fbpx

Como funciona uma assessoria contábil?

Uma assessoria contábil é uma empresa especializada na prestação de serviços de contabilidade a outras empresas. O serviço de uma assessoria contábil é bastante flexível quanto à abrangência e quanto ao preço. Este serviço depende de vários fatores, como tamanho e categoria tarifária da empresa contratante.

Esses fatores determinam o tamanho das necessidades dessa empresa e é com base nelas que vai se dimensionar o formato do serviço prestado. Por exemplo, uma empresa pequena não requer um serviço complexo de análise de balanço e assessoria financeira. Ao contrário de empresas de grande porte, que podem ter um departamento de contabilidade e mesmo assim recorrer ao serviço de um escritório conceituado e capacitado para lidar com as complexas questões tributárias e trabalhistas impostas pela legislação.

20 mil reais por mês revendendo egestor

Quanto maior e mais complexo o negócio, mais a contabilidade deixa o papel de mero registro para fins fiscais e se transforma em ferramenta de gestão. Com base em informações analistas e de alto valor estratégico para a empresa.

O que é contabilidade

Muitas definições serão encontradas para contabilidade, mas de forma a tornar o conceito legível, a contabilidade é um mecanismo de controle das movimentações e variações financeiras, numéricas e patrimoniais da empresa. Cabe à contabilidade realizar o registro de todas as operações que de alguma forma impactam o caixa ou o patrimônio da empresa.

Por exemplo, quando uma empresa fabrica e vende uma mercadoria, a contabilidade registra todos os valores monetários envolvidos nesse processo. Na fabricação, são contabilizados os custos de produção. Já no ato da venda, o valor da venda é contabilizado, assim como o imposto incidente sobre ela.

Em outras palavras a contabilidade é um mecanismo de controle para a empresa. É possível que, a partir dos registros contábeis, seja emitido um relatório que aponte o resultado operacional dentro de um determinado período, instrumento importante para que os gestores das diversas áreas possam fazer ajustes em suas metas para alinhá-las a uma melhor performance organizacional.

Cabe ao contador conhecer não só as técnicas de contabilidade, mas todas as regras tributárias, fiscais e trabalhistas. Seja para fins de escrituração, seja para fins de planejamento, seja para salvaguardar os interesses e a segurança da empresa, através do cumprimento da legislação e recolhimento correto dos impostos.

O contador é um consultor

Como parece claro, o contador é um consultor e uma assessoria de contabilidade deve ter bem claro esse paradigma. Porque as empresas buscam acima de tudo, orientação e amparo de alguém qualificado para entender e solucionar os diversos problemas relacionados à contabilidade e às atribuições de um contador.

Uma ótima relação entre o contador e o cliente pode começar já na abertura da empresa. O contador vai auxiliar na hora da contratação de funcionários, a partir do cálculo da despesa agregada à Folha de Pagamento, na hora de fazer um eventual reenquadramento tributário e, como já abordado, no caso das grandes empresas, na análise dos resultados financeiros, à qual sucede um parecer e recomendações para que se proteja a saúde financeira e patrimonial da empresa.

Quais são os serviços de uma assessoria de contabilidade

1 – Constituição, legalização e abertura de empesas

Cabe à assessoria de contabilidade amparar o empreendedor nesse momento tão delicado que é a abertura de uma empresa.

A assessoria de contabilidade obterá junto ao cliente todas as informações necessárias relacionadas aos dados do empreendedor, documentação e características do negócio. De modo a poder definir qual a categoria tributária mais adequada dentro da perspectiva de custos.

É a assessoria de contabilidade a responsável por fazer o registro do contrato social e obter o alvará para funcionamento da empresa. Além de fazer o registro da empresa junto aos órgãos federais, estaduais e municipais. Um bom trabalho de consultoria é aquele no qual o cliente não precisa se preocupar com esses pormenores e sim com o seu negócio.

2 – Alterações Contratuais

Ao longo do caminho, as empresas sofrem mudanças. Essas mudanças impõem alterações contratuais, que geram um novo processo burocrático. A assessoria de contabilidade cuida disso. Algumas mudanças que podem ocorrer e devem ser registradas junto aos órgãos competentes são, por exemplo: aumento ou redução de capital, novos sócios, mudança de endereço, mudança no objeto social da empresa, etc.

3 – Assessoria Fiscal

Uma das mais complexas tarefas dentro de uma organização é a administração da questão fiscal. A assessoria de contabilidade oferece apoio ao cliente para que tudo seja feito da forma correta. É comum, inclusive, que as assessorias de contabilidade tenham interferência no âmbito da TI das empresas, uma vez que as ferramentas tecnológicas são essenciais para facilitar o trabalho, a partir da definição de parâmetros universais para as diversas operações fiscais.

Alguns impostos são extremamente complexos, como é o caso do ICMS, que tem alíquotas diferentes em cada estado e diversas faixas tarifárias dependendo da natureza do produto e da atividade. A assessoria de contabilidade orienta o cliente acerca de processos como emissão de notas fiscais e recolhimento de impostos.

4 – Assessoria para adequação de TI (Outsourcing)

Foi abordado acima que é comum empresas de assessoria de contabilidade interferirem na esfera da tecnologia da informação nas empresas que contratam seus serviços. Isso acontece porque essas empresas possuem o expertise no manuseio dos processos contábeis dentro de um ambiente de TI. A expectativa e objetivo da assessoria à aplicação dos recursos de TI à contabilidade é a integração total das rotinas e informações contábeis.

Qual o benefício decorrente da transformação desse em resultado?

É muito simples. Há ganho de tempo e produtividade para todos, mais ainda se houver uma integração entre o escritório e o cliente via sistema, uma solução que se tornou até comum a partir das novas tecnologias digitais e de telecomunicações.

Dentro dessa perspectiva, espera-se que o sistema de TI seja capaz, através do seu módulo financeiro, ou ainda que seja exclusivamente um sistema financeiro, de fazer os diversos controles, tais como o de contas a pagar e receber, o fluxo de caixa, o controle bancário, a conciliação de contas, o fluxo de compras e vendas, e, por fim, que esse sistema tenha o recurso de preenchimento e emissão de notas fiscais.

É importantíssimo que exista esse sistema. É ele que fornecerá uma visão única aos gestores da empresa, internamente, mas também ao escritório de contabilidade, evitando divergências de relatórios. Mais à frente será visto a importância da integração, também, da folha de pagamento ao sistema.

5 – Balancetes, balanços e outros documentos contábeis

Os balancetes e balanços são documentos contábeis que oferecem aos gestores a posição da empresa. O balanço é um documento anual, que retrata o resultado financeiro do exercício e as variações patrimoniais da empresa dentro daquele período. É com base no balanço que são feitas todas as análises e recomendações aos gestores.

O balancete é um documento de controle para prazos menores. Geralmente, as empresas publicam balancetes trimestrais. Os balancetes fornecem a situação da empresa, apontam ameaças, correções de rumo e caminhos a serem seguidos. Os outros documentos e demonstrativos contábeis que fazem parte da rotina das empresas são o livro diário, razão, composição dos saldos das contas e conciliações bancárias.

6 – Processamento de folha de pagamento

Ainda que as responsabilidades sobre os recursos humanos recaiam sobre departamento de pessoal, a folha de pagamento é um aspecto sensível para a responsabilidade.

É fundamental que haja a integração entre os registros feitos pelo departamento de pessoal e a contabilidade, de modo que esses registros ocorram no mesmo sistema, alimentando o mesmo banco de dados e abastecendo a contabilidade com informações relacionadas a impostos, 13o, férias, distribuição nos lucros, rescisões, pró-labore e tudo que esteja ligado à política de remuneração e obrigações trabalhistas.

Havendo essa integração, mediante a correta alimentação do sistema, o resultado é que os registros contábeis automatizados serão gerados automaticamente. Suprimindo um demorado e desgastante processo.

Veja mais sobre contabilidade no Dicionário de Contabilidade do eGestor!

Resumo

Como se pode comprovar, o serviço de uma assessoria de contabilidade não só é bastante mais complexo do que se possa imaginar quanto à sua concepção e execução, mas também quanto aos benefícios proporcionados aos clientes. Algumas empresas, de forma muito astuta, no bom sentido, já integram o serviço de assessoria de contabilidade com assessoria de marketing.

Os tempos atuais, que são receptivos a novidades como a economia compartilhada e às alianças estratégicas, sugerem que empresas e profissionais unam formas e competências para auxiliar de forma abrangente às pequenas, médias e grandes empresas. Seria algo como imaginar que um único cliente pudesse contar, em um único contrato, com diversas competências que não conta dentro de seus quadros, num composto de assessoria jurídica, contábil, de marketing e TI, por exemplo.

É uma ideia que transmite segurança ao cliente, que sugere uma sensação de amparo. É essa a função da assessoria de contabilidade. É fazer com que o cliente se sinta amparado. Em alguns casos, as empresas de assessoria de contabilidade assumem totalmente a parte administrativa e operacional das empresas, ficando ao seu encargo os registros e as rotinas.

O cliente só recebe os relatórios. É como ter alguém cuidando de um aspecto do negócio no qual o empreendedor não é especialista e, de qualquer modo, não faz parte de sua atividade final, enquanto este último cuida do seu negócio, sem preocupação. Só quem é empresário sabe como é inconveniente ter que lidar com rotinas que apenas tomam tempo.

Por isso, é fundamental escolher muito bem a empresa que fará a assessoria de contabilidade da empresa. É preciso que ela tenha experiência, boas recomendações e ofereça a melhor combinação de serviços.

Início 9 Contabilidade 9 Como funciona uma assessoria contábil?
Escrito em: 08/05/17
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? O faturamento é importante para a empresa porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...