4 ferramentas que todo empresário deve usar

Administrar é, basicamente, não deixar os problemas se acumularem. E só o empresário ativo vive, no dia a dia, todas as dificuldades e os desafios de tocar um negócio, não é mesmo? Mas você e sua equipe não estão sozinhos contra todos esses obstáculos: com alguns dos aplicativos que listamos neste artigo, seu dia vai ser muito produtivo e tranquilo! Ficou curioso para saber como realizar essa mágica? Então confira agora mesmo 4 ferramentas que todo empresário deve usar:

Um sistema de CRM

É fato que já virou moda falar em CRM, mas nem todo mundo sabe exatamente sobre o que se trata. CRM é a sigla para Customer Relationship Management — ou gerenciamento de relacionamento com o cliente —, que consiste em ferramentas de auxílio à organização e à otimização do contato com seu público.

Com esse aparato o vendedor consegue saber em qual parte do funil de vendas cada cliente se encontra: se está falando com a empresa pela primeira vez, se já mostrou interesse em determinado produto, se já chegou a fechar negócio e até se reclamou de alguma coisa. O histórico dos consumidores é facilmente compartilhado com os demais vendedores e gestores.

Isso tudo sem contar que um bom CRM também produz relatórios automáticos para os administradores manterem total controle sobre as atividades relacionadas ao atendimento ao cliente, baseando-se em dados e estatísticas para uma melhor e mais eficaz tomada de decisões.

Guia de Otimização de Processos

Uma nuvem

Se você usa serviços como o Gmail ou o Facebook, por exemplo, provavelmente já sabe como essa inovação funciona. A nuvem é um servidor externo onde você salva seus arquivos para depois poder acessá-los de qualquer lugar e a qualquer momento, oferecendo várias vantagens a seus usuários.

Primeiramente, acaba-se com aquele problema do acesso limitado aos dados, que poderiam não estar disponíveis por se encontrarem em uma determinada máquina com problema ou momentaneamente indisponível pela falta de senha para um login específico, por exemplo. Os arquivos se mantêm sempre disponíveis, para todos os dispositivos e o tempo todo.

Além disso, quando todos compartilham a mesma nuvem, as versões dos arquivos estão sempre atualizadas, eliminando aquela troca de dezenas e-mails com anexos cada vez maiores e mais pesados.

Se você já tem uma conta no Gmail, já tem também sua nuvem — Google Drive! Assim, pode decidir quais arquivos compartilhar. Mas vale lembrar que existem muitas outras opções no mercado, como o Dropbox, o Amazon Web Services e a HP Public Cloud, por exemplo. Vale a pena analisar e ver qual mais se adéqua às suas demandas.

Uma suíte de trabalho

Para o trabalho do dia a dia, poucas ferramentas conseguem competir com o Google Docs — gratuito — ou o Google Apps for Work — pago. Essas opções integram aplicativos para produzir textos, planilhas e slides, têm chat para as comunicações internas, contam com o Hangouts para webconferências e com o fundamental Google Agenda, que, além de gerar lembretes de compromissos, permite localizar automaticamente um horário vago na agenda de até 20 pessoas, muito rápida e praticamente. Cheque todos os recursos oferecidos por esses pacotes e coloque-os já para trabalharem a seu favor!

Um sistema de gestão empresarial

sistemas bem completos, que oferecem ferramentas para o controle do estoque, o controle financeiro, o acompanhamento do fluxo de caixa, a emissão de nota fiscal eletrônica (NF-e), de ordens de serviço e de relatórios e etiquetas. Seu uso ainda pode dispensar outros dois tipos de ferramentas, quando contam com um disco virtual e um sistema de gestão de tarefas. Afinal, para que ter um sistema para a área comercial e outro para a gestão quando se pode ter os dois ao mesmo tempo?

E então, quais aplicativos ajudam sua empresa a organizar processos e otimizar tempo? Já conhecia os recursos que relacionamos? Comente aqui e divida conosco suas impressões e sugestões! Participe e enriqueça nosso post!

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br