6 dicas para encantar seus clientes

Escrito em: 13/03/15
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O sucesso de um negócio se mede pelo nível de satisfação da clientela, não é verdade? Esse é um fato incontestável que, a cada dia, deve ser reforçado nas empresas que têm como parte de sua rotina o trato direto com os responsáveis por seu crescimento e sua consolidação.

Manter uma boa comunicação é apenas um dos muitos fatores motivadores de um relacionamento mais próximo e amigável entre empresa e consumidor. Mas será que você sabe que algumas pequenas atitudes fazem toda a diferença na hora de encantar os clientes? Acompanhe nossas dicas e impulsione de uma vez por todas seu negócio:

Dê a atenção necessária

Uma das primeiras dicas para encantar os clientes é demonstrar atenção a suas demandas e preocupações. Lembre-se de que toda comunicação feita pelo cliente tem como objetivo solucionar algum problema encontrado ou tirar dúvidas pertinentes. Nesses momentos, atenção e cordialidade por parte dos atendentes se torna um grande diferencial, que faz com que o consumidor se sinta amparado e compreendido.

Respeite horários e vontades

Vale ressaltar que, muitas vezes, as pessoas não querem ser incomodadas em horários inoportunos ou se irritam quando há insistência com relação à manutenção de um serviço que deseja cancelar ou uma promoção que não atende a suas necessidades. Não cometa esses erros capitais!

Faça uma coisa por vez

O volume de informações trocadas entre cliente e empresa pode parecer excessivo e acabar prejudicado a comunicação em determinadas ocasiões. Para encantar os clientes da maneira correta, exercite seu poder de síntese e escolha um assunto para tratar de cada vez, dando começo, meio e fim à conversa. Assim nenhuma das partes se sente invadida ou surpreendida por uma avalanche desnecessária de informações.

Seja sempre muito claro

Seja franco sobre o seu negócio, seus propósitos e os resultados que serão apresentados. Se houver riscos, exponha-os com antecedência e explique os procedimentos, de forma que o cliente compreenda os impactos — positivos ou negativos — que poderá sofrer com determinada tomada de decisão. É preciso ser claro e preciso, não esconder fatos e números, não amenizar as consequências. Tudo isso faz parte de uma comunicação honesta e eficaz que só tem a acrescentar positivamente na relação com seus clientes.

Fique atento ao timing

Basta um pouco de paciência e cuidado para se perceber, só pelo tom de voz, o que o cliente realmente quer. Muitas vezes ele não está com tempo para ouvir os extensos detalhes sobre os novos serviços oferecidos ou pretende solucionar um problema bem pontual, por qualquer que seja o motivo. A sensibilidade para o timing com o cliente é outro segredo para encantá-lo. Ao prestar um atendimento com objetividade e de forma personalizada, o consumidor se sente muito mais satisfeito e tem a sensação de que sua demanda foi atendida com a devida presteza.

Ainda nesse sentido, entenda que ninguém gosta de esperar longos minutos — ou às vezes até horas — para ser atendido. O timing para o atendimento, seja ele presencial ou por telefone, é primordial para encantar os clientes e se apresentar de forma séria e profissional.

Mantenha o cliente atualizado

Caso esteja desenvolvendo algum projeto ou serviço que se prolongue no tempo, faça um planejamento para manter os clientes atualizados sobre o status do projeto por meio de comunicações breves, mas que forneçam as informações necessárias para deixá-lo tranquilo. Dessa forma você os integra ao processo de desenvolvimento e otimiza seu serviço, pois, caso seja necessário, poderá efetuar mudanças e adaptações em tempo hábil, conforme a necessidade dos clientes.

Lembrando que, mesmo com todas essas dicas em mente, é importante estar sempre atento aos aspectos de possíveis melhorias que possam contribuir para o relacionamento entre a empresa e sua clientela!

Agora que você já sabe pelo menos por onde começar a encantar os clientes, comente aqui e nos conte qual das nossas dicas chamou mais sua atenção! Compartilhe suas impressões conosco! Participe!

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Pedro Henrique Escobar

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