Como montar um aluguel de som e luz para festas

O mercado de aluguel de som e luz para festas é um setor que tem ganhado grande importância nos últimos anos, conquistando cada vez mais clientes que buscam realizar eventos grandes ou pequenos sem ter de se preocupar com estes detalhes.

Isto faz com que o setor seja repleto de oportunidades, permitindo que se cubra uma grande diversidade de eventos, desde reuniões familiares, festas de aniversário, casamento, ou eventos empresariais, festas de fim de ano, entre outros.

No entanto, esta grande gama de oportunidades faz com que o planejamento seja ainda mais fundamental para o sucesso de uma empresa de aluguel de luz e som, pois é necessário que se preveja os tipos de eventos que serão atendidos, a estrutura que deverá ser colocada à disposição de seus clientes, bem como a previsão de quantos eventos poderão ser atendidos simultaneamente, resultando assim diretamente no sucesso futuro da empresa.

Planejamento e estratégias a serem adotadas

O primeiro passo do planejamento para que se monte uma empresa de aluguel de som e luz para festas é a análise de mercado, ou seja, a definição de quais os tipos de eventos esta empresa cobrirá, o que implicará diretamente no investimento a ser realizado e a infraestrutura necessária para que o serviço prestado aos clientes seja o melhor possível.

Após esta análise e a definição de quais eventos a empresa estará apta a prestar seus serviços, deve ser feita a compra dos equipamentos que deverão ser alocados em local seguro para que não tenham seu funcionamento comprometido. Desta forma, deve ser providenciado um local próprio para a empresa, sua sede, onde serão armazenados tais equipamentos. Vale ressaltar que, quanto maior a empresa e mais eventos estiver disposta a atender simultaneamente, maior deverá ser a quantidade de equipamentos desta empresa.

É importante também que se considere a localização da sede desta empresa, o local onde serão guardados seus equipamentos. O local deve contar com boa segurança, além de ser levado em conta o processo logístico de como facilitar a retirada destes equipamentos para que se leve aos clientes de forma a atendê-los rapidamente.

Com os equipamentos prontos e feita a análise inicial de mercado, deve ser montada a equipe de trabalho da empresa. Este é um passo essencial para o sucesso, pois apenas com uma equipe qualificada e apta para realizar o trabalho poderá ser oferecido um serviço de qualidade ao cliente. Nesta etapa, é preciso definir quantos funcionários serão necessários para as diferentes etapas de trabalho, como recepção de clientes, montagem de equipamentos e equipe de manutenção.

Além de uma seleção criteriosa para a composição da equipe de trabalho, é necessário também que se invista em constantes cursos de atualização destes funcionários, garantindo que, mesmo com o passar do tempo e a implementação de novos equipamentos que possam vir a surgir no mercado, a qualidade do serviço oferecido continuará sendo de alta qualidade.

Com todos os passos de planejamento realizados, e tanto a equipe, quanto os equipamentos prontos para atender o público, deve ser iniciado o trabalho de divulgação da empresa de aluguel de luz e som para festas e eventos. Como toda empresa em início de trabalho, este é um passo muito importante para o sucesso, pois apenas por meio da divulgação o público-alvo poderá conhecer os serviços oferecidos por uma nova empresa no mercado.

Nos primeiros meses de atendimento, até que a empresa consolide seu nome no mercado, uma boa alternativa é a realização de preços promocionais, descontos ou outros tipos de promoções que levem os clientes a conhecer o serviço prestado. Com o passar do tempo e a solidificação da marca desta empresa no mercado, outros tipos de promoções podem ser trabalhadas, visando alcançar a fidelidade de sua clientela.

Desta forma, mantendo seus clientes fiéis ao serviço prestado por sua empresa, se ganha também uma importante ferramenta de divulgação, a conhecida propaganda boca a boca, na qual um cliente passa a outro a qualidade do serviço, atraindo assim novos clientes ao mesmo tempo em que se mantêm a fidelidade daqueles que já conhecem o trabalho realizado.

Ebook Crescimento Empresarial

Controle financeiro

Mesmo após o início dos trabalhos, não se deve haver nenhum descuido da parte de planejamento, especialmente do setor financeiro da empresa. Um controle financeiro é essencial para que não se comprometa o futuro da empresa, com investimentos mais altos do que o retorno.

Embora seja uma tarefa trabalhosa, o controle financeiro pode ser muito facilitado pelo uso de softwares de gestão, que auxiliam neste controle. Um exemplo de software de gestão que pode ser utilizado para este controle é o eGestor, que permite que sejam visualizados todos os números da empresa.

O uso deste software e o controle financeiro é fundamental para que se acompanhe a lucratividade e a rentabilidade da empresa a cada determinado período de tempo, evitando assim surpresas desagradáveis no setor financeiro que poderiam comprometer seriamente a saúde financeira do empreendimento, podendo levá-lo até mesmo à falência em casos mais graves.

Além da segurança proporcionada pelo controle financeiro, este acompanhamento pode representar também a oportunidade de se avaliar o momento certo para novos investimentos na empresa, aumentando o número de equipamentos ou funcionários, de modo a atender um número maior de clientes e, consequentemente, aumentar os ganhos e lucros da empresa.

Desta maneira, seguindo os passos de planejamento, traçando estratégias que estejam dentro de seu alcance e mantendo um rigoroso acompanhamento financeiro de sua empresa, um serviço de aluguel de luz e som para festas e eventos pode se tornar um empreendimento de grande sucesso, sendo lucrativo e rentável a médio, curto ou longo prazo de acordo com os investimentos realizados, alçando sua empresa a uma marca de sucesso firmada neste setor do mercado.

Ebook manual de como abrir uma empresa

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br