Não é nada incomum que os empreendedores se deparem com alguns atrasos ou mesmo com a inadimplência de certos clientes na hora de receber seus pagamentos. Efetivar a entrada de recursos no caixa da empresa é importante não só para manter o controle de suas finanças, tudo na data certa e nos valores esperados, mas também para não ter qualquer problema financeiro no futuro, de modo a honrar com todos os compromissos da empresa.

Se não houver um bom sistema de controle dessa área, o dono do negócio pode acabar se vendo em maus lençóis ao perceber as falhas quando já for tarde demais. Como você certamente não quer passar por essa situação, confira agora mesmo algumas dicas para fazer corretamente o controle de suas contas a receber e não colocar em risco a saúde financeira do seu negócio! Vamos lá?

Tenha disciplina com seu fluxo de caixa

O primeiro passo para melhorar significativamente o controle de contas a receber é inteirar os lançamentos no fluxo de caixa de maneira organizada e precisa, registrando os valores de cada conta e suas respectivas datas de vencimento. Isso vai permitir, inclusive, que você adapte seu fluxo de recursos conforme as datas em que o dinheiro efetivamente entra na empresa, procurando equilibrar entradas e saídas, de forma a absorver o capital necessário antes dos prazos estipulados para satisfazer suas obrigações.

Planilha de fluxo de caixa financeiro

Crie bons relacionamentos com os clientes

É essencial manter o ótimo relacionamento com a clientela, mesmo com aqueles que eventualmente atrasam os pagamentos. Vale a pena analisar os clientes que costumam fazer negócios com você, a fim de identificar os que costumam atrasar mais e os que sempre pagam em dia, de modo que seja possível se preparar para lidar com cada tipo de pessoa ou empresa.

Ofereça descontos para quem pagar antecipado

Mais interessante do que receber no prazo é receber antes mesmo do vencimento da conta, garantindo não só a ótima concretização do negócio, mas a entrada de recursos na empresa. Só que, para receber de forma antecipada, o empreendedor tem que oferecer uma contrapartida para o cliente, o que pode ser feito sob a forma de descontos percentuais para o pagamento antes do vencimento, por exemplo. Isso certamente incitará ao menos parte de sua clientela à adimplência.

Antecipe-se à inadimplência

Não pense que existem clientes inadimplentes somente na sua empresa, viu? Isso acontece com a maioria absoluta dos empreendimentos, e é importante aprender a trabalhar com o problema. Avalie, mês a mês, sua taxa de inadimplência, ao longo dos últimos anos, e entenda como a falta — ou o atraso — nos pagamento afeta seu negócio. Dessa forma você terá elementos para se precaver e se preparar melhor para os próximos períodos.

Seja cortês no momento da cobrança

Quando um produto é vendido ou quando um serviço é realizado e o relativo prazo de pagamento já expirou, torna-se direito do vendedor cobrar pela dívida. Existem, contudo, diversos meios para se fazer isso, sempre cuidando para que o relacionamento com o cliente se mantenha bem. Pode-se, por exemplo, enviar um e-mail como forma de lembrança de que o prazo da cobrança está próximo, obviamente antes do vencimento da fatura. Vale a pena, ainda, já enviar uma cópia do boleto no anexo desse correio eletrônico.

Use um software de monitoramento de fluxo de caixa

Contar com um sistema informatizado implementado na rotina da empresa pode ser a maior de todas as ajudas que seu negócio poderia ter. Além de controlar as contas e o fluxo de caixa, você vai poder emitir relatórios diversos e monitorar os pagamentos, sabendo, com precisão, os clientes que não pagam, os que estão adimplentes e como cada uma dessas situações impacta no seu negócio.

Se você tiver disciplina, bom relacionamento, precaução e um software de controle do fluxo de caixa, ficará muito mais tranquilo para ter um controle eficiente de suas contas a receber. Viu como não é tão difícil assim?

Agora comente aqui e nos conte como você tem controlado suas contas a receber! Já conta com um software de monitoramento de fluxo de caixa? Compartilhe suas experiências e impressões conosco!

Conheça o eGestor, um software online para gestão de micro e pequenas empresas.

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br