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3 formas de motivar seus funcionários

Você pode até não saber, mas a verdade é que a falta de motivação dos profissionais é um dos maiores — e infelizmente relativamente frequentes — problemas normalmente enfrentados pelas empresas. A realidade é que muitos trabalhadores brasileiros se sentem acomodados em suas funções, sem disposição para promover mudanças. Nada bom nem para a empresa nem para o próprio funcionário, não concorda? Mas como garantir que esse mal não atingirá sua equipe?

Enquanto dono ou gerente de um negócio, cabe a você promover ações para motivar funcionários e impulsionar suas performances. E a melhor parte dessa história é que, para garantir um ambiente de trabalho mais produtivo e feliz, não necessariamente é preciso investir muito dinheiro! Ficou curioso? Então acompanhe as dicas que separamos especialmente para você:

Distribua elogios merecidos

Todos nós gostamos de ouvir um elogio de vez em quando, certo? Mas na correria do dia a dia não é nada difícil nos esquecermos da importância de uma palavra de incentivo no meio corporativo. Não cometa mais esse erro! Elogios fazem maravilhas para a autoestima da equipe, deixando os profissionais mais seguros e confiantes. Valorize os pontos fortes de seus funcionários, reconheça um trabalho bem feito, não economize no reforço positivo e crie uma cultura de positividade na empresa.

Mas atenção: enquanto alguns funcionários suam frio só de pensar em receber uma sessão de elogios em público, outros simplesmente adoram a atenção. Por isso é importante conhecer seus colaboradores de forma a entender a melhor forma de oferecer essa congratulação de maneira a causar o maior impacto positivo possível.

Em vez de focar no que pode ser aprimorado, passe a prestar atenção naquilo que seus funcionários estão fazendo de melhor. Assim você certamente encontrará muito o que elogiar. E de preferência elogie pontos específicos, como um projeto em especial ou o atendimento a um cliente X. Dessa forma, evitando generalizações, a avaliação parece mais genuína.

Um bom líder deve saber falar, mas, acima de tudo, deve também saber ouvir. Instaure em sua empresa uma política de portas abertas, encorajando a abertura e a transparência entre a gerência e seus subordinados. Afinal de contas, os funcionários devem ser convidados e incentivados a compartilharem ideias, planos e opiniões.

Você vai ver como, uma vez que os colaboradores perceberem que têm voz ativa e que seus insights realmente fazem a diferença dentro da empresa, irão se esforçar para fazer sugestões relevantes e contribuir mais. Além do mais, uma boa comunicação entre membros de uma equipe faz os projetos fluírem com muito mais facilidade e eficiência. São só ganhos!

Incentive o crescimento profissional

Aumentar salários e oferecer bônus como estratégias para motivar funcionários não são necessariamente as melhores alternativas. Atualmente os profissionais têm buscado oportunidades de aprendizado e desenvolvimento. Assim, se você não dá espaço para esse desenvolvimento dentro da empresa, eles certamente não produzirão nada além do que é esperado — e às vezes nem mesmo isso!

Para evitar essa estagnação, ofereça cursos, palestras, workshops e outras maneiras de colocar os profissionais em contato com diferentes áreas ou novas perspectivas de trabalho. Outra boa tática é fornecer planos de carreira, com ações e metas claras para que se possa subir os degraus do patamar empresarial na organização. Com essa tática você incentiva a superação e a criatividade, além de motivar seus funcionários a sempre buscarem mais.

Viu só como motivar funcionários é uma atividade que deve ser levada a sério? Lembre-se sempre que uma equipe satisfeita e disposta é capaz de alavancar qualquer empresa. Então não perca tempo e comece a colocar nossas dicas em práticas hoje mesmo!

Como motivar os funcionários para aumentar as vendas?

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Escrito em: 31/07/15
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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