AJESM

Fundada em 1987, a AJESM (Associação dos Jovens Empreendedores de Santa Maria-RS) é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como objetivo representar os interesses e necessidades dos empreendedores que surgem na cidade, bem como dos empresários locais, de forma a contribuir para as suas formações, capacitações e desenvolvimento de liderança.

 Profissionalizar e incentivar a cultura empreendedora em Santa Maria, além de promover o intercâmbio de experiências entre todos os seus associados através de cursos, palestras, seminários e outros eventos voltados para o empreendedorismo local são outros objetivos da Associação, que há 30 anos representa o empreendedorismo santa-mariense.

Um destes eventos é o Papo com a AJESM, que desde junho de 2016 acontece mensalmente na associação, onde são convidados empresários e empreendedores como palestrantes, que contam a sua trajetória e apresentam dicas essenciais para o sucesso das empresas, criando uma ampla troca de experiência com os participantes.

Mesmo com o sucesso do evento, o atual presidente da Associação, Leonardo Lemos, que assumiu o cargo em abril de 2017, está desenvolvendo algumas mudanças no formato do Papo com a AJESM, de forma a aprimora-lo e torna-lo ainda mais atrativo para os empreendedores e empresários locais: “A gente pretende tornar o Papo com a AJESM, um evento com temas mais específicos e mais práticos. Hoje o palestrante fala sobre determinado assunto de uma forma geral. A nossa ideia é que o ouvinte saia do Papo com a  AJESM com a sua dúvida respondida.”- explica Leonardo.

Atualmente, a AJESM possui mais de 80 associados, incluindo algumas empresas bastante conceituadas no mercado santa-mariense como a CVI Refrigerantes, e a Construtora Jobim, por exemplo, dentre outras empresas e pessoas físicas que também fazem parte do grupo de associados.

Os associados AJESM possuem uma série de benefícios

“O maior benefício que a AJESM oferece ao seu associado, é sem dúvidas, a exposição, a partir da troca de experiências com empresários que a AJESM proporciona”- afirma o presidente da Associação. Nestes eventos, o associado AJESM tem a possibilidade de expandir a sua rede de relacionamentos, e interagir com pessoas das mais variadas áreas de atuação, o que pode ser extremamente importante tanto para quem pretende se tornar um empreendedor, quanto para o empresário que está em busca de potenciais parceiros para o seu negócio. Além desta possibilidade de interação e trocas de experiências que os eventos da AJESM proporcionam, ser associado traz outras vantagens, como explica Leonardo:

  • Fazer parte de uma rede nacional de empreendedores: “Quem é sócio AJESM integra a FAJERGS, que é a Federação das Associações dos Jovens Empreendedores do Rio Grande do Sul. A FAJERGS está dentro da CONAJE, que é a Confederação Nacional dos Jovens Empresários, que tem sede em Brasília, tendo portanto uma grande presença política no país para defender o interesse dos empresários.”
  • Estar sempre por dentro dos projetos que acontecem em Santa Maria: “A Associação mantém uma constante comunicação com a prefeitura da cidade para saber de todos os projetos de negócios que estão acontecendo para sempre defender os interesses da AJESM e de nossos associados.” Além da relação com a prefeitura, a AJESM também está integrada com diversos grupos voltados para a discussão dos negócios locais, como o Fórum das Entidades Empresariais, Comitê de Empreendedorismo e Inovação, Polo de Defesa, Santa Maria Tecnoparque, Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, dentre outros.
  • Receber auxílio na abertura do negócio e indicações de profissionais: “A AJESM auxilia em todo o processo burocrático de abertura de CNPJ. Além disso, ajudamos a resolver os problemas das empresas. Se o empresário está buscando o serviço de um contador, ou de consultoria, por exemplo, analisamos o nosso quadro de associados e parceiros, e indicamos quem poderá ajudar.”

Como se tornar um associado da AJESM?

Pessoas jurídicas ou físicas(autônomas ou estudantes) podem se associar, desde que:

  • Estejam em atividade em qualquer modelo de negócio, na região geo-econômica de Santa Maria;
  • Não sejam falidas e nem tenham sido condenadas por crimes contra a ordem social e econômica;
  • Sejam aceitas como sócias pela diretoria executiva da AJESM.

Depois de aceitos no quadro social, os associados devem cumprir com alguns deveres, mas também possuem alguns direitos, como falamos anteriormente. Entre os deveres que o associado da AJESM deve ter estão: a obrigação de zelar pelo nome da associação, pagar regularmente as mensalidades, e denunciar a diretoria algumas ocorrências que podem se tornar prejudiciais para a AJESM. Em relação aos direitos, além de todos os benefícios já mencionados mencionados, o associado também possui o direito de votar e ser votado para a direção executiva, participar de todas as reuniões da Associação, dentre outros benefícios.

Mensalidade

  • No ato de fechamento do contrato, o novo associado pagará uma taxa referente ao mês que estiver associando-se e receberá no mês seguinte, a cobrança trimestral através de boleto bancário. Existe também a possibilidade de pagamento em cota única (anual), quando efetuado até o primeiro mês do ano.
  • Atualmente a trimestralidade é de R$ 80,00 para pessoa jurídica e R$45,00 para pessoa física (estudantes e profissionais liberais).

Se você se encaixa nos critérios para entrar no quadro social e ficou interessado, basta preencher o formulário de associação, no site!

Como o eGestor pode ajudar o empreendedor de Santa Maria?

Se você pretende começar o seu negócio ou ainda não tem o seu empreendimento totalmente estabilizado, é de fundamental importância dar máxima atenção a processos que podem fazer toda a diferença no sucesso da sua empresa, como um bom controle de estoque, controle financeiro, controle de clientes, entre outras importantes tarefas na gestão de seu negócio.

O eGestor é um sistema de gestão empresarial completamente online, que realiza todas estas informações de uma forma automatizada, fácil e rápida. Além disso, o sistema permite com que você realize a emissão de Nota Fiscal Eletrônica, Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica e boletos bancários registrados para os seus clientes. O sistema não tem necessidade de instalação. Você pode acessa-lo de qualquer lugar em que estiver, a partir de um computador ou dispositivos móveis.

Quer experimentar gratuitamente todas as ferramentas do eGestor durante 15 dias? Basta acessar o site!

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br