6 estratégias para melhorar suas vendas

Escrito em: 30/10/14
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Ter uma boa estratégia de vendas pode ser o grande diferencial entre um pequeno empresário ter ou não sucesso em seu negócio. E embora o Brasil não esteja enfrentando um momento de grande crescimento econômico, algumas áreas do comércio estão indo muito bem, podendo dar bom retorno ao empreendedor inteligente. Com apenas algumas atitudes, você pode fazer muito dinheiro e conseguir seu espaço no mercado. Quer saber como? Então confira agora mesmo nossas 6 dicas de pontos a serem considerados pelo empreendedor na hora de promover o efetivo aumento das suas vendas:

Conheça seu empreendimento

Tanto fatores externos como internos podem ter grande influencia no desempenho das vendas. Portanto, esteja atento a tudo. Analise se o mercado vai bem, se há uma crise apontando no caminho, identifique que áreas estão funcionando bem e quais não estão. A concorrência também precisa ser estudada, para que você identifique seus pontos fortes e fracos e esteja pronto para a competição.

Trabalhe seu diferencial

Uma das maneiras de aumentar suas vendas e atrair mais clientes é trabalhando o diferencial da sua empresa. Sair atirando para todos os lados pode comprometer o desempenho se você não estiver preparado para isso. Identifique aquilo que mais atrai clientela — como o preço competitivo ou a alta qualidade dos produtos — e aposte suas fichas nesse ponto. Focar no que o público busca torna sua empresa mais bem vista no mercado, o que não só chama mais clientela para seu negócio, como fideliza os consumidores habituais. Só se tem a ganhar, não é mesmo?

Guia de Gestão Estratégia

Entenda seus clientes

Identificar o que os clientes almejam é a melhor forma de se conseguir ofertar produtos e serviços  realmente relevantes para ele. Identifique se seu público-alvo busca preços mais baixos, alta qualidade, atendimento diferenciado ou facilidades de pagamento. Atender às suas demandas aumentará suas vendas e aproximará ainda mais sua marca de seus consumidores.

Amplie seu mercado

Expandir o seu negócio para outros mercados é mais um caminho para aumentar suas receitas. Você pode mirar na expansão geográfica ou buscar nova clientela para, então, colocar a empresa em outro nível de faturamento. É indispensável fazer uma checagem completa para saber se o caixa da empresa está forte o suficiente para financiar essa expansão, senão o tiro pode sair pela culatra.

Qualifique seus vendedores

O investimento na capacitação profissional dos colaboradores é o que dá retorno mais imediato a um empreendimento, afinal, o verdadeiro valor de qualquer negócio está em sua equipe. Assim, se você por acaso enxerga o investimento na qualificação dos funcionários como despesa, talvez tenha chegado a hora de rever seus conceitos. Não seja tão preso aos custos e acredite: essa pequena aplicação vai engordar seu caixa por muitos e muitos anos.

Tome cuidado ao mexer nos preços

Baixar os preços pode parecer ótimo para atrair clientes a curto prazo, mas, para isso, é preciso uma boa análise das possibilidades da empresa. Pouco adianta baixar, mas logo depois ter que aumentar de volta, o que pode acabar tendo o efeito contrário, fazendo com que você perca clientes insatisfeitos com a variação constante.

O empreendedor precisa ser ousado, mas, ao mesmo tempo, ter cuidado com todas as decisões que tomar. Para seu caixa sempre aumentar, avalie, pese prós e contras e faça as escolhas certas!

E então, pronto para alavancar suas vendas de uma vez por todas? Já aplica alguma dessas estratégias em seu negócio? Comente aqui e nos conte suas experiências! Dê suas próprias sugestões e enriqueça nossa lista!

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Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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