Como fazer uma ordem de serviço?

Atualmente o setor de serviços representa quase 70% do PIB do país, atuando como o motor da economia para a criação de empregos. No entanto, para que as empresas da área funcionem de maneira eficiente, é essencial dar atenção a um documento em particular: a ordem de serviço!

Quer saber mais sobre a importância desse documento para sua companhia? Então acompanhe agora mesmo o nosso artigo para aprender a gerenciar suas ordens de serviço de forma simples e eficiente, analisando qual é a melhor maneira de administrar esses relatórios. Confira:

O que é uma ordem de serviço?

A ordem de serviço é um documento que formaliza detalhadamente todo e qualquer serviço prestado por uma empresa a um cliente. Esse documento tem como objetivo, além disso, indicar quais serão os materiais usados no desenvolvimento da ação e registrar o tempo de duração do serviço, a fim de calcular o preço trabalhado da mão de obra.

A ordem de serviço é de suma importância tanto para os funcionários quanto para a empresa, afinal, ela guarda todos os dados relevantes para a execução do serviço, servindo como fonte de consulta para o empregado, enquanto também é útil para que a companhia mantenha o registro de todas as suas atividades para fins de contabilidade.

Busca um software para controlar Ordens de Serviço? Conheça o eGestor.

Guia de Otimização de Processos

É importante usar um sistema informatizado?

A forma mais eficiente de se utilizar a ordem de serviço como uma ferramenta de organização para a empresa é por meio de um sistema gerenciador. Utilizando essa ferramenta integrada é possível criar ordens de serviço organizadas e de fácil entendimento, contendo todas as informações relevantes para a realização do trabalho e a manutenção do controle dos serviços prestados.

A principal vantagem em se utilizar um sistema integrado para gerenciar suas ordens de serviço é a possibilidade de relacionar essa ferramenta com outras áreas da empresa, como o controle de estoque e a gestão financeira, por exemplo. Assim é possível entrar no programa após a realização do serviço, atualizar o estoque — devido aos materiais que foram usados — e dar baixa no seu fluxo financeiro. Tudo por meio do mesmo sistema!

Além disso, ao utilizar um recurso integrado, elimina-se toda a papelada de inúmeras ordens de serviço, passando a gerenciar todos os relatórios virtualmente, poupando trabalho e organizando os dados da empresa. Dessa maneira você poupa um tempo precioso que seria gasto com burocracias desnecessárias para se dedicar a atividades mais importantes da companhia.

Agora comente aqui e nos conte como você gerencia suas ordens de serviço! Já utiliza um sistema automatizado ou ainda se atola em papelada? Compartilhe suas experiências e impressões conosco!

Conheça o eGestor, um software online de gestão de micro e pequenas empresas.

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br