Estratégia de sucesso para o pós-pandemia: Saiba como criar uma

A pandemia do novo Coronavírus rapidamente se espalhou pelo mundo. Com ela, profundas alterações no comportamento e na rotina das pessoas precisaram ser implementadas, a fim de refrear o contágio.

Entre elas, o isolamento social se destaca como a mais eficaz e mais impactante para a nossa realidade. Assim, foi instituído como medida de controle da infecção, levando os Governos a impor restrições ao deslocamento e ao comércio.

Esta norma afetou de maneiras distintas negócios atuantes, em diferentes segmentos e localidades.

No entanto, é inegável que a paralisação das atividades empresariais e o funcionamento a portas fechadas teve um impacto significativo sobre a rentabilidade de muitos negócios, bem como sobre suas rotinas operacionais.

Assim, com o avanço da doença, muitas adaptações foram feitas para garantir a sobrevivência das empresas. Mas agora a questão que paira no ar é outra. Cedo ou tarde, as atividades voltarão ao seu funcionamento regular. O que as empresas devem esperar deste momento?

Por isso, é importante que a equipe de gestão prepare o negócio para o fim da quarentena. Quer saber mais sobre o assunto? Veja, a seguir, como criar uma estratégia de sucesso para o pós-pandemia!

Comece organizando suas contas

Para combater os impactos da pandemia sobre o cenário econômico do país, o Governo Federal e os governos estaduais lançaram uma série de condições para auxiliar a sobrevivência das empresas. Entre elas:

  • Prorrogação de impostos e tributos;
  • Prolongamento de prazos para pagamentos de contas de água e energia;
  • Crédito facilitado;
  • Carência em financiamentos;
  • Flexibilização das normas trabalhistas em determinados setores;
  • Etc.

Com o fim da pandemia, todas estas contas que tiveram seus pagamentos postergados entrarão novamente na planilha de custos do negócio, somadas aos vencimentos dos meses correntes.

Por isso, para criar uma estratégia de sucesso para o pós-pandemia, o primeiro passo deve ser organizar as contas do seu negócio.

Verifique quais as origens e valores dos próximos vencimentos e determine de onde sairão os recursos para saudá-los. Para isso, também será muito importante recorrer aos dados do desempenho comercial e financeiro do seu negócio durante a quarentena.

Assim, comece levantando estas informações, verificando seus fundos de reserva e credores para determinar uma estratégia financeira para os próximos meses.

Se o pagamento de muitos fornecedores estiver atrasado, pode ser benéfico recorrer a uma linha de crédito. Assim, você poderá centralizar os débitos, possivelmente desfrutar de menores taxas e ainda levantar algum capital para investir na retomada do seu negócio, quando as atividades voltarem ao normal.

Avalie quais modificações merecem tornar-se parte da sua empresa

Para sobreviver e manter o faturamento durante o período de isolamento social, muitas empresas tiveram de realizar alterações em suas rotinas operacionais, tanto em caráter interno, quanto no que tange ao atendimento de clientes e contato com parceiros e fornecedores.

Do home office às vendas online, diversas modificações permitiram que empresas de todos os segmentos mantivessem suas atividades.

Este é o momento de avaliar quais destas foram benéficas para o desempenho de seu negócio e merecem permanecer quando a pandemia terminar, podendo até mesmo ser aprimoradas.

Tal verificação deve contemplar não apenas o retorno financeiro destas alterações, mas projeções deste retorno em um cenário de funcionamento normal, bem como o seu custo-benefício em termos de:

  • Produtividade;
  • Eficiência;
  • Aprimoramento da experiência do consumidor;
  • Etc.

Afinal, estas transformações, que ocorreram forçosamente em muitas empresas, obrigando seus gestores a saírem da inércia e investirem em novas modalidades de atuação, podem ser muito importantes para manter a competitividade do seu negócio no mercado pós-pandemia.

Cuide do seu estoque e da cadeia de transportes

Caso você trabalhe com estoque, armazéns e transporte de mercadorias, chegou o momento de verificar as flutuações na entrada e saída de itens, bem como em sua validade.

Com base nestas informações, você pode renegociar preços e prazos com fornecedores e preparar sua logística para o aumento de demanda projetado para o seu setor com o fim da pandemia.

Além disso, este é o momento de preparar promoções. Elas podem não só ajudar a escoar produtos próximos de perecer ou se tornar obsoletos, mas também a alavancar seu negócio durante a retomada, fidelizando clientes antigos e conquistando novos consumidores.

Benchmarking: mais importante do que nunca

Benchmarking é uma prática importante para a rotina gerencial de qualquer empresa que deseje liderar em seu segmento. Mas agora, o estudo dos processos e da gestão da sua concorrência é imprescindível.

Pesquise seu mercado e aprenda como as outras empresas do setor estão atuando durante a quarentena, modificando seus modelos de negócios, se preparando para a retomada e se adaptando às novas exigências do consumidor.

Assim, você pode identificar oportunidades e gargalos com mais eficiência, aumentando a rapidez com que seu negócio se adapta à nova realidade.

Escute seu cliente

Estar atento às necessidades e dores do seu cliente é sempre fundamental. No entanto, o temor da contaminação, os novos hábitos de higiene, o distanciamento social e a crise econômica provocaram profundas mudanças no comportamento do consumidor.

Por isso, procure seus clientes e descubra o que eles estão sentindo, bem como o que esperam da sua empresa:

  • Analise razões que levaram seus clientes a deixarem de comprar;
  • Descubra o que pode fazer para reverter este quadro;
  • Verifique com os clientes que continuaram ativos porque não deixaram de recorrer à sua empresa;
  • Questione os clientes ativos acerca do que acreditam que pode melhorar no atendimento e nos produtos e serviços;
  • Pesquise quais são as expectativas deles para após a pandemia.

Elabore um plano de Marketing

Tenha em mente que o objetivo deste plano deve ser contornar os desafios trazidos pela quarentena para o seu negócio, sanando eventuais déficits e acelerando a retomada. Assim, foque em promover produtos e soluções de forma direcionada, com muita atenção ao ROI (Retorno Sobre o Investimento) de cada ação.

Para o planejamento de Marketing deste momento, também é preciso que você tenha atenção ao tom de voz das suas campanhas. Ignorar o teor dramático da pandemia de Covid-19 pode não ser a melhor solução.

Continue focando em um discurso que promova sua empresa como parceira do cliente, mesmo nos momentos mais difíceis.

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Escrito por eGestor
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