4 características de um líder de sucesso

Um verdadeiro líder sabe que suas ações são essenciais para que a estrutura da qual faz parte tenha sucesso e alcance os satisfatoriamente os objetivos estabelecidos. Para tanto, é preciso manter em mente algumas características que fazem toda a diferença na gerência das equipes de trabalho, pensando em estratégias de negócios que possam levar a empresa a um outro patamar. Mas que características são essas? Pois destacamos, no post de hoje, 4 atributos próprios de um líder de sucesso que todo gestor de negócios deve entender e procurar colocar em prática em sua rotina de trabalho. Ficou curioso? Então acompanhe:

Estímulo ao trabalho em equipe

Uma das principais características de líder de sucesso é a capacidade de promover a integração das equipes de trabalho de forma que todos sintam que fazem parte de algo maior, estando constantemente motivados a trabalhar em conjunto, em prol de um bem compartilhado. A verdade é que o sucesso de uma empresa — independentemente de seu tamanho — está diretamente ligado ao esforço de seus colaboradores, certo? Pois o líder deve servir tanto de elo como de inspiração para que esses profissionais busquem aprimorar seus conhecimentos, dando o melhor de si ao realizar seu trabalho do dia a dia.

Mas o problema é que estimular o trabalho em equipe não é tarefa das mais fáceis, exigindo desenvoltura, concentração, capacidade de delegar tarefas sem soar autoritário, além de um desprendimento com os padrões corporativos antigos, já que, no contexto de negócios atual, o bom líder deve colocar a mão na massa e se mostrar disponível para ajudar seus colegas quando necessário. Você por acaso está preparado para a missão?

Guia de Gestão de Equipes

Conversa franca e feedback

Um dos pontos essenciais de uma boa gestão é a avaliação do trabalho da equipe e o feedback sobre o desempenho dos profissionais, tanto individual como coletivamente. Esse retorno é extremamente produtivo para que os profissionais identifiquem quaisquer eventuais falhas, podendo, se for o caso, promover mudanças em sua forma de trabalho e em seu comportamento.

Para isso, é necessário que o líder não tenha medo de ser franco com os membros de sua equipe, muito menos de fazer apontamentos relevantes sobre o desenvolvimento dos trabalhos e a atuação dos profissionais. Tudo com muita educação e objetividade, claro! Da mesma forma, o reconhecimento do esforço e dos bons resultados alcançados por cada um faz com que os membros do time se sintam motivados a sempre buscar o melhor para si, para o time e para a empresa.

Visão global e senso de negócio

Além de estar sempre atualizado sobre os acontecimentos no mundo dos negócios e demais assuntos que impactem diretamente no dia a dia da empresa, o bom líder deve ter uma visão global sobre a empresa, o mercado em que está inserido e os próximos passos que devem ser dados rumo ao cumprimento dos objetivos traçados em seu plano de negócios.

Costuma-se dizer que o líder nato antecipa acontecimentos e possui visão além do alcance, pois é capaz de entender as necessidades futuras do negócio e tomar decisões que podem ser julgadas diferentes — ou até mesmo não convencionais — por aqueles que são seus subordinados. Portanto, uma dica preciosa é dar ouvidos a esse feeling e coordenar suas ações para que as coisas aconteçam do modo como foram planejadas.

Tino empreendedor e inovação

Essas duas características estão aliadas à competência do líder em conhecer a fundo seu negócio, o trabalho desenvolvido pelas equipes que estão sob sua coordenação e o impacto que essas tarefas têm no resultado corporativo. Isso porque é a partir desse conhecimento aprofundado sobre as atividades realizadas por cada setor da empresa que o líder passa a ser capaz de pensar em formas de inovar, investindo em ideias que façam com que o negócio contorne as dificuldades do dia a dia impostas pelo contexto econômico, pelo resfriamento do mercado ou até mesmo por alguma questão interna.

E você, acredita que possui essas características de líder? Que outros atributos de um líder de sucesso você considera essencial? Compartilhe suas impressões conosco nos comentários!

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br