Estar atento ao mercado, conhecer a fundo o negócio e tomar parte nas decisões estratégicas são algumas das atribuições de quem faz gestão financeira.

Os desafios que se apresentam às empresas no que diz respeito à gestão financeira crescem a cada dia, exigindo uma postura proativa dos profissionais que atuam à frente dos negócios. Estar atento ao mercado, conhecer a fundo o negócio e tomar parte nas decisões estratégicas são algumas das atribuições de quem faz gestão financeira. Mas qual é o perfil desse profissional? Gestão financeira é destinada para qual cargo na empresa? Pois é o que você vai descobrir agora mesmo, acompanhando nosso post:

Gestão financeira é para quem entende de estratégia

Até alguns anos atrás, a gestão financeira das empresas era uma atividade delegada a qualquer pessoa que tivesse algum conhecimento de finanças e soubesse lidar com planilhas eletrônicas. Contudo, atualmente, quem faz gestão financeira precisa ir muito além disso.

Além do conhecimento aprofundado sobre os diversos recursos, as ferramentas, tecnologias e metodologias de finanças, o gestor financeiro precisa ter um olhar estratégico sobre a organização, conhecendo não apenas sua função, mas todo o funcionamento da empresa, para que possa tomar as decisões com maior assertividade.

Guia de Gestão Estratégia

Gestão financeira não é uma atividade isolada

Quando nos perguntamos “gestão financeira é destinada para qual cargo?”, logo pensamos em um gerente fechado em uma sala rodeado de números, planilhas e controles, não é verdade? Contudo, quem faz gestão financeira precisa estar constantemente em contato com outras pessoas, empresas, departamentos e setores governamentais para tirar o máximo proveito possível das oportunidades que se apresentam.

Para agregar valor ao negócio e maximizar os resultados, quem faz gestão financeira deve buscar fontes de financiamentos, definir investimentos e melhorar a operação da empresa para que ela possa aumentar sua rentabilidade e lucratividade ao longo do tempo.

 

Quem faz gestão financeira analisa o passado para construir o futuro

Uma das competências do gestor financeiro é também a análise de cenários e tendências para compreender o desenvolvimento da empresa e, assim, projetar ações futuras para melhorar os resultados.

Analisando o passado financeiro da empresa, quem faz gestão financeira pode determinar como a organização chegou onde está e o que é preciso fazer para aumentar a riqueza do negócio de maneira sustentável.

Planilha de controle Financeiro gratuita

Afinal de contas, a gestão financeira é destinada para qual cargo?

O cargo a ser destinado para quem faz gestão financeira da empresa depende do tamanho da empresa, de suas características e necessidades. Pode ser desde um coordenador financeiro até um CFO — Chief Financial Officer.

O mais importante é que essa pessoa tenha conhecimento técnico da área, bem como de mercado para aplicar os conceitos de finanças da maneira adequada, buscando sempre melhorar o desempenho da empresa.

O ideal é que se tenha um profissional com formação em administração de empresas e especialização em finanças, pois essas duas competências são essenciais para quem faz gestão financeira de uma empresa.

Como a gestão financeira de uma companhia é um dos pilares que mantém o negócio em perfeito funcionamento, contratar o profissional certo para o cargo é essencial. A reunião de competências como liderança, visão estratégica, organização e conhecimento tácito e explícito são requisitos fundamentais para quem faz gestão financeira e não podem ser deixados em segundo plano por quaisquer questões, sob pena de a empresa perder em oportunidades de negócios e maximização de resultados.

Agora comente aqui e nos conte sobre a gestão financeira da sua empresa: quem ocupa esse cargo tem os requisitos necessários para atuar adequadamente na função? Quais foram os critérios na contratação? Compartilhe suas experiências e impressões conosco!

Conheça o eGestor, um software online para gestão de micro e pequenas empresas.

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br