4 coisas que os criativos fazem diferente

A ideia de que as pessoas nascem criativas está cada vez mais desmistificada: criatividade é questão de treinamento. Aqueles que se dedicam à atividades criativas garantem que é necessário ter a mente pronta e saber aproveitar as oportunidades quando aparecem. Como diria o cientista francês Louis Pasteur, só são favorecidos pela sorte aqueles que têm suas mentes treinadas.

Isso também vale para os empreendedores: manter-se criativo é um exercício diário, e que nos abre a mente para enxergar as oportunidades assim que elas aparecem. E é nisso que mora a inovação:

“Ideias criativas nascem de combinações nada usuais. A melhor solução não será algo em que todo mundo pensa”, diz Steven Smith, professor de psicologia da Universidade Texas A&M. E são essas poderosas combinações a junção de duas ideias que podem parecer desconectadas em um primeiro olhar, mas que estão relacionadas. É na forma de relacioná-las que mora a criatividade.

E empreendedores não devem pensar sozinhos: é importante manter um círculo de pessoas de confiança – e também criativas – que possam dar auxílio e trazer novas ideias para o debate. No que diz respeito à criatividade, é impossível trabalhar sozinho.

Para melhorar o espírito criativo e as chances de enxergar as novas possibilidades, trouxemos quatro exercícios cerebrais que vão ajudar você e sua equipe a encontrar esse ponto-chave, entre tantas outras ideias que surgem no brainstorm:

– Mude a rotina

A criatividade parte da diversidade de ideias, e a única forma de expandir os seus horizontes é estar próximo de diferentes perspectivas, experiências e vivências diárias! E leve isso para além do escritório: mude alguns hábitos antigos, conheça novos lugares, experimente sabores novos, entre em contato com a natureza, assista a filmes e séries novos, leia conteúdos variados, viaje. Tudo isso aumenta as suas referências e podem mostrar a você novas oportunidades. “É mais provável achar uma solução inusitada quando se tem mais opções na palma da mão”.

– Interaja com mais pessoas

Mais do que compartilhar suas ideias com pessoas da mesma área, é importante ter opiniões externas sobre as ideias discutidas: “Alguém com menos expertise pode farejar suposições invisíveis imediatamente”, afirma Smith. Trazer novos pontos de vista para a discussão fortalece boas ideias e mostra as falhas de outras. A sugestão do professor é que você reúna pessoas inteligentes e com pouco conhecimento específico sobre o seu negócio para discutir o que está sendo desenvolvido. É uma prática simples e que pode mostrar um novo prisma da situação.

– Abra sua mente

Para que ideias diferentes surjam e novos pensamentos fluam, é preciso treinar sua mente para ser mais aberta, e dedicar um tempo do seu dia a isso… Pensar coisas impossíveis, deixar o pensamento vagar e ter ideias absurdas, gigantescas, divertidas. Isso proporciona mais bem-estar e relaxamento, melhorando o humor e ajuda a “afrouxar as restrições mentais”, segundo o especialista. É preciso ter em mente que, para uma boa ideia surgir, outras tantas ruins podem estar em mente. Mas, se uma delas funcionar, você já otimizou seu tempo.

– Olhe ao redor

Prestar atenção ao ambiente em que está, nas coisas interessantes ao redor é uma das práticas das pessoas criativas. Absorver essas informações pode não parecer útil na hora, mas pode servir para uma ideia futura. “Quem se encasula em sua cabeça não percebe ideias criativas que passam sob seu nariz”, diz Smith. Uma solução para manter essas ideias sempre em mãos é ter um caderninho ou aplicativo para colocar todos os seus pensamentos, visões, imagens e artigos que forem relevantes para você. Fazer esse arquivo pode ser muito útil – inclusive quando você menos esperar.

Fonte:
http://revistapegn.globo.com/Dia-a-dia/noticia/2015/06/4-dicas-para-treinar-mente-e-ter-um-pensamento-criativo.html?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=post

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br