fbpx

6 dicas de marketing digital para pequenas empresas

A mentalidade dos consumidores mudou, e com isso a forma de vender também teve de se atualizar. Foi assim que o marketing digital para pequenas empresas surgiu, atraindo cada vez mais as marcas que almejam crescer no mercado digital.

Principalmente para as pequenas empresas, o marketing digital é uma ótima solução, trazendo benefícios como, por exemplo, o poder de mensuração dos resultados, o engajamento com os clientes, a concorrência com grandes organizações, a autoridade da marca etc.

Você não quer que a sua empresa fique de fora desse crescimento, não é? Fique tranquilo! Criamos este conteúdo para apresentar algumas dicas e estratégias de marketing digital para o seu negócio ter mais sucesso na web. Confira!

Estratégias de marketing digital para pequenas empresas

Quando falamos em marketing digital, precisamos entender que existem diferentes estratégias. Logicamente, cada uma tem a sua técnica, porém todas elas possuem um único propósito: aumentar os resultados da marca no ambiente digital. Então, veja quais são as quatro principais!

1. Blog

Sabe o marketing de conteúdo? Aquela técnica que você produz materiais ricos para publicar na internet e posicionar sua marca estrategicamente no Google, por exemplo? Pois então, o blog é a ferramenta ideal para colocar no ar uma estratégia como essa.

Por meio dele, você pode publicar conteúdos relevantes com certa recorrência, para atrair as pessoas que se interessam pelos assuntos que envolvem a sua marca.

Vamos supor que a sua empresa trabalha com entrega a domicílio de frutas, verduras e legumes na internet, ok? Nos conteúdos do blog, você poderá abordar assuntos para fisgar seu público-alvo, como, por exemplo, os benefícios das frutas para a saúde, as vantagens em comprar frutas, verduras e legumes sem sair de casa, entre outros temas.

Ebook Crescimento Empresarial

2. Redes sociais

Se você quer construir uma boa presença online para o seu negócio, não se esqueça das redes sociais. Por meio do Facebook, por exemplo, é possível criar um engajamento dos consumidores com a marca; basta responder todas as perguntas, receber positivamente os feedbacks e ajudar os clientes que estão com problemas.

É preciso entender que as redes sociais corporativas são diferentes das pessoais e, por conta disso, é necessário tomar um cuidado maior com todas as publicações. Isso porque a imagem da sua marca está ali, e qualquer descuido pode prejudicá-la.

Então, se organize, estabeleça objetivos, crie um plano de conteúdos para o mês, atualize as redes constantemente, escute os feedbacks e procure solucioná-los sempre. Assim, com certeza as redes sociais trarão os resultados esperados para a sua organização.

3. E-mail marketing

Sua empresa precisa manter contato com os clientes, você concorda? Por conta disso, o e-mail marketing é uma estratégia muito utilizada por empreendedores que investem em marketing digital para pequenas empresas.

Por meio dessa ferramenta, é possível oferecer promoções, enviar as atualizações do blog e criar campanhas para engajar ainda mais os leads com a sua marca. Gostou da estratégia? Então, ao aplicá-la no seu negócio, você deve tomar os seguintes cuidados:

  • dê bastante atenção ao campo “Assunto”, pois ele é um dos mais importantes;
  • crie e-mails curtos e concisos;
  • tenha a permissão de todos os leads da sua base de contatos e em hipótese alguma compre uma lista de e-mails.

4. Anúncios online

Os Ads, também conhecidos como “links patrocinados”, são anúncios online que você pode fazer em diferentes plataformas para chegar até as pessoas que se interessam pelos produtos que a sua empresa disponibiliza na internet.

Muito interessante, não é mesmo? Porém, é preciso ter bastante cuidado, pois esses anúncios online são totalmente diferentes dos que eram feitos em emissoras de TV, rádios e jornais — meios offline.

Nos anúncios feitos anteriormente nesses canais, você oferecia apenas os produtos. Agora, nas mensagens online, sua empresa pode oferecer conteúdos relevantes, produtos, pesquisas e todas as informações que sejam relevantes para os potenciais clientes.

Os canais mais utilizados para criar anúncios online são: Google Adwords, Facebook Ads, LinkedIn Ads e Twitter Ads. Sabendo disso, agora basta você definir qual canal o seu público-alvo mais acessa para iniciar a criação de mensagens para conquistar novos clientes.

Dicas práticas

Agora que já listamos as quatro principais estratégias do marketing digital para pequenas empresas, vamos apresentar duas dicas que são indispensáveis para o sucesso do seu negócio no ambiente digital. Vamos lá?

1. Venda benefícios, não apenas produtos

Vender produtos, qualquer estabelecimento vende. Porém, além de mercadorias, vender os benefícios que elas trazem para a vida das pessoas, isso pouquíssimas fazem.

Então, se o seu objetivo é sempre estar à frente da concorrência, comece a fazer isso hoje mesmo — você não vai se arrepender. A Apple é um ótimo exemplo para citarmos, pois essa empresa, conhecida mundialmente, não vende apenas seus iPhones, MacBooks e iPads; ela vende sonhos e os benefícios que esses produtos trazem à vida das pessoas.

Então, veja e reveja os itens que a sua marca oferece no mercado, defina quais os benefícios que eles trazem para a vida das pessoas e faça o marketing digital focado nisso. Com certeza, seus resultados passarão a ser maiores, e o engajamento dos clientes com a sua marca também.

2. Consolide sua marca no mercado

Não estamos falando em consolidação da marca mundialmente, como é o caso da Apple, que citamos na dica anterior. O que queremos dizer é que você precisa estar consolidado no mercado potencial que está atuando.

Por exemplo: se o seu empreendimento vende pastas de dente, que ele seja conhecido por todas as pessoas da sua região. Se você entrega em todo Brasil, que ele seja conhecido pelo menos por 30% da população.

Para isso, sua marca precisa estar ligada a outras páginas que abordam assuntos que possuem uma relação com os seus produtos. Nesse caso, o ideal seria fazer parcerias com blogs e sites de clínicas dentárias e dentistas, para conseguir alcançar os potenciais clientes do seu negócio.

E aí, gostou do nosso conteúdo sobre marketing digital para pequenas empresas? Então, o que acha de continuar se aprofundando no tema? Confira agora outro post que selecionamos para você e entenda tudo sobre marketing para micro e pequenas empresas!

Início 9 Marketing 9 6 dicas de marketing digital para pequenas empresas
Escrito em: 14/02/17
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

1 Comentário

  1. Miller Baier

    Excelente conteúdo!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...