fbpx

Conquistar clientes: Confira 12 dicas

Depois de abrir uma empresa, fazer um plano de negócios elaborado e levantar recursos, ainda há muito o que fazer. É preciso mão de obra, infraestrutura, saber como fazer a gestão da empresa, e talvez um dos mais importantes: conquistar clientes.

Mas, com o mercado cada vez mais acirrado, é preciso pôr em prática alguns gatilhos que farão com que os clientes cheguem até você. Confira aqui X dicas para conquistar clientes tanto no negócio online quanto no físico.

Ebook Crescimento Empresarial

Como conquistar clientes

1. Conheça seus clientes

Essa é a regra mais importante do marketing. A maneira para uma empresa se consolidar no mercado, conquistar clientes fiéis e seguir crescendo é conhecer os clientes. E por conhecer, queremos dizer saber os hábitos de compra.

Uma maneira de fazer isso é com a persona. Ela é um exemplo de comprador ideal do seu produto ou serviço. Dessa forma, entendendo quem é a sua persona, é muito mais fácil vender.

E claro, você ainda pode vender sem conhecer seu público, mas isso não garante que esse cliente voltará, e ele irá demorar muito mais pra comprar do que os que se encaixam com sua persona ou público-alvo.

2. Proporcione bom atendimento

Todos somos clientes em algum momento e nada mais importante que ser bem atendido, certo?! É até normal ouvir pessoas dizerem que não voltam em um lugar que foram mal atendidas. Isso mostra o quanto o bom atendimento faz a diferença.

Atender o cliente com bom humor, dar bom dia, responder as perguntas com atenção e escutar o cliente são o mínimo para conquistar clientes. É isso que realmente fideliza o cliente.

É provado que o cliente que é bem atendido volta a comprar, mesmo que seja um pouco mais caro que em outros lugares.

Ainda, é essencial que os colaboradores da empresa atendam bem os clientes, não só antes da venda, mas também no período de pós-venda. O tratamento dado à clientela deve sempre ser fundamentado na educação, solicitude e eficiência para solucionar eventuais contratempos, e é exatamente isso que deve ser treinado e exigido de sua equipe.

A comunicação entre as pessoas é o ânimo de qualquer negócio, porque é por meio dela que os clientes adquirem mais confiança na empresa, passando a ter a certeza de que seus produtos atenderão adequadamente às suas demandas.

3. Tenha diferenciais

Existem muitas formas de se diferenciar dos concorrentes. Claro que um bom atendimento é importante e não deve ser um diferencial, mas sim o básico.

Contudo, para conquistar clientes, seu negócio deve ter algo que os concorrentes não tem. Pode ser o produto, o local diferenciado e até o preço mais baixo.

4. Conheça o produto

A principal parte da venda é estar pronto. E, para estar pronto, é preciso saber o que se está vendendo. De nada adianta o atendimento ser maravilhoso se o vendedor não souber o que está vendendo.

O cliente precisa e quer ter confiança no vendedor, isso fará com que a venda aconteça de forma mais simples e rápida. Mas, para isso acontecer, quem está oferecendo precisa estar seguro.

Também, é importante ter um produto de qualidade. Isso não acontece quando o preço mais baixo é o mais importante. Produtos de qualidade custam mais caro, e essa é a realidade.

5. Análise pontos fortes e fracos

Uma ferramenta ideal para analisar os pontos fracos e fortes da empresa é a planilha de análise SWOT. Ela é utilizada para poder analisar melhor as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades do negócio.

6. Cuide da boa imagem da empresa

As estratégias de marketing voltadas para os produtos são realmente muito importantes. Mas a empresa deve também focar em sua própria imagem no mercado. Cultivar uma boa reputação ajuda a fidelizar clientes e proporciona mais segurança quando novos possíveis compradores chegam até você, facilitando, assim, a concretização de novos negócios.

Conquistar clientes

Conquistar clientes no negócio online

7. Tenha um site

É imprescindível que hoje uma empresa tenha um site. Mesmo que ela não comercialize o produto ou serviço online, é a principal maneira de conhecer o negócio e entender como ele funciona.

Mas, ele também serve para atrair clientes e convencer possíveis clientes. Ele será o principal canal da empresa, principalmente quando chegar a hora e ela partir do físico para o digital.

Contudo, não basta apenas ser um site. Ele deve ser visualmente agradável, a experiência do usuário deve ser priorizada e ele deve ter uma estratégia de SEO definida.

8. Esteja nas redes sociais

Em quais redes sociais meu negócio deve estar? Em todas que fizer sentido.

Essa resposta pode não ser o que você esperava, mas para conquistar clientes nas redes sociais, você precisa estar onde seus clientes estão. Ainda, é importante entender que cada rede social possui um tipo de conteúdo que é melhor visto, e que tipo de clientes você quer atrair.

Também, lembre-se sempre de responder e interagir com seus seguidores e com as perguntas feitas. Afinal, as redes sociais também são uma forma de comunicação.

9. Faça anúncios

Você com certeza já passou por posts do Instagram e Facebook patrocinados e até mesmo utilizando o Google, viu resultados com “Anúncio” antes. Eles são feitos a partir de ferramentas como o Google Ads e Facebook Ads, para alcançar mais pessoas.

Esses anúncios podem ser tanto de conteúdos, feitos para atingir mais pessoas para suas páginas ou de conversão, visando conquistar clientes. Mas, para definir como fazer o anúncio é necessário entender sobre a persona e em que fase de compra ela está.

10. Trace um plano de e-mail marketing

Outra ferramenta importante na internet é o disparo de e-mails certeiros para os clientes com quem sua marca já mantém um relacionamento, afinal, as vendas se baseiam não apenas na atração de novos clientes, mas também no retorno constante daqueles já fidelizados. Crie uma estratégia de e-mail marketing em que as mensagens sejam personalizadas e em que você consiga monitorar tanto as taxas de abertura como as de envio de mensagens.

Conquistar clientes

Conquistar clientes no negócio físico

11. Faça contatos com frequência

Para vender mais, deve-se, primeiramente, conhecer seu público. E para se conhecer os clientes, é importante entender suas demandas, rotinas e preferências, o que se torna muito mais fácil quando se alimenta um relacionamento com eles. Um dos pontos altos nesse contexto seria o investimento em um sistema Customer Relationship Manager (CRM), em que o gestor consegue cadastrar os dados de seus contatos, gerenciando melhor a relação. Inúmeras ações de comunicação poderão ser realizadas, conforme o perfil e o histórico de compras do cliente, de maneira que seja viável criar estratégias diferentes de pós-venda — para datas comemorativas e promoções, por exemplo.

12. Crie promoções atraentes

Quaisquer eventuais compradores viram consumidores fiéis quando descobrem as maravilhas das promoções de um estabelecimento. Anúncios bem feitos, abatimentos de preço e descontos especiais, quando atingem o público-alvo, inevitavelmente aceleram as vendas. O importante é não oferecer à clientela mais do que seja possível no momento, tentando superar a concorrência a qualquer custo, de maneira que a estratégia acabe se virando contra você. Pense com mais precaução entre brindes, cupons de desconto ou sorteios, por exemplo, o que funciona melhor para seu nicho de mercado. Aí, sim, coloque a tática em prática!

Considerações finais

Qualquer empreendedor precisa constantemente procurar por formas eficazes de atrair mais clientes para o seu negócio. Não fique para trás! Comente aqui e nos conte: quais estratégias você vem usando para atrair mais compradores para seus produtos? Como têm sido os resultados? Compartilhe suas experiências conosco!

Início 9 Empreendedorismo 9 Conquistar clientes: Confira 12 dicas
Escrito em: 08/02/22
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? O faturamento é importante para a empresa porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...