Como identificar tendências de mercado?

O empresário, antes de se aprofundar em maiores detalhes acerca do empreendimento, deve decidir se seu negócio será voltado a um mercado já estabelecido ou se deseja explorar novas possibilidades. No primeiro caso, é bom que saiba, de antemão, que a tendência é que a margem de lucros seja um pouco menor e que o foco deve sempre estar em uma boa gestão, para que consiga, assim, oferecer um produto mais competitivo na guerra de preços.

Por outro lado, se deseja explorar novos horizontes, deve ter em mente que o risco será maior, uma vez que estamos falando de novos hábitos de consumo. Nesse caso, o empreendedor deve esperar resultados mais a longo prazo, mas se seu produto for de qualidade e cair no gosto do público, possivelmente terá uma margem de lucros maior.

Mas como identificar o que está por vir? É o que vamos conferir a seguir:

Observação e análise

Todo empreendedor é, também, um consumidor. Seus interesses de consumo pessoal, com a visita a mercados, praças e feiras, permitem que o empresário observe a atividade do ponte de vista reverso, e essa é uma boa oportunidade de analisar as deficiências — ou mesmo a ausência — de determinados produtos e serviços que poderiam agradar. Nesse sentido, o empreendedor pode ter ideias para a criação ou o aperfeiçoamento de um determinado produto, de modo a satisfazer uma necessidade ou um desejo de consumo.

Trabalho de campo

É possível que o produto idealizado por meio da mera observação não tenha, no entanto, viabilidade comercial. Isso é, pode ser que a ideia agrade muito a seu idealizador, mas não seja um bom artigo aos olhos do público em geral. Assim, é muito importante realizar pesquisas de campo, colhendo informações e delimitando as preferências dos consumidores antes de se comprometer com um investimento mais pesado.

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Transformações sociais

Estar sempre informado a respeito do que acontece no país e no mundo também é uma boa fonte para a identificação de novos mercados. Pode-se pensar, por exemplo, que o aumento da expectativa de vida no Brasil fará com que tenhamos um maior número de idosos em um futuro próximo, e isso dá ao empreendedor a oportunidade de já estabelecer uma marca forte em meio a esse segmento de mercado. Pode-se pensar, ainda, que daqui a 20 ou 25 anos, por exemplo, o número de idosos que se sente confortável em utilizar a internet e realizar compras on-line cresça, fazendo com que a oferta on-line de produtos voltados para a terceira idade seja uma boa aposta.

Inspiração, intuição e sensibilidade

Nem todos os ingredientes necessários ao reconhecimento de possíveis tendências podem ser racionalmente expostos. Há sempre elementos subjetivos para o sucesso dessa receita, fatores que variam de pessoa para pessoa. O importante é que o empreendedor encontre seu próprio processo, com o qual se sinta absolutamente confortável. Muitos optam por viajar e observar hábitos de outras culturas e regiões, por exemplo. Já outros escolhem debater ideias com um grupo de amigos ou aperfeiçoar os modelos com seus sócios. O importante é que o processo funcione para você.

Pode-se afirmar, por fim, que identificar tendências de mercado é trabalhar com o futuro, que, muitas vezes, reserva as mais variadas surpresas. Entretanto, sabe-se que, quanto maior for o risco, maior será também a recompensa. Ademais, muitos investimentos podem ser realizados com alguma margem de segurança, desde que esteja alinhado com um bom trabalho de pesquisa e de análise do mercado.

E então, já descobriu o que funciona para você? Tem alguma sugestão para enriquecer nossa lista? Comente aqui e compartilhe suas experiências e opiniões conosco!

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