6 segredos de Edson de Godoy Bueno, fundador da Amil

À primeira vista pode parecer não existir semelhança entre um futuro empreendedor e o bilionário dono da maior operadora de planos de saúde do Brasil, não é mesmo? Mas existem alguns segredos na trajetória profissional de Edson de Godoy Bueno, um médico nascido na pequena cidade de Guarantã, no interior paulista, que podem pelo menos servir de inspiração para quem pretende se aventurar no mundo do empreendedorismo. Ficou curioso? Então confira a seguir:

Coragem para encarar desafios

Engana-se quem pensa que o sucesso da rede Amil foi alcançado de uma dia para outro. Edson Bueno trabalhou — e muito! — para conseguir chegar aonde chegou. Em 1972, recém-formado, assume a Casa de Saúde São José, uma clínica à beira da falência, responsabilizando-se por todas as suas dívidas.

Os primeiros anos à frente da instituição foram difíceis, fazendo com que Bueno chegasse até a morar na casa de saúde. Mas ele não se deixou esmorecer! Passou a pensar em estratégias para atrair clientes, como a implementação do transporte de mães e bebês do hospital para casa e a distribuição de lanches para os pacientes e seus acompanhantes.

O resultado? Em menos de 5 anos Bueno saldou todas as dívidas e transformou a casa de saúde na maior maternidade privada do Estado do Rio de Janeiro. O sucesso foi tanto que Edson acabou adquirindo mais 3 clínicas, criando, assim, a Empresa de Serviços Hospitalares (Esho).

Inspiração em outro empreendedor de sucesso

Em 1978, já dono da Esho, Edson Bueno foi inspirado por Milton Soldani Afonso, fundador da operadora de planos de saúde Golden Cross. Bueno percebeu que esse serviço era promissor e, com a ajuda de outro médico, Jorge Rocha, cria a Amil Assistência Médica.

Ebook Crescimento Empresarial

Bravura para inovar no mercado

O conhecimento em administração de hospitais adquirido por Edson Bueno nos anos anteriores serviu de estímulo para que a Amil trouxesse diferenciais que outros planos de saúde ainda não tinham, como consultas e exames sem limites, além de agências de atendimento e relacionamento com os clientes, por exemplo. Assim o empreendedor foi, pouco a pouco, conquistando a confiança dos clientes.

Preocupação com o marketing do negócio

Edson sabia que, além de oferecer um serviço diferenciado, deveria também investir na publicidade da Amil, dedicando para ela uma boa parte receita do negócio. Outro diferencial apresentado pelo marketing adotado na Amil foi a criação de um número de telefone de fácil memorização, ideia copiada, ainda hoje, por empreendedores de todos os segmentos.

Busca constante por conhecimento

Outro segredo de Edson Bueno que pode ser seguido por futuros empreendedores é sua busca incessante para não se acomodar. Mesmo após os bons resultados obtidos nos primeiros anos de empreendedorismo, Bueno fez questão de aprender mais sobre gerenciamento de negócios. Para o aperfeiçoamento pessoal, fez 4 cursos na área executiva. E o cuidado com a capacitação também envolvia sua equipe! Bueno distribui, desde a década de 1980, livros de temática administrativa para serem discutidos em grupo em suas empresas.

Valorização das relações interpessoais

Um empreendedor sabe que o sucesso é resultado de trabalho em equipe. Por isso, Edson Bueno sempre fez questão de respeitar e valorizar cada colaborador. E essa atitude ajudou o empresário a conquistar a simpatia dos funcionários ao longo dos anos. E com boa vontade e confiança por parte da equipe fica bem mais fácil gerenciar um negócio rumo ao sucesso!

Assista uma entrevista com Edson Bueno

Agora que os 6 maiores segredos de Edson Bueno foram desvendados, inspire-se neles e transforme o sonho do empreendedorismo em oportunidade de negócio! Como andam seus planos e suas expectativas? Compartilhe suas ideias e apreensões conosco!

Conheça o eGestor, um software online de gestão de micro e pequenas empresas.

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br