Maquininha mercado pago: a melhor opção para sua empresa?

Muitas vezes, uma empresa chega em uma situação na qual não consegue crescer mais, devido a diversos fatores, e abrir filiais pode ser uma excelente solução para esse impasse. Com novos pontos físicos do negócio, é possível expandir os serviços e conquistar novos mercados, que antes eram inalcançáveis. Isto é, abrir filiais, além de ser uma ótima oportunidade para que a sua empresa cresça, é algo essencial para que o seu negócio, também, se torne mais conhecido e lucrativo.

Ou seja, quando você tem apenas um ponto comercial, esse local tende a atingir apenas o público que mora por perto ou frequenta a região. Mas, quando você abre filiais em outras localizações, é possível estender o atendimento para um maior número de clientes e, dessa forma, permitir que a sua empresa cresça no setor em que atua. No entanto, é crucial saber qual é o momento certo para abrir filiais do seu negócio, pois há momentos que, simplesmente, não são favoráveis a esse processo.

Ampliar a atuação de uma empresa está longe de ser uma tarefa fácil, mas é possível fazer isso investindo em planejamento e organização. Quer saber como abrir filiais pode ser uma boa oportunidade para a sua empresa crescer? Confira as dicas que temos para você!

Veja abaixo:

Como abrir filiais pode ajudar a minha empresa a crescer?

Com a abertura de filiais da sua empresa em outras regiões, cidades ou estados, é possível ampliar o atendimento e levar os produtos e/ou serviços do seu negócio para um maior número de clientes. Uma loja física é limitada ao público de sua região. As pessoas de outras localidades são impedidas, pela distância, de ter acesso ao que o negócio oferece. Com as filiais, por atender mais clientes, também é possível obter maior lucratividade, além de expandir a marca no setor em que atua.

Isto é, vale a pena abrir filiais de uma empresa quando a mesma dispõe de estrutura e recursos para ampliar tanto a produção, quanto a oferta de produtos e/ou serviços. Outra solução é buscar por parcerias com outros empreendedores que topem investir no seu negócio e abrir novas unidades que levem a marca adiante. Nesse caso, você disponibilizaria o seu negócio para um modelo de franquias no qual outros empresários arcam com o custo do novo empreendimento e ajudam a sua empresa a crescer.

Ebook Crescimento Empresarial

Qual é o momento adequado para abrir filiais de um negócio?

O momento favorável para que você abra filiais de sua empresa é quando você percebe que tem capacidade para produzir mais e capital suficiente para sustentar uma nova unidade (ou mais). Basicamente, é quando, fazendo as contas, você nota que o seu negócio tem capacidade para ampliar a produção e o atendimento, porém encontra-se estagnado porque há apenas uma loja física. Para isso, é preciso que você esteja sempre muito atento às informações da sua empresa e acompanhe de perto.

Se você não tem outro ponto comercial, vale a pena começar a pesquisar pelos valores de aluguel para ter noção do quanto será preciso investir. Caso a sua empresa esteja em um momento de dificuldade financeira, corte de funcionários ou esteja passando por momentos de transtornos, com certeza esse não é o momento mais adequado para abrir uma nova unidade do negócio. Para abrir filiais e fazer a empresa crescer, é preciso ter uma estrutura saudável que pode ser ampliada.

No modelo de franquias não é diferente. Se você deseja que o seu negócio cresça no mercado e, para isso, quer fornecer o seu modelo de negócio a outros empreendedores, será preciso elaborar uma cartilha (plano de negócios), a qual o investidor deverá seguir. Nesse tipo de empreendimento, o franqueador é o responsável por guiar o franqueado em todas as etapas. Por isso, será preciso colocar a estrutura, o modelo de funcionamento e a política da sua empresa no papel.

Como abrir filiais e obter maior lucratividade com isso?

O segredo do sucesso das grandes empresas do mercado é o planejamento e organização. Quando você investe nesses dois aspectos, é possível ter o total controle de seu negócio e, assim, não sofrer com as intempéries do mercado. Se a sua empresa atua de forma planejada, é possível prever os próximos acontecimento. E se a sua empresa atua de forma organizada, por sua vez, é mais fácil diagnosticar qual é o problema quando as finanças saem do controle.

Portanto, caso você tenha capital e estrutura para abrir outras unidades do seu negócio, comece a pesquisar por novos pontos comerciais e analise quais são os melhores endereços para que a sua empresa venda muito mais. A localização tem tudo a ver com a lucratividade quando falamos de lojas físicas e, por isso, é essencial que você busque por um bom ponto comercial, que seja movimentado e ofereça fácil acesso ao público-alvo.

Se você terá filiais da sua empresa, é preciso ter em mente que você precisará se dedicar a essas filiais da mesma forma como você se dedica ao seu empreendimento atual. Isto é, será necessário visitar as filiais com frequência e acompanhar de perto o desempenho de cada uma das lojas. Afinal, é primordial que as novas unidades do negócio apresentem o mesmo padrão de qualidade e é por isso que, embora essa filial seja administrada na maior parte do tempo por outra pessoa, é necessário que você esteja sempre por perto.

A importância dos funcionários, colaboradores e parceiros

Não há como crescer no mercado de negócios atuando sozinho. É preciso negociar com fornecedores, funcionários, colaboradores e parceiros para que o seu negócio seja ampliado. Dessa forma, é essencial saber trabalhar em equipe e ser um bom gestor para abrir novas unidades de um empreendimento. Pesquise pelos fornecedores que oferecem a melhor relação de custo-benefício, valorize os bons funcionários, busque por colaboradores que sejam eficientes e tenha parceiros com a mesma visão de negócio.

O bom desempenho da sua equipe é primordial para que seja possível crescer no mercado. Ao abrir uma filial, caso seja necessário, coloque os funcionários mais experientes para treinar a equipe de colaboradores da nova unidade de sua empresa. Essa é uma forma eficiente de aplicar um método que já deu certo na sua empresa sede, pois a nova loja deve seguir o mesmo padrão de qualidade que permitiu que você tivesse o capital para ampliar a atuação do negócio.

Em relação aos parceiros, busque por sócios e investidores que tenham a mesma visão de futuro que você. Será essencial que essas pessoas tenham a real vontade de se dedicar ao seu modelo de negócio. Muitos empresários acabam tendo problemas com sócios que não estão comprometidos com a causa e, consequentemente, não atuam de forma a ajudar no crescimento da empresa. No momento de abrir filiais, será extremamente importante ter ao seu lado apenas as pessoas em quem você confia.

Estudando o novo terreno

Para abrir uma filial realmente lucrativa, pesquise pelo novo lugar onde a sua empresa vai atuar. Analise se há concorrência nesse novo endereço, se há potenciais clientes e, principalmente, se há a procura pelos seus serviços ou produtos nessa localização. Para muitas empresas, por exemplo, vale a pena abrir filiais em pequenas cidades, nas quais, geralmente, há a falta de oferta de determinados tipos de produtos e serviços.

Se o objetivo é abrir uma nova unidade no mesmo município, você deve estudar quais são as regiões que mais podem valer a pena para o seu negócio. Para isso, analise quem é o público-alvo da sua empresa e pesquise onde essas pessoas estão. Cada região tem a sua própria cultura e, assim sendo, é essencial que você faça um estudo sobre o comportamento local antes de investir em uma nova unidade. Leve os seus produtos para onde há pouca oferta e muita demanda.

Além disso, leve em consideração se o preço do aluguel do ponto comercial é justo e de acordo com a lucratividade que você espera obter. Não vale a pena investir muito dinheiro em um local que não oferece um bom retorno para o seu negócio. Antes de alugar o novo ponto, também lembre-se de ter os devidos cuidados e analise se está tudo em dia em relação a impostos, estrutura do imóvel e se será possível obter com facilidade o alvará de funcionamento.

Sistema de gestão

Outro aspecto fundamental para abrir filiais da sua empresa é adotar um modelo eficiente de gestão, pois será preciso administrar mais e uma unidade física ao mesmo tempo. Para isso, vale a pena investir em softwares responsivos, que permitem a você ter o total controle dos aspectos financeiros e administrativos, mesmo quando você está gerindo à distância. Atualmente, o mercado de tecnologia dispõe das mais diversas soluções para que você tenha um sistema de gestão adequado e eficiente.

Empresa nenhuma consegue crescer sem ter um modelo de gestão eficiente e responsável. Isso porque é esse sistema que permite que você possa saber a real situação financeira do seu negócio, controlar os pagamentos de funcionários, o estoque e todos os outros aspectos importantes para a vida da empresa. Busque pelas soluções que se encaixam ao perfil do seu negócio e oferecem os recursos e funcionalidades necessárias para que você possa gerir o empreendimento onde quer que você esteja.

O gestor de sucesso é aquele que sabe administrar suas empresas e lidar com diversas funções ao mesmo tendo. É, geralmente, um empreendedor nato que tem o perfil de um grande líder e não se intimida com as situações mais difíceis que podem ocorrer no dia a dia de um negócio. Portanto, o modelo de gestão da sua empresa é o que permitirá que ela cresça de forma saudável e resista, mesmo nos períodos de crise, que são comuns em todos os tipos de negócios.

Quais são os benefícios e vantagens de abrir filiais para a minha empresa?

  • Levar os seus produtos e/ou serviços para um maior número de pessoas, de diferentes regiões;
  • Obter maior lucratividade atuando de forma mais ampla no mercado;
  • Oportunidade de tornar os seus produtos mais populares no segmento em que atua;
  • Chances de dobrar, triplicar etc., os seus rendimentos atuais;
  • Ser reconhecido pelo padrão de qualidade dos seus produtos e serviços;

Quais são as desvantagens de abrir filiais para a minha empresa?

  • Será preciso trabalhar mais, pois você terá maiores preocupações ao abrir novas unidades do negócio;
  • Lidar com diversas atividades ao mesmo tempo.

Abrir filiais: vantagens x desvantagens

De maneira geral, se a sua empresa tem estrutura para arcar com os custos de novas unidades, haja vista que será preciso esperar o prazo de retorno até obter lucratividade com as filiais, é possível dizer que há mais vantagens do que desvantagens nesse processo de ampliação dos seus negócios. Para alguns, a desvantagem principal é ter muito mais preocupações, já que será preciso controlar mais de uma unidade ao mesmo e lidar com maior número de funcionários, porém, os empreendedores visionários encaram isso de forma natural, já que a lucratividade também será maior.

Lidar com diversas atividades ao mesmo tempo não é uma tarefa fácil, mas é algo totalmente possível quando você trabalha de forma planejada e organizada. Isto é, a chave do sucesso para as suas novas filiais está, como dito anteriormente nesse artigo, no seu sistema de gestão. Se você consegue ter o total controle financeiro e administrativo do seu negócio atual, continue trabalhando da mesma forma para que as filiais tenham o mesmo êxito. As desvantagens são pequenas quando o gestor é organizado e consegue administrar diversas atividades, ao mesmo tempo, com facilidade.

Conclusão

Ao longo desse artigo sobre como pode ser vantajoso abrir filiais para que a sua empresa cresça no mercado, você pôde acompanhar uma série de dicas e informações sobre o que fazer para ter novas unidades lucrativas e bem estruturadas. Dessa forma, a conclusão é a de que você está pronto para abrir filiais se você tem um negócio rentável, saudável no que se refere às finanças e com capital de giro para sustentar o novo empreendimento. Arriscar é preciso para que você tenha maior rentabilidade, porém, é preciso saber muito bem onde você está pisando. Invista de forma inteligente!

Você gostou desse artigo? Compartilhe e deixe um comentário com a sua opinião sobre o assunto!

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br