Como fazer uma planilha de vendas?

As vendas impactam diretamente no financeiro, assim como no estoque, nos fornecedores e,  na verdade, em toda a empresa. Sem um bom controle de vendas pode-se perder as rédeas do negócio e acabar em dificuldades financeiras difíceis de serem superadas — como a falta de estoque para manter a operação, o atraso no pagamento de fornecedores por rombo no caixa e a ausência de capital de giro para manter a empresa em pleno funcionamento.

E é por isso que investir em ferramentas que ajudem na gestão da empresa e melhorem a produtividade e a confiabilidade dos dados lançados é simplesmente essencial. Uma boa planilha de venda pode ser exatamente a solução que você buscava para manter seus negócios sob controle. Quer conhecer melhor o que esse recurso pode fazer por sua empresa? Então confira agora mesmo nosso artigo:

Planilha de controle de estoque gratuita para download

O que apurar a partir de uma planilha de venda

São diversos os dados norteadores do setor financeiro da sua empresa que são advindos das vendas, não é verdade? E é por isso que é super importante que você aprenda como fazer planilha de vendas!

Com essa ferramenta, você pode visualizar o volume de vendas por dia, por semana ou por mês, pode ainda verificar o volume de vendas por vendedor e determinar se a equipe está batendo a meta ou não, pode ter, em poucos segundos, todo o faturamento mensal da sua empresa listado, pode saber o ticket médio das vendas e ainda identificar a sazonalidade do seu negócio, quando as vendas caem e quando elas são mais intensas.

Com uma planilha de venda feita sob medida para o seu negócio, você consegue mensurar melhor seus resultados e identificar possíveis pontos de adequação para uma melhor utilização dos recursos financeiros da sua empresa, o que contribui para manter a companhia cada vez mais competitiva no mercado.

Como fazer planilha de vendas

Se você já tem alguma afinidade com ferramentas de planilhas eletrônicas — como o Excel ou o BrOffice Calc, por exemplo —, fica bem fácil criar a sua própria planilha de venda. Para isso, basta abrir o aplicativo e, em cada coluna, inserir os dados de que você necessita para fazer seu controle de vendas adequadamente.

Um exemplo simples seria: controle – data – produto – valor – quantidade – total – vendedor. Claro que você pode alterar, substituir ou incrementar essas colunas de modo que a sua planilha de venda fique mais adequada às suas demandas. Alguns outros dados que podem ser inseridos nesse modelo são o nome do cliente, o número da nota fiscal, o número de vezes em que a compra foi parcelada e a previsão de pagamento para compras a prazo.

O que se ganha ao fazer planilha de vendas

Ao aprender como fazer planilha de vendas você começa a colocar seus negócios em ordem, organiza suas entradas e saídas de dinheiro e melhora a gestão da sua empresa com uma ação simples, mas que vai otimizar ao máximo seu trabalho e manter o controle por muito tempo.

Além disso, você pode criar outras planilhas, relativas, por exemplo, ao fluxo de caixa, ao controle do estoque e ao processo de produção, a fim de integrá-las para que todas se tornem um controle muito mais completo, uma ferramenta de apoio real à gestão do seu negócio.

Ainda sente que mesmo aprendendo como fazer uma planilha de vendas pode ter dificuldades em manter a sua atualizada? Não se preocupe, existem maneiras mais fáceis e rápidas de fazer seu controle de vendas, de fluxo de caixa, de pagamentos e de estoque: conheça já o eGestor e mude completamente a gestão da sua empresa — obviamente para melhor!

E não deixe de comentar aqui e compartilhar conosco suas impressões e experiências! Ficou ainda alguma dúvida ou tem uma sugestão a dar? Divida-as conosco e participe da conversa!

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br