Marcenaria: Veja o passo a passo para montar uma

Escrito em: 28/03/17
Início 9 Empreendedorismo 9 Marcenaria: Veja o passo a passo para montar uma

Habilidades manuais e visão empreendedora podem render bons frutos econômicos

Com este texto pretendemos a ajudar você, potencial empreendedor, a abrir a sua marcenaria. Aqui você vai aprender detalhes burocráticos, história, detalhes do mercado e especificidades desta atividade que há milênios acompanha a humanidade.

O que é marcenaria? 

Não muito tempo atrás, o profissional que fizesse trabalhos em madeira, seja para a construção de móveis ou outras peças era conhecido por “carpinteiro”. Mas com o passar dos anos e o aumento da variedade das atividades e das obras, os profissionais que executam estes trabalhos com madeira passaram a se chamar “marceneiros”.

Um marceneiro pode desempenhar uma infinidade de trabalhos na madeira. Pode fazer móveis, objetos de uso cotidiano, equipamentos de trabalho, estruturas para casas e até mesmo objeto de decoração. É indispensável para o marceneiro que possua criatividade e habilidade no que faz. Para que assim possa plenamente satisfazer o consumidor que encomendou a manufatura do produto.

Apesar de ser uma das profissões mais antigas da história do homem, a marcenaria também se modernizou. Hoje em dia, os profissionais utilizam em grande parte laminados de madeira homogêneos e industrializados na produção de suas peças, otimizando e agilizando o processo de criação. O marceneiro também desempenha função importante dentro da construção civil.

O mercado da marcenaria 

O mercado dos marceneiros tem crescido consideravelmente nos últimos tempos. Cada vez mais pessoas têm vindo morar nas cidades, o que também amplia o número de moradores que têm interesse em construir móveis personalizados ou sob medida para sua casa. Além do fator “customização” que um móvel feito por um marceneiro carrega, não é sempre que móveis adequados a casa ou que agradem ao gosto dos clientes são encontrados nas lojas do ramo.

Contudo, é importante destacar: a concorrência no mercado da marcenaria não é pequena. Como profissão tradicional e com expansão do mercado consumidor, cada vez mais empreendedores e profissionais estão se lançando neste setor, o que demanda dos principiantes uma profunda análise de mercado específica para a região e/ou o público-alvo, além da necessidade de se reinventar e demonstrar um serviço diferenciado para não ser engolido pela concorrência.

Portanto, ao abrir a sua empresa, reflita: há espaço para a abertura de novos empreendimentos na área, mas vai sobreviver apenas quem contar com profissionais capacitados e que atendam aos seus clientes com responsabilidade e eficiência.

Ebook manual de como abrir uma empresa

A estrutura da empresa 

É recomendável que uma marcenaria (fábrica) fique distante de zonas residenciais. Uma empresa deste setor, mesmo que de pequeno porte, emite potentes ruídos que podem incomodar a vizinhança e trazer prejuízos para a reputação do empreendimento. Prefira zonas industriais ou comerciais para escolher seu imóvel.

No entanto, para a exposição e a venda de seus produtos, a lógica é completamente contrária. Instale o showroom e a sua loja de fábrica em uma zona comercial para chamar a atenção dos possíveis clientes e impulsionar suas vendas. Na impossibilidade de utilizar duas instalações diferentes, procure áreas industriais não distantes da cidade, e invista na divulgação dos produtos para que os clientes tenham o interesse de se deslocar até o seu ponto comercial.

Na dúvida, consulte a Prefeitura de sua cidade para saber o melhor lugar para a instalação de sua empresa. Normalmente, as cidades possuem o Plano Diretor Urbano (PDU), que faz o zoneamento dos setores industrial, comercial e residencial dos municípios.

Com relação às exigências legais e burocráticas, primeiro realize o cadastro nos seguintes órgãos: Junta Comercial, Receita Federal (CNPJ), Receita Estadual, Prefeitura Municipal (alvará de funcionamento), Entidade Sindical Patronal, INSS/FGTS e Corpo de Bombeiros Militar.

Solicite a visita da Prefeitura no local onde instalará sua empresa para a emissão da Certidão do Uso do Solo e do Número Oficial. Lembre-se também que, por lidar com recursos ecológicos, sua empresa precisará também estar em dia com o cadastro do IBAMA e obter também alvará de funcionamento com a Secretaria de Vigilância Sanitária.

Estrutura da empresa 

Estamos aqui considerando os dois ambientes de sua empresa. Para o Showroom e a loja, reserve uma área de cerca de 70m². Neste local, monte todos os seus produtos como se lá fosse uma residência, exponha as mercadorias em situações reais de uso e se permita fazer sugestões mobiliárias para inspirar e atrair clientes.

Para este espaço, contrate pelo menos três profissionais: um para a recepção, que cuidará dos telefones e fará o primeiro contato com o cliente e mais dois vendedores. Deste, é recomendável que ao menos um tenha conhecimentos em desenho técnico.

Para a indústria, 300m² devem ser suficientes. Destes, reserve em média 50m² para a área administrativa, se esta já não tiver sido posicionada no Showroom. Neste ambiente, contrate quatro funcionários para a área de produção, sendo dois marceneiros especializados e dois auxiliares. Contrate também pelo menos mais dois para lidar com a área administrativa.

Os equipamentos de produção não demandam tanta tecnologia, visto que o trabalho do marceneiro é majoritariamente manual. Você vai precisar de: serra fixa de mesa; serra portátil; serra tico-tico; lixadeira; desempenadeira; régua; compasso; plaina; formão; graminho; martelo, serrote, ferramentas diversas; metro; trena e esquadro metálico.

Para o escritório, móveis e equipamentos típicos deste trabalho (computador, fax, impressora, papeis e etc). Sugestão: já que o negócio é uma marcenaria, por que não projetar a própria movelaria empregada na empresa?

Invista também no software gestor de sua empresa, o que pode fazer a diferença em seu rendimento para além das madeiras e dos móveis. Escolha o eGestor, um aplicativo ágil, online, que não congestiona seus servidores e que permite ações administrativas a poucos cliques e em pouquíssimo tempo. Cuide de todos os módulos de sua gestão e ainda da emissão de Notas Fiscais Eletrônicas.

Conclusão

Atividade bastante antiga, a marcenaria ainda é um ramo que tem crescido consideravelmente no mercado nos últimos anos. As pessoas cada vez mais tem interesse em construir móveis personalizados ou sob medida para sua casa. Então, devido a esta alta demanda é preciso ter criatividade para criar um fator diferencial e superar a concorrência neste mercado. Para isto é fundamental contar com profissionais extremamente capacitados e que realizem o melhor atendimento possível aos clientes.

Gostou do texto? Deixe um comentário!

<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Você também pode gostar…

Planilha de Ordem de Serviço: Download do Modelo Grátis!

Download Grátis A planilha de ordem de serviço é um dos documentos mais comuns entre as empresas prestadoras de serviço. Ela é uma forma de organizar e distribuir os pedidos recebidos pelo setor comercial da organização, repassando-os...

Planilha de custo de funcionário: Como realizar o cálculo

Download Grátis Quando decide contratar um funcionário, o empreendedor costuma pensar no salário que terá que pagar todos os meses, mas nem sempre se dá conta do custo total deste colaborador para a empresa. Você também é assim? Pois...

Planilha de Fluxo de Caixa 2022 – Grátis e fácil

Download Grátis O download da planilha de Fluxo de Caixa é grátis? Sim, o download da planilha de fluxo de caixa do eGestor é totalmente gratuito. Para evitar problemas relacionados à versão do Excel, sugerimos a utilização no Google...

Planilha de controle de estoque Excel: Download grátis [Atualizada 2022]

Receba por e-mail Receba por Whatsapp 📞 O controle de estoque é fundamental para a sobrevivência de uma micro ou pequena empresa, afinal, é com ele que você conhece sobre a reserva de produtos do negócio. Assim, uma boa gestão de estoque...

Planilha de Controle de Vendas: Download Gratuito 2022

Download Grátis O faturamento gerado pelas vendas certamente é a principal fonte de receita das empresas. Tanto em relação às empresas que trabalham com produtos, quanto em relação aquelas que são prestadoras de serviços. Sendo assim, uma...

Planilha de preço de venda [Download Grátis]

Download Grátis Se você é empreendedor e está começando um novo negócio, já sabe que inúmeros desafios te esperam. Assim, uma das dúvidas mais frequentes de novos empresários é em relação aos lucros.  Vários fatores influenciam no...

Planilha de estoque mínimo: Como calcular [Download Grátis]

Download Grátis O estoque mínimo também é conhecido como estoque de reserva, estoque de segurança e estoque de proteção. Mas, todos esses conceitos se referem ao mesmo indicador e têm o mesmo objetivo: evitar que a empresa perca cliente...

Planilha de Produtos: Baixe agora [Download Grátis]

Download Grátis Sempre se fala na importância de se ter um controle de estoque e de ele ser organizado. E realmente, esse controle é imprescindível. Acontece que há algo que pode facilitar um pouco mais esse controle e trazer ainda mais...

Planilha de Frente de Caixa: Baixe o modelo grátis agora!

Download Grátis Você sabe o que é frente de caixa e por que ela é importante para o seu negócio? Apesar de muitos gestores não darem atenção a esse setor da empresa, a verdade é que a frente de caixa é um dos pontos principais da...

Planilha de Balanço Patrimonial Download Grátis [+DRE integrado]

Download Grátis O balanço patrimonial de uma empresa nada mais é que uma verificação do capital da empresa, sendo eles os ativos e passivos. Assim, de tempos em tempos é necessário fazer esse levantamento e analisar as informações do...

2 Comentários

  1. Projetista de móveis

    Gostei muito das dicas

    Responder
  2. Newton Cordeiro Bezerra

    Boas dicas! Construir sua própria oficina em casa pode se transformar em um projeto muito caro, se você não sabe o que deve estar atento.

    Felizmente, você pode evitar todos os erros dos marceneiros que acabaram gastando muito mais do que queriam.

    Recentemente, me deparei com um curso que mostra como fazer tudo, desde o fornecimento de ferramentas de qualidade e de madeira livre até o passo a passo das plantas ideais da loja.

    Como marceneiro veterano com 25 anos de experiência, a experiência do autor do curso é inigualável e você não encontrará um programa mais aprofundado em nenhum outro lugar.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Conteúdo protegido.