Como garantir o sucesso do meu negócio e evitar a falência?

Empreender realmente assusta um pouco no começo, não é mesmo? Porém, à medida que você vai tomando consciência de tudo o que envolve seu negócio, fica mais fácil entender e traçar o caminho que o levará ao sucesso. O importante é que se esteja preparado para assumir a responsabilidade e arcar com a dedicação que um novo empreendimento merece e precisa. Então confira agora mesmo nossas dicas que vão direcioná-lo a uma gestão responsável do negócio, evitando a tão temida e indesejável falência. Ficou curioso? Confira já!

Planeje

Você precisa aprender logo que sem planejamento não há ação que perdure. Mesmo que seu negócio seja desenvolvido em casa, que você venda seus produtos para a vizinhança e que não haja nenhuma grande situação de risco, é preciso ter um mínimo de planejamento para que seu empreendimento efetivamente dê certo. Afinal de contas, seu negócio nasceu para crescer e você não quer ficar parado no tempo, certo?

Capacite-se

A gestão de um negócio exige alguns conhecimentos específicos de administração, finanças, marketing e recursos humanos, por exemplo. Assim, para que seu negócio cresça de maneira sustentável, esteja sempre em busca de capacitação. Como, a princípio, você só precisa do conhecimento mais prático, leia livros e artigos especializados, faça cursos gratuitos, presencialmente ou pela internet, informe-se sobre palestras e congressos e converse com quem tem o que ensinar. É sempre hora de aprender!

Mantenha os tributos em dia

Um dos maiores motivos pelos quais muitos empreendedores fecham seus negócios é a alta carga tributária imputada sobre as empresas no Brasil. Por isso, antes de sequer pensar em abrir seu negócio, verifique a classificação do seu ramo de atividade e busque o melhor enquadramento fiscal e tributário. Depois, já com o negócio em andamento, faça o possível — e o impossível! — para pagar todos os tributos em dia.

Separe as finanças

As finanças do seu empreendimento não podem, de maneira alguma, servir de suporte para todas as suas contas, senão você nunca conseguirá realmente chegar ao sucesso. Liste todas as despesas do seu negócio, defina um salário para si e o que sobrar deve ser reinvestido no próprio empreendimento. Entenda que o dinheiro da empresa é dela, não seu, e você não quer gastar dinheiro alheio, certo?

Planilha de controle Financeiro gratuita

Busque boas parcerias

Ninguém cresce sozinho. É preciso ter bons parceiros para manter os negócios em adequado funcionamento. Assim, escolha bem seus fornecedores e trate-os como gostaria de ser tratado. Nada de tentar levar vantagem. A relação deve ser boa para ambas as partes.

Inove

A inovação é necessária para que você mantenha seu negócio competitivo no mercado. Desenvolva novas maneiras de ofertar seus produtos e serviços, melhorar o atendimento e investir em qualidade, porque tudo isso agrega valor ao seu empreendimento, garantindo sua longevidade.

Cuide do atendimento

O relacionamento é a chave para que você mantenha bons e fiéis clientes. Invista, portanto, em conhecer melhor seus consumidores, procurando saber exatamente o que eles esperam da sua empresa. Capacite seus funcionários para que eles ofereçam o melhor atendimento possível, ganhando, assim, muitos aliados.

Controle o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é o termômetro que diz como anda sua empresa, permitindo que você planeje novas compras, reinvista e implante inovações no negócio. Sendo assim, mantenha-o em dia, realizando todos os lançamentos no exato momento em que ocorrem e acompanhando o desempenho da sua empresa ao longo do tempo.

Guarde para emergências

E se, quando você menos espera, quebra uma máquina, um funcionário estratégico pede demissão ou o mercado exige uma nova adequação? Para todas essas situações e outras que possam vir a aparecer, tenha uma reserva de dinheiro bem guardada, para que não precise comprometer seu caixa ou, ainda, seu capital de giro. Empreendedor esperto é empreendedor que se previne!

Automatize

Para garantir um controle ideal do estoque, das ordens de serviço e notas fiscais eletrônicas, além da parte financeira da empresa como um todo, que tal contratar uma plataforma online especializada em gestão empresarial? Essa atitude diminui muito a possibilidade de erros, além de facilitar e agilizar processos internos, proporcionando mais tempo para ser gasto nas demais tarefas da empresa. Então o que está esperando?

Viu como não é tão difícil garantir o sucesso do seu empreendimento e evitar a falência? Ficou ainda alguma dúvida ou tem uma sugestão a dar? Comente aqui e compartilhe suas opiniões e dicas conosco! Participe!

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br