5 dicas para delegar tarefas à colaboradores

Delegar tarefas adequadamente é fundamental para qualquer gestão de sucesso. Por meio dessa atividade, você melhora a gestão do seu tempo e pode se dedicar principalmente a processos gerenciais, envolvendo tomadas de decisão. Além disso, quando a equipe ganha mais obrigações, ela cresce em conhecimento e normalmente se torna mais engajada no seu trabalho. Por esse motivo, todo gestor precisa saber delegar tarefas. Para lhe ajudar nesse processo, confira 5 dicas essenciais!

Saiba delegar à pessoa certa

Ter profundo conhecimento da sua equipe é o primeiro passo para delegar tarefas com sucesso. Conheça cada funcionário, os seus pontos fortes e fracos, as suas experiências e até as suas preferências de trabalho. Assim, você saberá para quem delegar quais tipos de tarefa a fim de obter o melhor resultado. Distribua as atividades levando em conta a qualificação das pessoas, a sua motivação para determinado tipo de tarefa e a carga de trabalho que ela já possui.

Explique a tarefa de maneira clara e confirme se tudo foi entendido

Você precisa conhecer bem o trabalho a ser realizado para explicá-lo com o máximo de clareza ao colaborador. É importante que o funcionário saiba não só como proceder, mas o porquê de ele estar fazendo tal tarefa, bem como o seu objetivo. Você pode indicar como gostaria que a tarefa fosse feita, mas foque nos resultados e em suas expectativas, esclarecendo todas as dúvidas do funcionário. Depois, peça que ele lhe explique o que deve ser feito, para ter certeza de que tudo foi entendido corretamente. Para evitar mal-entendidos, uma boa prática é enviar e-mails formalizando a tarefa e os prazos.

Forneça os recursos necessários e coloque-se à disposição

Veja o que os colaboradores precisarão para desempenharem bem as tarefas delegadas e forneça todos os recursos necessários, seja equipamentos, recursos humanos ou financeiros. Também coloque-se à disposição para que, se surgir uma necessidade durante o desenvolvimento do trabalho, você possa ser comunicado o quanto antes para que a tarefa não seja prejudicada e você não corra o risco de perder os prazos. Lembre-se que a responsabilidade da tarefa ser bem executada, e no tempo certo, ainda é sua.

Acompanhe o andamento, mas dê liberdade à equipe

Você precisa acompanhar o andamento da tarefa para não ser surpreendido ao final com algo que não foi realizado da maneira certa. Por outro lado, se você ficar constantemente perguntando ao colaborador como está indo e checando o seu trabalho, ele não se sentirá à vontade para desenvolver a tarefa e até pensar em formas de fazê-la melhor. Portanto, não sufoque os colaboradores da sua empresa, mas combine de antemão a forma como o progresso do trabalho será verificado. Uma boa ideia é marcar reuniões em que o trabalho será analisado e ações serão tomadas conforme se fizer necessário. Você precisa cobrar o andamento de cada tarefa, mas criando um clima tranquilo na empresa para que as pessoas possam ter iniciativa e desenvolver todo o seu potencial na execução das atividades delegadas.

Dê feedback sempre

Ao final de cada tarefa que você delegou e foi executada, é possível identificar quais as práticas tiveram sucesso, o que precisa ser melhorado e também o que precisa ser corrigido no processo. Reconhecer esses aspectos e mostrá-los à equipe é essencial para que as pessoas evoluam e o trabalho possa ser aprimorado. Embora você precise despender tempo nessa etapa, pense que você está investindo em uma equipe mais qualificada, que consequentemente fará você economizar mais tempo no futuro.

Como você delega tarefas na sua empresa? Siga essas dicas e veja como esse processo pode ser simples e extremamente benéfico para a sua gestão!

eGestor – O sistema de Gestão Fácil e Online

Guia de Gestão de Equipes

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br