Aumentar a participação no mercado online: 7 estratégias

Escrito em: 25/06/20
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Um foco em vendas, receita e lucros manterá sua empresa funcionando. Mas como você pode melhorar nessas áreas? Existem muitas estratégias para tentar, mas uma das mais eficazes é trabalhar em direção a uma maior participação de mercado.

Quando sua empresa atrai mais clientes e pedidos do que seus concorrentes, ela está a caminho do sucesso. Dito isto, sua estratégia precisa ser de longo prazo.

Existem muitas etapas que você pode tomar para aumentar a participação de mercado e ser o líder em seu campo por seis meses ou um ano, mas você perderá a longo prazo se a posição não for sustentável.

Quando você trabalha para aumentar a participação no mercado, precisa garantir o sucesso do seu passado e manter a participação por anos ou décadas. Essas etapas ajudarão você a chegar lá. Se preferir contate um especialista em consultoria.

1. Crie uma estratégia de referência

Demora muito tempo e esforço para adquirir novos clientes, e esse é um dos motivos pelos quais tantas empresas B2B dependem da estratégia de referência. Esse tipo de estratégia, nada mais é que o velho e bom boca a boca, a indicação que vem de forma espontânea da sua base de clientes.

Obtenha essas indicações e aumente a participação de mercado implementando a estratégia de referência em sua empresa. Sempre que possível, inclua as indicações em seu site, mídias sociais e e-mail. Mostre para o público que você tem uma marca forte perante aos concorrente.

Peça nomes e endereços de e-mail e entre em contato com esses novos leads. Ao fazê-lo, diga a eles como obteve as informações deles. Caso contrário, sua mensagem pode parecer uma chamada fria e desencorajá-la a seguir.

Alguns clientes podem ficar felizes em fornecer referências, mas outros podem precisar de motivação adicional. Ofereça um incentivo para cada nova referência alguém fizer.

Um desconto em uma compra futura é um bom motivador, assim como uma entrada em um sorteio para ganhar férias ou um prêmio em dinheiro.

2. Aumentar o envolvimento com os clientes

Inúmeros estudos mostram a correlação entre o engajamento e a lealdade do cliente. É uma das razões pelas quais as mídias sociais evoluíram de um canal auxiliar para uma ferramenta padrão na maioria dos programas de marketing.

Se você quiser descobrir como aumentar a participação no mercado online, aumentar o envolvimento ajudará a manter sua participação atual e transformar mais novos clientes em compradores fiéis.

Comunique-se frequentemente através de mídias sociais e e-mail. Publique regularmente novos conteúdos e incentive os clientes a compartilhar e comentar. Faça do envolvimento parte do processo de venda.

Envie uma pesquisa após cada pedido, solicitando feedback dos clientes sobre o processo de pedidos, entrega e outros problemas.

3. Fique à frente dos seus concorrentes

Algumas das maiores empresas do mundo alcançaram suas posições atuais porque ofereceram algo maior ou melhor que a concorrência. Outros chegaram lá, oferecendo-o primeiro.

Se você deseja aumentar a participação de mercado, faça da inovação parte de sua estratégia de marketing. A inovação ocorre de várias formas: novos produtos, soluções personalizadas, modelos de prestação de serviços ou suporte ao cliente.

Procure uma maneira de distinguir suas ofertas das de outras empresas em seu campo e você será visto como um líder e uma empresa que vale a pena ficar com a longo prazo.

Inove para atender às necessidades de um cliente, mesmo que ele não esteja ciente da necessidade. Isso manterá os clientes por perto, mas também ajudará você a seguir o próximo passo para aumentar a participação no mercado online.

4. Desenvolver uma posição de marca única

A participação de mercado é impactada por vários fatores, incluindo a capacidade de atender a uma necessidade de maneira que nenhuma outra empresa pode.

Se sua empresa tiver essa capacidade, ela poderá colocar em risco uma posição de marca única no mercado. Defina essa posição e execute-a em tudo o que sua empresa faz para manter sua participação de mercado atual e aumentá-la a longo prazo.

Então, como você define a posição da sua marca? Produtos e serviços exclusivos são apenas o primeiro passo. Também exige que sua equipe de marketing crie uma aparência distinta, tom de voz e personalidade da marca, bem como um plano para comunicar sua nova posição a cada oportunidade.

Essa marca abrangerá tudo o que sua empresa oferece aos clientes, o que facilitará a atração de novos clientes que procuram o mesmo tipo de experiência.

5. Mercado para públicos de nicho

À primeira vista, isso pode parecer uma má ideia se você estiver tentando aumentar a participação de mercado. Afinal, um nicho de mercado é menor e mais especializado.

O marketing para vários nichos de mercado pode ajudá-lo a ganhar participação, desenvolvendo estratégias maiores para os segmentos menores do mercado.

Suponha que você venda software de contabilidade. Muitos tipos de negócios desejam, mas poderiam comprá-lo de dezenas de outras empresas. Por que eles querem comprá-lo da sua empresa?

Com a estratégia de marketing de nicho certa, você pode posicioná-lo como um produto adequado para varejistas locais, empresas iniciantes, pequenas empresas e prestadores de serviços de nicho.

Cada mercado é pequeno, mas, quando combinados, eles criam um mercado enorme e, portanto, uma participação maior no mercado para seus negócios.

6. Gerenciamento de Reputação

Os serviços de gerenciamento de reputação ajudam sua empresa a parecer mais confiável aos olhos dos pesquisadores da Internet. Com a estratégia certa, pode ajudar a sua empresa a monitorar e gerenciar revisões e menções e assumir o controle do que dizem sobre você.

Essa é uma ótima maneira de criar confiança com clientes em potencial e permite que eles saibam que sua empresa se preocupa com suas necessidades, perguntas e preocupações.

7. Marketing de influenciadores

Com o marketing de influenciadores, você pode se conectar com pessoas de alto nível e fazer com que elas compartilhem informações sobre seus produtos ou serviços com seus seguidores. Em outras palavras, o marketing de influenciadores permite criar relacionamentos que podem ajudá-lo a atrair clientes fiéis.

Os planos de marketing de influenciadores da WebTrends permitem acessar nosso grande diretório de blogueiros que podem iniciar conversas positivas sobre seus negócios, produtos e marca.

Deseja aumentar a participação de mercado da sua empresa?

Existem muitas maneiras de vencer a concorrência, mas a participação de mercado é uma das mais importantes. Além de mais receita, também gera maior lealdade, engajamento e atenção. Coloque essas estratégias em prática para obter uma fatia maior do mercado.

Se você não possui os recursos internos para criar e gerenciar uma estratégia específica de participação no mercado, há empresas especializadas que pode fazer por você.

<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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