fbpx

Como montar uma loja de jóias e semijoias? Veja 8 dicas

O mercado de jóias e semijoias nunca sai de moda. Não importa quanto tempo passe, presentear alguém ou a si mesmo com este tipo de acessório é sempre uma boa pedida. Por isso, apostar neste tipo de negócio também pode ser uma excelente oportunidade para quem deseja empreender sem correr grandes riscos.

Pode ser extremamente vantajoso investir neste tipo de empreitada. Primeiro porque há uma grande diversidade de jóias e semijoias: pulseiras, anéis, brincos, colares, tornozeleiras, relógios, cordões e muito mais, e o público também pode variar bastante. Tudo depende do tipo de produto que você for vender, do estilo das peças e claro, do preço.

Segundo porque o valor agregado a este tipo de produto pode ser bastante alto e isso representa também uma ótima lucratividade para o empreendedor. Ficou interessado? Então veja a seguir algumas dicas para você que deseja saber como montar uma loja de jóias e semijoias. Vamos lá!

1. Estude o mercado de loja de jóias

Nenhum empreendimento deve ser aberto sem este passo primordial. Portanto, dedique um tempo, e um bom tempo, para fazer uma análise bastante séria do mercado de jóias e semijoias da região onde deseja atuar. Verifique quais são as lojas de jóias que existem, como se apresentam para os clientes, que tipo de produtos vendem e o preço que praticam.

Assim, anote tudo em um papel de tal forma a garantir uma comparação fácil, garantindo uma boa visão de como tudo funciona nesta área.

Em seguida, descubra como as jóias e semijoias são fabricadas e desenvolvidas, quais são os materiais mais utilizados, quais são as técnicas aplicadas e as novidades que mais chamam a atenção dos clientes. Para isso, visitar feiras e eventos especializados na área pode ser uma excelente pedida.

Não deixe de visitar lojas do tipo, conversar com as pessoas e aproveitar da internet para descobrir tudo que puder a respeito do universo dos produtos que deseja vender.

2. Avalie os fornecedores

Um dos maiores segredos dos negócios é acertar na escolha dos fornecedores. Não poderia ser diferente em um mercado tão focado na beleza e na qualidade como este. Portanto, pesquise profundamente quais são as suas possibilidades dentro do mercado de jóias e semijoias.

É importante que faça isso antes de definir o público-alvo para que possa ter um bom panorama de suas possibilidades no futuro. Dentro do mercado de jóias e semijoias, você pode optar por comprar direto de um fabricante – principalmente quando se trata de semijoias – ou ainda contratar um ourives, um designer e uma equipe focada para fazer sua própria produção.

É claro que a segunda opção é mais complexa e exige do empreendedor um vasto conhecimento em tudo. Por isso que falamos a respeito do estudo do mercado no primeiro passo. Coloque os custos todos em um papel, e somente a partir daí siga para o próximo passo.

3. Escolha o público-alvo da sua loja de jóias

O público de jóias e semijoias não é sempre igual. Você pode focar em diferentes nichos para garantir uma infinidade de possibilidades. Pode ter uma loja, por exemplo, focada em um público de alto poder aquisitivo, com produtos de alto valor agregado, design diferenciado e exclusividade.

Você ainda pode focar em um público mais popular, com produtos que sejam bem variados, com preços competitivos e formas facilitadas de pagamento. Dessa forma, quem decide é você, baseado nas pesquisas que realizou em sua cidade, no mercado de sua região e também na avaliação dos fornecedores.

É importante lembrar que a escolha do público-alvo vai afetar diretamente a quantidade de verba que vai precisar investir, tanto na qualidade dos produtos, quanto na preparação da própria loja e de toda a comunicação visual.

Por isso, esta é uma das decisões mais importantes e que vai influenciar diretamente todas as etapas de sua operação e até a lucratividade que vai conquistar com a venda de cada uma das peças.

Uma boa dica para acertar é tentar atender um público que ainda não está sendo abrangido pelas lojas de sua região. Se todas as lojas de jóias e semijoias de sua cidade estão focando em um público de alto poder aquisitivo, talvez haja um excelente mercado em aberto em outras fatias do mercado e vice-versa.

4. Escolha um bom ponto de vendas

Com todas as informações a seguir e com a escolha do público, é chegada a hora de decidir o local onde sua loja de jóias ficará alocada. Lembre-se que jóias e semijoias são produtos de alto valor, mesmo que com preços mais competitivos. Por isso, segurança é algo primordial para a decisão do ponto de venda.

Avalie os shoppings que atendem seu público, ruas e o espaço dos locais disponíveis. Lembre-se também que vai precisar garantir praticidade aos seus clientes, como fácil localização, estacionamento e visibilidade. Uma boa loja de jóias e semijoias também precisa contar com uma boa vitrine, espaço suficiente para estoque e bastante conforto para que os clientes possam escolher os produtos que desejam.

5. Invista em arquitetura e comunicação visual

Antes de abrir a loja, lembre-se que se trata de um mercado especial. Portanto, você vai precisar investir em uma loja bonita e agradável. Para isso, contrate profissionais especializados em arquitetura de loja e comunicação visual. Este investimento vai valer a pena.

Não se esqueça de investir também em branding, embalagens e tudo que permita uma compra completa. Quando sai de uma loja de jóias e semijoias, o cliente deseja levar o produto para casa com carinho.

6. Contrate uma equipe afiada

A venda de jóias e semijoias é diferenciada de outros produtos. Por isso, procure contratar uma equipe de vendas especializada ou os treine para que fiquem sempre afiados para garantir um aumento de vendas real.

Os vendedores precisam compreender os clientes e oferecer os produtos de acordo com seus desejos. É preciso que sejam pessoas atentas, altamente educadas e que proporcionem uma experiência de compra diferenciada.

7. Aprenda tudo sobre gestão

Se você nunca empreendeu na vida e não está acostumado com os processos que envolvem ser o dono de seu próprio negócio pode ter dificuldades. Portanto, busque fazer cursos para aprender sobre como controlar as compras, vendas, estoque, negociação com parceiros, contratação de pessoas e, claro, a precificação.

Um gestor precisa ainda conhecer tudo a respeito de tributos, controle, gerenciamento de riscos e ainda aprender como olhar para o mercado hoje e planejar os próximos passos. Este é o verdadeiro segredo de um empreendimento que dá certo ou não dá, a gestão e a qualidade com que o empreendedor cuida de seu próprio negócio.

Loja de jóias pode ser MEI?

Sim, a loja de jóias com CNAE 4783-1/01 – Comércio varejista de artigos de joalheria, pode ser MEI.

8. Conte com um bom sistema de gestão para sua loja de jóias

Cuidar de um negócio não é uma tarefa simples. Um bom gestor precisa estar por dentro de tudo que acontece em tempo real, avaliar o movimento do mercado, valores monetários e comparar resultados a fim de planejar os próximos passos.

Por isso, contar com um bom sistema de gestão é primordial para o sucesso. O eGestor é a opção ideal para conseguir este objetivo. Com uma interface simples e fácil de entender, garante um olhar atento ao fluxo de caixa, controle de vendas, estoques e ainda ajuda na operação, já que proporciona a emissão de notas fiscais, emissão de boletos e relatórios em tempo real.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 Como montar uma loja de jóias e semijoias? Veja 8 dicas
Escrito em: 18/06/21
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

1 Comentário

  1. Vitor

    Gostei muito bom

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? O faturamento é importante para a empresa porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...