4 hábitos de um empreendedor de sucesso

Pare por um momento e reflita sobre tudo o que você tem feito na sua empresa. Será que está propondo desafios e soluções, buscando alternativas e colocando em execução todos os seus planos? Saiba, pois, que essa ponderação é o primeiro passo para se tornar um empreendedor de sucesso.

Não existe uma fórmula mágica quando o assunto é o empreendedorismo. Na maioria dos casos, são as ações que realmente fazem a diferença. Claro que, se somarmos a iniciativa e o espirito de liderança ao conhecimento técnico, teremos como resultado uma chance enorme de obtenção de sucesso. No entanto, é preciso fazer uma reflexão mais profunda e adotar uma mudança de postura diante dos desafios apresentados no dia a dia.

Agora, dê um tempo nas considerações e confira 4 hábitos dos empreendedores de sucesso:

Ter uma vida saudável

A maioria dos grandes empresários pratica exercícios e busca ter uma alimentação saudável. O motivo? Conseguir energia, disposição e bom humor para lidar com uma rotina estressante, cheia de desafios, obstáculos e contratempos. Uma simples corrida de 20 minutos, todas as manhãs, já ajuda a liberar endorfina para que se tenha disposição para o resto do dia. Isso sem mencionar seu efeito relaxante. É preciso manter corpo e mente em seus devidos lugares para tomar as melhores decisões.

Concluir o que foi proposto

Você estabeleceu um objetivo, mas está mesmo se esforçando para alcançá-lo? É fundamental organizar bem e, principalmente, executar adequadamente suas tarefas diárias para se ter sucesso no mundo empresarial. Deixe a preguiça de lado dê seu máximo para que cada proposta da sua jornada seja concluída com sucesso. A tarefa pode parecer cansativa, a princípio, mas, ao vencer as primeiras resistências, você naturalmente irá se habituar a cumprir prazos e metas.

Guia de Gestão Estratégia

Conhecer pessoas

Trocar experiências com outras pessoas certamente poderá trazer inúmeros e valiosos insights a serem aplicados no dia a dia da sua empresa. Então, para começar, visite amigos, frequente cursos de especialização e participe de eventos. O empreendedor de sucesso tem bons ouvidos e está sempre interessado no mundo que o cerca. Além disso, não podemos ignorar o fato de que novos clientes, fornecedores ou parceiros podem estar em qualquer lugar. Por isso, tenha uma vida social saudável e absorva todas as oportunidades que o mundo lhe oferecer.

Guia de Gestão de Equipes

Ser um líder, não uma autoridade

Existe uma diferença muito grande entre o conceito de autoridade e o de liderança. Enquanto o primeiro se refere a uma posição formalizada — ou seja, uma competência —, o segundo se volta para a questão da humanização — ou seja, a capacidade de mobilizar as pessoas. Assim, o líder é aquele reconhecido pelo grupo para ocupar tal posição. Os empreendedores de sucesso procuram se engajar e se envolver com as pessoas e, principalmente, com seus colaboradores. Além de se aprender muito durante o processo, esse tipo de atitude certamente fará com que sua equipe tenha mais prestígio e respeito por você.

Conheça o eGestor, um software online para gestão de micro e pequenas empresas.

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br