Como montar uma papelaria

Entre aqueles serviços que estão sempre sendo necessários para um número grande de pessoas estão aqueles oferecidos pelas papelarias, o que torna o investimento neste tipo de negócio algo possivelmente muito rentável. No entanto, para que se possa montar uma papelaria de sucesso é necessário se atentar a uma série de fatores, que podem fazer a diferença entre um empreendimento de sucesso ou uma aventura financeira com poucas chances de sucesso. Se você deseja ingressar no mercado e deseja saber como montar uma papelaria, siga as nossas dicas a seguir:

1- Conhecer o mercado

Antes de se investir e montar uma papelaria, o primeiro passo é conhecer e avaliar o mercado, especialmente na cidade ou região na qual se pretende abrir uma nova papelaria.

Conhecendo o mercado que será seu concorrente, será possível avaliar qual a melhor maneira de montar sua papelaria, analisando quais os serviços que podem ser oferecidos ao público alvo e de que maneira tornar seu serviço mais atraente do que os já existentes no mercado.

Especialmente em locais que já existem papelarias nas proximidades, ou seja, onde haverá uma grande concorrência, este estudo de mercado e avaliação poderão ser os diferenciais para o sucesso do empreendimento de uma nova papelaria.

Ainda durante este estudo de mercado é importante se avaliar o investimento que será necessário para se abrir uma nova papelaria, definindo qual o valor disponível e o tamanho de seu novo empreendimento.

2- Localização

Outro ponto importante para o sucesso de uma nova papelaria é avaliar de forma minuciosa qual será a sua localização, que pode ser um diferencial positivo ou negativo para este negócio.

Uma papelaria bem localizada irá atrair um número maior de clientes, pois neste tipo de mercado a maioria dos clientes opta pelas papelarias mais próximas a eles. Assim, uma papelaria bem localizada, que se encontre em locais de grande fluxo pode obter um maior sucesso, pois se torna mais acessível a um número maior de pessoas.

A localização em um local de fácil acesso também irá contribuir para que seja mais fácil o recebimento de mercadorias quando a papelaria estiver em funcionamento, evitando assim a falta de produtos.

3- Estrutura

Após definida a localização da papelaria, o passo seguinte será trabalhar na estrutura do local, de forma que se torne viável para atender todas as necessidades de seu empreendimento, adequando espaço para estoque de materiais, atendimento, exposição de mercadorias e espaço para a circulação de clientes.

É importante que a estrutura do local disponibilize um espaço reservado para que sejam armazenados os produtos e mercadorias que futuramente serão disponibilizados aos clientes, de forma que sejam estocados de maneira adequada e sem o risco de danificar estes materiais.

Também é importante que seja planejado o espaço para atendimento e circulação dos clientes, de forma que a papelaria se torne agradável aos clientes, evitando que em períodos de grande circulação os clientes sofram com o empurra-empurra ou esbarrões comuns em grandes aglomerações.

A estrutura também pode ser pensada de forma que os produtos fiquem expostos de maneira melhor na papelaria, podendo assim atrair mais facilmente a atenção dos clientes e possivelmente aumentar o número de vendas destas mercadorias, gerando melhores números e resultados para a papelaria.

Assim, uma papelaria com estrutura bem planejada poderá obter melhores resultados, diferenciando-se das demais. Por este motivo, a estrutura da papelaria deve ser pensada com grande calma e cuidado, evitando que a pressa de colocar seu negócio em funcionamento possa, futuramente, prejudicar seu empreendimento.

4- Equipe de pessoas

Em todos os setores do mercado um grande diferencial para as empresas está na equipe de funcionários, os quais irão atender os clientes e assumir a cara de sua papelaria diante de seu público, sendo os responsáveis pela impressão causada a este público.

Para poder contar com uma equipe de funcionários profissionais e comprometidos é importante que se tome a frente da formação desta equipe, avaliando e escolhendo os mais adequados para cada função, como atendimento, estocagem, organização da papelaria, entre outras funções.

Após a formação da equipe também é necessário que se realize um treinamento adequado para que o pessoal que irá trabalhar na papelaria esteja completamente apto para o trabalho, cada um em sua função e pronto para atuar em diferentes setores dentro da papelaria.

Além disso, é fundamental que se realize treinamentos periódicos, de forma que toda a equipe esteja sempre apta ao trabalho, atendimento e contato com o público, devendo também serem treinados eventuais novos funcionários, fazendo com que toda a equipe esteja sempre preparada.

Ebook manual de como abrir uma empresa

5- Serviços e mercadorias

Por se tratar de um setor com grande concorrência, as papelarias devem sempre buscar atender os clientes e oferecer a eles diversos serviços e uma ampla variedade de opções de produtos, de forma que sua papelaria seja a melhor alternativa para os clientes.

Um bom exemplo é investir não apenas nos materiais básicos de papelaria, mas também em outros itens como materiais de escritório ou também de informática, o que pode significar uma grande opção de peças muito utilizadas em ambientes profissionais, por exemplo.

Além disso, outra boa alternativa para tornar sua papelaria ainda mais atrativa é disponibilizar outros itens como presentes de pequeno porte, que podem facilitar a vida de seus frequentadores, possibilitando que vários itens sejam adquiridos no local, sem ser necessário que os clientes se desloquem até outras lojas para comprar outras peças.

Outros serviços que pode ser um diferencial para a sua papelaria é oferecer opções importantes para os clientes como xerox e digitalização de documentos, itens de grande necessidade para muitas pessoas e que, em alguns casos, podem ser difíceis de se conseguir encontrar.

Assim, atendendo a diferentes necessidades dos clientes, sua papelaria poderá conquistar um número maior de pessoas, graças à sua variedade de serviços e produtos.

6- Administração

Mesmo após colocar sua papelaria em atividade, tirando suas ideias do papel e começando a gerar lucros, os desafios de se montar uma papelaria ainda não estão finalizados.

Para que seu empreendimento tenha sucesso é preciso que seja administrada de maneira correta, gerindo os lucros e observando pontos a serem melhorados, de forma que se possa ser identificada a rentabilidade desta papelaria.

Um modo de facilitar esta tarefa e tornar a administração e gestão de números muito mais fácil é utilizar softwares como o eGestor, que facilita o trabalho e diminui a possibilidade de erros que poderiam prejudicar seu empreendimento.

7- Publicidade e eventos

Com a papelaria em atividade e sua gestão sendo feita corretamente, é importante que não haja acomodações, devendo ser feita uma boa publicidade que torne sua papelaria mais conhecida e atraia um número ainda maior de clientes.

Aliando-se à publicidade outras ações poderão ser tomadas que possam melhorar a imagem de sua papelaria diante do público. Uma boa opção é investir na realização de eventos, como por exemplo um curso de artes para crianças, ou eventos de acordo com datas comemorativas.

Também podem ser realizadas promoções periódicas, que visem não apenas novos clientes, mas também fidelizar estes clientes, de forma que se forme um público fiel e consumidor frequente de seu empreendimento.

No entanto, é importante que cada uma destas ações de marketing e publicidade deve ser bem avaliada e estudada, analisando-se quais as melhores alternativas e possibilidades de eventos e promoções. Desta forma, poderão ser identificadas as melhores formas de se realizar a publicidade em favor de seu empreendimento.

Gostou do texto? Baixe nosso e-book sobre crescimento empresarial e veja mais dicas para aplicar no seu negócio!

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br