6 vantagens de emitir nota fiscal por um sistema on-line

A emissão de notas fiscais por um sistema online foi concebida visando promover um maior controle sobre a circulação de mercadorias e serviços, contribuindo para combater a sonegação de impostos e aumentar a arrecadação fiscal para o financiamento das contas do governo.

Mas não é apenas o governo que sai ganhando com essa nova ferramenta, os pequenos e médios empresários, que necessitam de estruturas mais enxutas e dinâmicas para manter seus negócios em andamento, também conquistaram alguns valiosos benefícios com essa inovação. Quer conhecer alguns desses benefícios? Então confira já nosso artigo:

Maior controle sobre as vendas

Com a emissão da nota fiscal por um sistema eletrônico fica muito mais fácil controlar as vendas e saber como realmente anda o desempenho financeiro da sua empresa. Os dados são lançados no sistema uma única vez, sendo que se pode recuperá-los sempre que necessário, em poucos minutos, otimizando o trabalho tanto de guarda como de recuperação das notas fiscais.

Guia de Otimização de Processos

Facilidade de armazenamento e recuperação de dados

Quando as notas fiscais eram emitidas manualmente, as empresas se viam obrigadas a guardar os documentos físicos por até dez anos, o que gerava, no fim das contas, um custo de armazenamento bastante significativo aos cofres da organização. Além do espaço físico, era preciso manter a organização dos arquivos e a segurança do local, pois qualquer eventualidade — como uma inundação, por exemplo — poderia colocar tudo a perder.

Com a nota fiscal emitida por um sistema online, passou-se a ter todos os dados em backups que podem ser facilmente recuperados, mantendo, assim, a segurança das informações da sua empresa e de toda sua movimentação fiscal.

Otimização de tempo e trabalho

O preenchimento manual de uma nota fiscal, bem como os lançamentos em um sistema próprio, demanda muito tempo e trabalho da equipe. Já com a inovação da nota fiscal eletrônica, digita-se os dados uma única vez, distribuindo imediatamente as informações para todos os sistemas envolvidos e evitando o desgaste de seus colaboradores com tarefas burocráticas pouco significativas para o seu negócio.

Aumento da segurança com a certificação digital

A nota fiscal eletrônica confere maior segurança tanto para quem a emite como para quem a recebe, pois o cuidado com a certificação digital comprova automaticamente a autenticidade dos dados contidos no documento, sem a necessidade de assinaturas manuais ou impressões que podem ser facilmente falsificadas.

Redução de erros de lançamento

As falhas humanas são responsáveis por vários problemas de controle financeiro e fiscal nas empresas, seja por falta de atenção, por cansaço ou, ainda, por fatores externos. Assim, a emissão da nota fiscal por um sistema online impede que os lançamentos sejam prioritariamente manuais, reduzindo os riscos contábeis e fiscais decorrentes de uma inserção incorreta nos controles da organização.

Integração com softwares de gestão empresarial

A emissão de nota fiscal online contribui ainda para a otimização de outros diversos processos da empresa, como o controle de estoque e do setor financeiro, já que o sistema pode ser integrado às soluções de ERP e BI, softwares de gestão do negócio. Dessa forma, os dados são lançados uma única vez e toda a cadeia de processos da empresa é alimentada em tempo real, facilitando a tomada de decisão a qualquer momento.

Agora comente aqui e nos conte: você já emite notas fiscais por um sistema online? Quais benefícios você já pôde perceber com a implantação dessa inovação? Compartilhe suas experiências conosco!

Ebook Nota Fiscal Eletrônica

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br