Como um sistema de gestão empresarial pode melhorar meus resultados

São muitos os brasileiros que sonham em ser donos de um negócio próprio. Contudo, também são muitos os que, apesar de já terem uma ideia sobre a linha que desejam seguir, não conhecem exatamente todos os processos burocráticos envolvidos na abertura de uma empresa. E sem se ter o devido conhecimento sobre como proceder em cada uma das etapas, desde a concepção da ideia até a execução por meio da comercialização de produtos ou prestação de serviços, o caminho fica um pouco mais nebuloso e incerto, não é verdade? Você se identificou com essa situação? Então confira no post de hoje os 3 passos primordiais para abrir uma empresa com a menor margem de erro possível:

Tirando a ideia do papel: planejamento orçamentário

Antes mesmo de procurar um contador ou providenciar a papelada para a abertura formal da empresa, é indispensável já se ter um plano estruturado, englobando quais serão os recursos necessários — tanto humanos como financeiros e estruturais — para alcançar os melhores resultados possíveis.

Aqui é, porém, quando normalmente se dá uma das grandes falhas do empreendedor inexperiente, que, muitas vezes, prefere dar início às demais etapas do processo sem contar com um planejamento bem estruturado. Com isso, os resultados se tornam previsivelmente desanimadores, com a falta de capital de giro, o atraso no pagamento dos funcionários e o custo de aquisição de clientes extremamente alto — pela falta de um propósito claro e de orçamento disponível, dentre outras várias questões.

Se você acha que isso não tem importância nesse momento, verá que esse é, na verdade, um dos maiores motivos para a alta taxa de fechamento de empresas ainda na mais tenra idade. Por isso, organize seu planejamento financeiro para saber quanto terá disponível, quanto de recurso precisará captar e como proceder para gerar economia!

Planilha de controle Financeiro gratuita

Formalizando o negócio: processos legais e burocráticos

Como você já deve imaginar, os processos legais e burocráticos para a formalização de empresas no Brasil é bem lento e complexo. E mesmo com toda a tecnologia disponível no mercado, muitas partes do processo precisam ser realizadas pessoalmente.

Nesse contexto, a melhor opção é, sem dúvida, contar com o apoio de um contador ou de um escritório especializado para instruí-lo em relação às melhores opções para o seu tipo de empreendimento. Esses profissionais o auxiliarão a respeito de alvarás, registros, documentações e até mesmo aspectos societários!

Ebook manual de como abrir uma empresa

Economizando: profissionais qualificados e tecnologia na gestão

Todos os aspectos do negócio influenciarão diretamente em suas finanças, seja em forma de despesa ou de receita. Por isso, você também precisará se preocupar com os custos envolvendo a contratação de profissionais qualificados para executar algumas atividades. Lembre-se: os salários serão seus menores problemas! Benefícios e encargos encarecem bastante a contratação, impactando diretamente em sua verba.

Por isso, além de contar com um profissional para orientar sua empresa sobre as possibilidades de redução de custos, bem como a gestão financeira e contábil de seu negócio, é também indispensável que você preze também pela atualização por meio da tecnologia, que reduzirá o tempo disponibilizado para as tarefas rotineiras — como o controle e as projeções do fluxo de caixa —, uma maior assertividade nas decisões e uso do tempo ganho para atividades ligadas ao seu principal fim. Assim os resultados virão, pode ter certeza.

E você, já conhecia todas as questões que envolvem a abertura de uma empresa? Como anda o processo de abertura do seu negócio? Possui alguma dúvida sobre alguma das atividades necessárias para colocar seu empreendimento no mercado? Comente aqui e compartilhe seus questionamentos e suas experiências conosco!

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br