5 motivos para abandonar a planilha financeira

O volume de trabalho do setor financeiro de toda e qualquer empresa, com seus diversos dados e lançamentos a serem feitos diariamente, exige a contratação de profissionais com um alto poder de concentração e a implementação de ferramentas que auxiliem a manter todas essas transações devidamente em dia e sempre o mais precisas possível.

Quando o negócio é iniciante, ainda é possível fazer uso da planilha financeira para manter os controles organizados. Contudo, quando a empresa começa a crescer e a movimentação financeira se torna mais recorrente, passa a ser preciso dispor de ferramentas mais avançadas, como um software de automação, que contribui consideravelmente para a melhoria do controle financeiro da organização.

Se você insiste em controlar seu financeiro com planilhas manuais, fique atento a este post, porque vamos convencê-lo, mostrando por A mais B, que abandonar esse método e automatizar esse processo é um enorme avanço para a produtividade da organização. Então acompanhe nosso raciocínio:

Segurança da informação

A movimentação financeira de uma empresa é sigilosa, não podendo estar aberta a qualquer pessoa, certo? Pois enquanto uma planilha financeira, por mais que você a tenha sob senha de acesso, pode ser facilmente deletada ou, ainda, acessada por um hacker, com um software de automação, você passa a contar com sistemas de segurança muito mais avançados, como a criptografia de dados e o acesso somente mediante login e senha, garantindo, assim, a total confidencialidade de suas informações.

Guia de Otimização de Processos

Atualização imediata

Assim que você lança novos dados em um software de automação, todo o seu controle é alimentado automaticamente, sem a necessidade de retrabalho. Dessa forma, os dados são mais confiáveis e você pode acessar rapidamente qualquer área do seu controle, como contas a pagar ou a receber, por exemplo, sempre tendo em mãos todos os dados consolidados. Na planilha financeira, esse processo é extremamente mais lento e você tem que conhecer muito bem o uso de macros para conseguir ter um controle mais efetivo.

Acesso facilitado

A maioria dos softwares de automação são baseados na nuvem, ou seja, estão disponíveis na internet e não precisam ser baixados ou instalados em qualquer computador. Isso significa que, tendo-se acesso à rede, você pode consultar seu controle financeiro de onde quer que esteja e a qualquer hora do dia ou da noite, sem maiores dificuldades.

Gráficos, relatórios e tabelas

Enquanto na planilha financeira você perde um tempo precioso para gerar manualmente gráficos e relatórios, em um software de automação você conta com esses recursos imediatamente após os lançamentos dos dados, tendo total controle sobre sua movimentação financeira. É possível visualizar os relatórios e gráficos na tela do computador ou, ainda, exportar os dados para tabelas dinâmicas e bem estruturadas, que permitem uma tomada de decisão mais rápida e precisa.

Aumento da produtividade

Com a economia de tempo que se tem ao utilizar o software de automação em vez da planilha financeira, você melhora tanto sua própria produtividade como a da sua equipe, podendo passar a focar no planejamento estratégico do seu negócio e liberar seus colaboradores para atividades que requerem mais de suas capacidades.

Agora que você já está pronto para largar mão de sua ultrapassada planilha financeira, o que acha de fazer uma experiência com um software de automação para organizar de uma vez por todas seu controle financeiro? Acesse o site do eGestor e faça um teste gratuito.

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br