos recursos e tempo precisa ter algumas coisas em mente. Assim, uma das principais é que costuma existir muita resistência dentro de uma organização. Essa resistência acontece perante, praticamente, qualquer tipo de mudança que afete diretamente o dia a dia dos colaboradores.

Infelizmente, a mentalidade de que algo sempre foi feito de uma determinada maneira, é um dos maiores desafios de quem deseja melhores resultados. Portanto, por este motivo a mudança não é necessária.

E não se esqueça de que, caso a sua instituição não tenha profissionais qualificados, capazes de desenvolver todo o processo de maneira adequada, talvez seja recomendada a contratação de uma empresa especializada para que ela norteie toda a ação.

Benefícios de uma gestão integrada

As organizações que implantam a gestão integrada percebem muitas melhorias nos aspectos práticos das suas rotinas. Algumas delas são:

  • redução de processos burocráticos e de duplicações;
  • aumento da economia com redução de custos;
  • alinhamento de normas;
  • aumento da eficácia e eficiência nas rotinas;
  • maior engajamento e entendimento dos funcionários sobre a busca de resultados;
  • diminuição do retrabalho;
  • controle de estoque mais preciso.


Quando todos os sistemas são vistos como parte de um único, os esforços para o alcance das metas tornam-se comuns. Assim, esse fato contribui significativamente para o crescimento das atividades empresariais e satisfação dos públicos envolvidos no processo.

A importância de ter um software de gestão integrada como um aliado

A integração dos processos de gestão exige um nível de interação que só pode ser funcional com a utilização de um software de gestão empresarial. Assim, por meio deles, a rotina é melhor organizada e fica fácil a visualização das responsabilidades de cada um dos profissionais dentro de todo o sistema. Por meio deles, você poderá automatizar o controle de vendas, de compras, de relatórios, de custos etc.

Existem no mercado produtos que permitem a utilização dessas ferramentas “na nuvem”. Eles facilitam para que você possa continuar a trabalhar de qualquer lugar em que você esteja. Através deles, estando online ou offline, você registra informações, e quando estiver conectado à internet, o sistema sincroniza automaticamente. É imprescindível a utilização de um software para que o sistema de gestão da sua empresa tenha a máxima eficiência.

Ao implantar essa metodologia de gestão, você conseguirá enxergar o seu negócio de uma maneira global, identificando falhas e potencialidades com maior precisão. Os investimentos trazem retornos significativos, e valem todos os esforços empregados.

Ficou com alguma dúvida sobre o que é gestão integrada? Envie para a gente por meio da caixa de diálogo abaixo! Queremos te ajudar a ter um novo modelo de gestão que tornará o seu negócio ainda mais próspero!

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Início 9 Sistema de Gestão 9 Gestão integrada: O que é e como aplicar em uma empresa
Escrito em: 27/08/18
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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