como fazer a sua empresa crescer

Muitos micro e pequenos empresários desejam promover o crescimento de suas respectivas empresas, entretanto acabam não encontrando boas alternativas para viabilizar este processo. Uma das razões para a dificuldade de crescimento é a limitação financeira devido ao fato de o negócio estar em um estágio inicial. Mas apesar disso, é possível pensar em ações para o crescimento empresarial mesmo sem gastos elevados. É preciso estudar as possibilidades, estimular a criatividade e é claro, fugir da zona de conforto. Quer saber como fazer a sua empresa crescer gastando pouco dinheiro? Selecionamos 10 dicas que podem te ajudar.

Tenha uma forte presença na internet

Em meio a era digital, os consumidores cada vez mais utilizam as redes sociais para buscar ou ficar por dentro de informações referentes a produtos ou serviços.

Essas plataformas são uma maneira extremamente barata e acessível para divulgar a sua marca, aumentar o engajamento com o público e alavancar o número de clientes, aumentando assim o posicionamento e notoriedade de sua empresa no mercado.

Por isso, explore todos os recursos possibilitados por estas plataformas. Tenha um bom website, que possua um layout agradável para os leitores, com informações precisas e sempre atualizadas. Redes sociais como Twitter, Facebook e Linkedin, por exemplo, também devem receber máxima atenção da sua empresa.

Produza conteúdo de qualidade e faça um bom gerenciamento dessas plataformas, já que são redes sociais que possuem um grande número de usuários, e tornam o acesso as informações de seu negócio muito mais facilitado.

Faça pesquisas com seus clientes

Mesmo em caso de você não possuir ainda um número tão expressivo de clientes, é preciso conhecê-los e entender os principais motivos que levaram a buscar o seu produto ou serviço, bem como procurar saber o que eles acreditam que ainda pode ser melhorado.

Saber a visão que os clientes tem da sua empresa é importante, pois assim você terá conhecimento do que pode ser aprimorado, e do que está funcionando de uma forma satisfatória. Além disso, os seus atuais clientes possuem interesses semelhantes ao público que você está procurando vender e sabem o que poderá fazer sucesso.

Desenvolva networking

Além da atração de novos clientes, a internet possibilita o contato com outras empresas, favorecendo assim a troca de experiências e a formação de possíveis parcerias empresarias que podem ser extremamente benéficas para as partes envolvidas.

Essa troca de experiências também pode ocorrer por meio da participação em eventos ligados ao empreendedorismo, que são de grande valia para aumentar a visibilidade de sua empresa e criar uma nova rede de contatos. Essa troca de experiências de negócios e ampliação da rede de contatos, é o que chamamos de networking.

Invista na capacitação e crescimento de seus funcionários

É importante com que você estimule o crescimento profissional de seus colaboradores dentro de sua própria empresa. Invista na capacitação de seus funcionários através de cursos online e totalmente gratuitos.

Esse processo de treinamento corporativo fará com que seus funcionários percebam que você não está preocupado somente com o crescimento da empresa, mas também com o desenvolvimento e qualificação de cada um deles.

Outra forma de motivar os funcionários é elaborar planos de carreira, que estabeleçam possíveis aumentos salariais e até promoções de cargo dentro da empresa em caso de destaque no desempenho dos profissionais.

Investir na capacitação e estimular o crescimento dos profissionais responsáveis pela parte operacional de seu negócio tende a aumentar a produtividade da empresa de uma forma geral.

É preciso deixar claro para os funcionários que o crescimento da empresa também irá refletir no crescimento profissional de cada um deles.

Guia de Gestão de Equipes

Faça uma gestão ampla

Se a sua empresa ainda está um uma fase inicial do negócio, é bastante provável que você não possua capital para contratar especialistas para gerir os seus recursos humanos, a sua parte financeira e o seu marketing, por exemplo.

Por isso, você como gestor de uma micro ou pequena empresa também deve buscar o máximo de capacitação para cuidar de absolutamente todos os aspectos da empresa.

Além de economizar em gastos com profissionais específicos para essas funções, você se torna um gestor mais completo e desenvolve a sua liderança nos mais variados aspectos que envolvem a empresa. Obviamente que em caso de crescimento, a a formação de setores específicos para gerir estas questões é absolutamente necessário.

Informatize a gestão financeira

Muitas empresas se veem obrigadas a fechar as portas por não ter um adequado controle dos seus processos financeiros. Com o auxílio de um bom sistema de gestão empresarial como o eGestor, que possui um ótimo custo-benefício, o processo de controle financeiro fica muito mais facilitado.

Com o sistema é possível fazer o controle de todas as contas a pagar e a receber, cadastrar todas as movimentações financeiras referentes a entradas ou saídas, além de fazer uma frequente mensuração de resultados através de relatórios de fluxo de caixa e DRE, dentre muitos outros.

eGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Evite gastos desnecessários

Com um rigoroso controle de todos os gastos da sua empresa, é possível enxergar com mais clareza a origem de cada um deles e perceber possíveis despesas desnecessárias que podem ser cortadas do orçamento para ser investidos em outras áreas mais importantes do seu negócio.

Estabeleça metas

Uma empresa sem metas é uma empresa sem ambição e sem perspectiva de crescimento. É impossível pensar em crescimento sem saber aonde realmente se deseja chegar.

O estabelecimento de metas além de servir como um caminho a ser seguido para o crescimento da empresa no mercado, é essencial para a motivação dos funcionários, que devem ser devidamente recompensados com o cumprimento de cada uma delas.

Mas é importante não confundir ambição com impossibilidade. Conheça a fundo a sua empresa e as habilidades de cada funcionário para estabelecer objetivos que sejam totalmente exequíveis e estejam de acordo com a realidade de sua empresa.

Aposte em estratégias de fidelização

Para qualquer empresa, antes de pensar em captar novos clientes, é essencial que se mantenha os clientes atuais. Em caso de micro e pequenas empresas a fidelização de clientes é ainda mais imprescindível.

Mantendo seus clientes satisfeitos, você terá a garantia de que eles voltarão a procurar o seu produto ou serviço em caso de necessidade, além de criar uma boa imagem no mercado, a medida em que esses clientes fiéis irão divulgar a sua marca para outras pessoas, o que consequentemente pode ocasionar um aumento ainda maior em suas vendas.

Por isso, o ideal é que a sua empresa realize um bom atendimento pós vendas, procurando identificar se o cliente teve as suas necessidades solucionadas pelo seu produto ou serviço.

Estude a concorrência

É importante estar sempre atento ao mercado. Faça uma cuidadosa análise de concorrência, identificando o que as empresas do seu nicho de mercado tem feito de positivo para atrair clientes, de forma a espelhar-se e extrair os seus pontos fortes. Da mesma forma, identificar aspectos em que a concorrência deixa a desejar pode ajudar a criar um diferencial para a sua empresa!

Gostou do texto? Que tal começar a aplicar essas dicas no dia-a-dia de sua empresa? Baixe o nosso e-book disponibilizado abaixo e fique por dentro de ainda mais dicas para o crescimento do seu negócio!

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Escrito por eGestor
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