Manter uma equipe de trabalho concentrada e produtiva é um dos principais desafios de qualquer empreendedor atualmente, não é mesmo? É necessário superar metas, dedicar mais horas ao trabalho e se destacar em meio à competitividade com outras empresas. Mas qual a melhor forma de otimizar seu tempo e aumentar a produtividade do time? Pois foi exatamente pensando nisso que resolvemos separar aqui algumas dicas para que você promova essa revolução produtiva. Então confira:

Organize diariamente uma lista de metas a cumprir

Essa é uma dica super simples, mas que ajuda muito a organizar o dia de sua equipe. Seja em um quadro de avisos ou por meio da circulação de e-mails, mantenha uma lista de compromissos para cada jornada. Esse planejamento diário de tarefas e atividades ajuda sua equipe a sistematizar e priorizar atividades, bem como a aumentar a produtividade no cotidiano da firma. Para isso, seja objetivo: compromissos, reuniões e tarefas devem ser anotadas e acompanhadas de forma objetiva, para fazer um efetivo checklist das pendências.

Guia de Gestão de Equipes

Aumente a eficiência de procedimentos internos

Procure utilizar formas mais eficientes de comunicação interna e de integração de sistemas. A maioria dos problemas relacionados à produtividade de uma empresa se deve à enorme burocracia administrativa de seus próprios processos. Por isso, procure utilizar sistemas integrados de gestão — financeira, de recursos humanos, comunicação e produtividade. Além disso, otimize o espaço de trabalho da empresa por meio de designs mais integrados, reduzindo a separação em salas e setores, priorizando mesas coletivas e espaços de trabalho conjunto. Só isso já aumenta a produtividade da equipe por evitar distrações e atividades não relacionadas à atividade profissional.

Restrinja o uso de redes sociais durante o trabalho

As redes sociais são, atualmente, as principais inimigas da produtividade nas empresas. A não ser que a companhia trabalhe especificamente nessas — ou com essas — plataformas, que tal restringir seu uso durante o expediente? Se deixar, Facebook, Twitter, Instagram e Whatsapp ocupam grande parte do nosso dia, reduzindo a concentração em atividades profissionais e fazendo com que se perca horas preciosas de trabalho.

Respeite os horários e garanta tempo para o lazer

Lazer nas horas de folga é fundamental para melhorar a produtividade, a qualidade do trabalho e a concentração da equipe durante o expediente. Se seu time estiver descansado e pronto para as atividades da semana, haverá maior rendimento e qualidade efetiva na realização das atividades. Vale lembrar que é preciso evitar delegar tarefas para que seus funcionários façam em casa, bem como interrupções em horários de folga.

Dê feedback imediato a seus colaboradores

Quanto mais detalhado e imediato for o feedback dado aos colaboradores de sua equipe, melhor será a qualidade de seu trabalho. Avaliações de performance são uma ótima maneira de colocar isso em prática, normalmente sendo feitas com uma frequência anual, sem efetiva relação com as atividades realizadas no cotidiano da empresa. Aumente a periodicidade dessas avaliações — sejam elas feitas ao final de cada projeto ou de cada atividade desempenhada.

Diminua as interrupções no ambiente de trabalho

Quanto menos interrupções no horário de trabalho, melhor. Separe na empresa os espaços de trabalho dos espaços de socialização, a fim de garantir uma maior concentração aos funcionários, aumentando a produtividade no momento de realização das atividades profissionais. Dessa maneira, seus empregados podem focam sua atenção no que é realmente importante naquele momento, deixando conversas de bebedouro e fofocas da empresa para depois.

Vídeo do Sebrae sobre Produtividade


E então, pronto para colocar nossas dicas em prática e melhorar de uma vez por todas a produtividade da sua equipe? Ficou ainda alguma dúvida ou tem sugestões a dar? Comente aqui e divida suas impressões e seus questionamentos conosco! Participe!

Conheça o eGestor, um software online para gestão de micro e pequenas empresas.

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br