erros de gestao

O planejamento financeiro é um processo que irá combinar diferentes tipos de ferramentas e medidas para que os recursos financeiros de uma determinada empresa sejam utilizados de uma maneira inteligente e racional.

No entanto, nem sempre é fácil fazer com quem todo o processo flua da melhor maneira possível. Assim, neste post você irá conhecer 5 erros de gestão que o planejamento financeiro pode evitar e que podem comprometer a saúde financeira da sua empresa.

1 – Confundir os gastos pessoais com os empresariais

Um bom planejamento financeiro pode acabar de vez com um erro que é muito comum em diversas empresas: utilizar o dinheiro da pessoa jurídica para pagar as despesas de pessoa física e vice-versa.

Esse erro, além de ferir um dos princípios da contabilidade, que versa justamente sobre a necessidade de separação entre as contas de pessoa física e jurídica, poderá prejudicar as finanças da empresa.

Para evitar que isso aconteça, é preciso criar contas-correntes e até mesmo cartões de crédito para a empresa, que deverão ser de uso exclusivo dela para o pagamento de seus gastos. Vale também evitar trazer boletos e outras contas de casa, pois muitas vezes mesmo sem querer eles acabam se misturando com os da empresa.

2 – Não elaborar o orçamento da sua empresa

Um planejamento financeiro sem orçamento é praticamente inviável e não poderá ser utilizado como um diferencial estratégico.

Assim, é preciso implementar e utilizar o orçamento na empresa, utilizando softwares integrados de gestão, dados históricos e previsões de vendas e consumo de recursos humanos, financeiros e materiais para o futuro.

3 – Esquecer pequenos gastos

No planejamento financeiro, é preciso ser detalhista e isso exigirá que todas as despesas, independentemente do seu valor, sejam registradas, já que no final do mês estes valores poderão ser expressivos.

Esses pequenos gastos, de forma individual, poderão mascarar até mesmo problemas financeiros na sua empresa, já que o não reconhecimento deles poderá gerar diferenças significativas nos seus recursos financeiros.

Planilha de controle Financeiro gratuita

4 – Não ter o controle das finanças

O controle e a gestão financeira são essenciais para uma empresa e deverão contar com ferramentas, como o fluxo de caixa.

O fluxo de caixa, além de organizar as entradas e saídas de recursos, permite a categorização e entendimento dos gastos, o que permitirá diminuições e cortes, se necessários.

5 – Não utilizar ferramentas adequadas

Ignorar que sua empresa precisa de um software integrado de gestão pode lhe custar tempo e dinheiro, já que as atividades desenvolvidas, de forma isolada, são mais demoradas e poderão até mesmo exigir retrabalhos — consumindo mais tempo de trabalho dos seus funcionários.

Assim, pense em soluções diferenciadas, inteligentes e que, além de ajudar no controle de suas finanças, possam gerar relatórios por tipos de produtos, gastos, clientes e outras necessidades adequadas de acordo com o seu tipo de empresa.

Neste post, você viu que para que sua empresa tenha sucesso é preciso estar atento a alguns erros de gestão, que vão desde a confusão entre as contas pessoais e de seu negócio, passando pelo descontrole financeiro e a falta de um bom sistema de gestão. Gostou? Deixe seu comentário.

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Escrito por eGestor

O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas.
Teste gratuitamente em http://www.egestor.com.br