Como conseguir dinheiro para o meu negócio

Muitos empreendedores, mesmo tendo ótimas ideias, esbarram na falta de recursos para investir nelas e deixam de lado ótimas oportunidades. Se você é um desses, seja persistente e busque o apoio para conseguir investimentos e colocar em prática aquilo que você sonha realizar. E para ajudá-lo nessa conquista, separamos neste post todas as informações que você precisa ter para conseguir dinheiro para montar o seu próprio negócio. Ficou interessado em saber mais? Então, confira tudo sobre esse assunto!

Faça um plano de negócios

O primeiro passo para conseguir investimentos para abrir o seu empreendimento, é desenvolver um plano de negócios. Com esse documento, você terá uma visão estratégica do seu ramo de atuação, dos concorrentes, das ameaças, oportunidade, pontos fortes e fracos. Além de conter todas essas informações, tal plano é um dos principais requisitos solicitados por empresas investidoras. Portanto, faça já o seu!

Guia de Gestão Estratégia

Faça um empréstimo

Procure um banco no qual você já possui conta, converse com o seu gerente e solicite um empréstimo. Mas fique atento às taxas de juros, para que elas não comprometam o seu negócio. Aqueles que são empresários iniciantes podem vir a encontrar dificuldades para conseguir esse tipo de crédito, por isso é importante que, caso seja essa a sua condição, procure uma instituição na qual você já possui um relacionamento de longo prazo. Assim, o seu histórico como pessoa física e os bens que possui serão levados em consideração, facilitando, assim, o processo.

Procure o BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) possui linhas de fomento ao empreendedorismo, com taxas de juros mais acessíveis do que as oferecidas pelos bancos tradicionais. Você pode optar por linhas de crédito de acordo com a necessidade do seu negócio, pois elas abrangem aquisição de máquinas, capital de giro, investimentos em tecnologias, serviços e insumos.

Encontre uma incubadora

Incubadoras são entidades que oferecem suporte para empreendedores, oferecendo infraestrutura básica, capacitação e suporte para gestão, administração e processos financeiros e jurídicos. Normalmente, para participar de uma, você precisa se inscrever em um processo seletivo. Por isso, fique atento aos editais e às chamadas.

Fundos de capital semente e investidores anjo: conheça o capital de risco

Para os empreendedores que possuam ideias realmente inovadoras que ainda não saíram do papel, as melhores alternativas são as de encontrar investidores anjo ou fundos de capital semente. Nesses tipos de investimentos, o risco é assumido por ambas as partes, sendo que aquele que aplica o dinheiro ainda pode colaborar com o empreendedor, ajudando-o a ampliar o seu networking e a administrar o negócio, já que essas pessoas são experientes nesses cenários de mercado. Mas não se esqueça: para conseguir esse tipo de recurso, você precisa ter um negócio com alto potencial de crescimento, pois o objetivo de quem investe é o de multiplicar os valores oferecidos inicialmente.

Conheça o Crowdfunding

Crowdfunding é um tipo de financiamento coletivo que vem sendo bastante usado em empreendimentos, principalmente, os ligados à arte. Na internet, você encontra plataformas como a Catarse onde um novo projeto é apresentado, e todos aqueles que se dispõem a colaborar ganham mimos de acordo com as doações, como livros, Cds, DVDs, ingressos para shows etc.

Bem, como mostrado, alternativas não faltam para que você encontre o melhor investimento para abrir o seu negócio. Portanto, escolha a alternativa mais adequada e comece já o seu! Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Conheça o eGestor, software online para gestão de micro e pequenas empresas.

Ebook Crescimento Empresarial

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br