estoque de couro

O curtimento do couro é uma técnica antiga feita pelos primeiros povos, produzida com produtos que evitassem a putrefação da pele, utilizando materiais naturais. O couro é utilizado para confecção de peças como bolsas, calçados, artigos para carro, peças do vestuário, carteiras, entre outros.

Os produtos feitos por este material são muito valorizados por sua durabilidade e qualidade. Possuem alto valor, não apenas monetário, como também de custo-benefício. O mercado de couro no Brasil é vasto e crescente a cada ano.

Antes de se pensar em começar uma empresa de curtimento, alguns detalhes devem ser anotados para economizar no gasto de materiais e processos.

Ramo de atuação

Antes de começar o seu negócio, especifique com qual material deseja trabalhar. Atualmente existem vários tipos de couro (suíno, caprino, bovino e o couro retirado de animais aquáticos) e para cada tipo, um processo químico diferente. Os processos variam de acordo com a idade do animal. A economia de processos agiliza na produção.

Localidade

Nesse setor, o espaço que deve ser considerado importante não se resume apenas entre as quatro paredes dentro da empresa, mas tudo ao seu redor. Uma empresa deve estar atenta a todas as informações referentes ao seu ramo de atuação. No caso do curtimento, onde estão os melhores fornecedores, a melhor matéria-prima, qual o melhor lugar para implantar a sua sede, etc.

A empresa deve estar situada onde há grande oferta de matéria-prima de qualidade. Todas as áreas de atuação comercial possuem grandes polos com abundância de ofertas de produtos e fornecedores. No caso do Brasil, estes polos de curtimento se localizam na região sul, assim como no Pará e também em Goiás, tendo todos eles criadouros de qualidade.

Espaço físico

Após escolher a melhor região, deve-se mensurar o espaço físico necessário para montar uma empresa de curtimento. Para isso são necessários, pelo menos, 80 m². Esse espaço é para os equipamentos que deverão ser adquiridos. Também deve-se levar em consideração o quadro de pessoal, movimentação de produtos, estoque, segurança e áreas extras.

Excluindo áreas como escritório e espaço para os funcionários, o restante do espaço deverá ser dividido entre:

  • Sala para a preparação do couro;
  • Sala para secagem das tiras, escorrer o sangue e higienização;
  • Sala usada para salgar as peças e secagem em ganchos (deve ser uma sala diferente da sala de secagem para escorrer o sangue);
  • Sala para cortar, finalizar e enviar as peças para os as indústrias.

Capital inicial e maquinário

Para inciar um curtume, o valor do investimento gira em torno de R$ 200 mil. Uma grande parte desse valor é resultante dos custos investidos em maquinário. Por ser um ramo muito específico de atuação, o curtimento é considerado um investimento de porte médio e de capital razoável.

Para montar uma empresa com equipamentos, algumas máquinas são consideradas básicas e indispensáveis. São elas:

  • Estufa com ar quente;
  • Máquina de descarnar;
  • Esmeril;
  • Máquina de amaciar;
  • Prensa hidráulica;
  • Fulão;
  • Rebaixadeira;
  • Secador a vácuo;

Ebook Crescimento Empresarial

Fornecedores

Assim como em todo negócio, um dos primeiros passos é fazer uma cartela de fornecedores. Nessa cartela deve constar todas as informações de contato pertinentes.

Esses fornecedores deverão ser de confiança, pois o estoque deverá ser constantemente abastecido, sem perda de cargas e prazos. Sempre negociar diretamente com o fornecedor para conhecer o seu jeito de fazer negócios, entregas e qualidade de seus produtos. A negociação diretamente com o fornecedor garante bons preços e melhores peças.

Além dos fornecedores especializados, os frigoríficos também podem fornecer as peles necessárias. A desvantagem de se procurar os frigoríficos é a necessidade de sempre verificar como está sendo feito o corte da peça, pois um corte mal feito pode estragar o trabalho final.

Clientes

Assim como há a necessidade de se anotar todos os seus fornecedores, o mesmo deve ser feito com a lista de clientes. Para começar a montar essa lista, deve-se pesquisar os arredores de onde a empresa está localizada, os possíveis negócios que utilizariam o couro, como, por exemplo, indústrias têxteis para a construção de peças do vestuário ou couro para automóveis, indústrias de bolsas e sapatos, entre outros artigos em couro.

Veja um artigo sobre Marketing para pequenas empresas.

Documentação legal

O ramo de curtimento possui várias leis de proteção que devem ser seguidas, pelo manuseio com animais, descarte de dejetos e segurança. Além de multas, no caso de se trabalhar com peles de cobras, por exemplo. Antes de iniciar os projetos da empresa, deve-se ter:

  • Alvará de funcionamento emitido pelo órgão responsável;
  • Licença ambiental para o sacrifício de animais;
  • Licença do Corpo de Bombeiro referente à segurança do trabalho;
  • Licença da vigilância sanitária na higienização de ambiente de trabalho.

Por ser uma atividade que manuseia pele de animais com resíduos de sangue, o ambiente onde é efetuado o curtume costuma apresentar fortes odores de putrefação que incomodam. Por isso, deve-se ter um descarte correto dos resíduos com a queima ou compostagem dos materiais. Esses processos minimizam os odores de resto de produto.

Deve ser feita também uma higienização profunda da sala de secagem, já que o sangue escorrido pode ficar no chão e assim atrair moscas, bactérias e outros tipos de contaminação. Atente-se ao descarte consciente e apropriado, pois o descumprimento dessas normas pode resultar no fechamento do estabelecimento.

Softwares de gestão

Como visto, uma empresa de curtimento requer muito gerenciamento, que muitas vezes pode atrapalhar a agilidade dos processos, como manusear planilhas físicas de estoque, manter agenda do fluxo de caixa, contatos de fornecedores e demais documentações necessárias para o crescimento do seu negócio.

Pensando nisso, foi criado o sistema de gestão eGestor, não sendo necessária a instalação no computador. O sistema agiliza os seus processos, organiza as suas planilhas e dispõe todas as informações de maneira fácil e intuitiva. Visite-nos: https://www.egestor.com.br.

Gostou do texto? Deixe um comentário!

Ebook manual de como abrir uma empresa

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br