Como proteger os dados da minha empresa?

Além de pensar na segurança dos bens materiais de sua empresa, é importante, também, adotar medidas e estratégias para proteger os dados e as informações sobre os seus negócios. Pois, com a dependência cada vez maior desses recursos, essa é uma realidade bem presente no interior de diversas companhias.

Vírus, trojans, worms e outros vários tipos de malware: todos eles podem representar enorme perigo para o bem de sua corporação. E, se você pretende se proteger desses malefícios, realizar o backup de seus dados e utilizar ferramentas que possam prevenir de maiores danos são ótimas estratégias para os seus negócios.

Quer saber mais sobre como realizar essas ações dentro de sua empresa? Então confira esse guia que vai orientá-lo como lidar melhor com esse problema da atualidade e declarar-se livre desses males da informática!

Backup: copiar para proteger

Essa é a solução mais comum entre as empresas para proteger os seus dados e informações. O backup se constitui, basicamente, em copiar dados e informações e armazená-los em outras mídias ou discos. Para ter eficácia nesse processo, recomenda-se que essas cópias sejam salvas em dispositivos que estejam no exterior das instalações de empresas para evitar que incêndios ou outros desastres possam comprometer todo o trabalho.

Além disso, para realizar bem o seu backup, é necessário que você crie um calendário especial para esse processo. Por exemplo, se a sua empresa recebe quantidades enormes de dados diariamente, é possível agendar, a cada dois dias, um backup desses arquivos para que eles sejam copiados e armazenados nos discos rígidos disponíveis para essa operação. Ou, se os dados não são criados com tanta frequência em seus sistemas, você pode determinar um intervalo maior para guardar esses arquivos.

É importante conhecer as necessidades de sua empresa e, assim, elaborar uma rotina  para que o backup seja realizado com mais eficiência, evitando que o menor número de dados e informações se percam e que o seu negócio seja prejudicado com isso.

Guia de Otimização de Processos

Nuvem: como inovar em seu backup

Se você pretende tornar o processo de backup mais inovador, uma dica é contar com a tecnologia em nuvem, ou o cloud storage. Atualmente, é possível encontrar no mercado diversas empresas que oferecem o serviço de armazenar os dados copiados em um servidor onde você pode acessá-los online.

Com o cloud storage é possível, por exemplo, utilizar os dados copiados a partir de qualquer máquina com acesso à internet e ter um melhor gerenciamento de todos eles. Além disso, ela confere outros benefícios, tais como:

Backups automáticos

A tecnologia em nuvem permite que os seus backups possam ser programados e não exige que você perca tempo com ações de rotina. Essa é uma medida que pode, além de poupar tempo, permitir mais segurança nos processos de cópia e armazenamento, além de garantir que os seus dados sejam sempre salvos.

Dispensa estruturas e mídias

Quando se realiza o backup a partir de ferramentas cloud storage, não há a necessidade de criar estruturas e mídias – como HDs externos, cds ou dvds. As empresas responsáveis por esses serviços oferecem servidores que dispensam o uso desses dispositivos e permitem que os seus dados possam ser acessados diretamente por qualquer máquina que esteja conectada à rede.

Livre de perdas e danos

Muitas vezes os dados salvos em dispositivos como HDs e outras mídias podem se perder ou serem danificados com o tempo. Com o cloud storage, é possível superar esses problemas. Ao salvar os arquivos em um servidor, a sua empresa não precisa se preocupar em conservar esses itens e, ainda, tem a vantagem de ter a segurança e o acesso livre de todas as cópias realizadas.

Proteger os dados de uma empresa é essencial. E se você não quer correr o risco de perder recursos valiosíssimos para a gestão de seus negócios, estruturar backups e executar rotinas de cópia e armazenamento podem salvá-los de malefícios que estão presentes na rede. Além disso, contar com ferramentas como o cloud storage permite que você possa inovar nesses processos de backups de sua organização. Por isso, não hesite em contratar algum desses serviços e ficar livre desses problemas.

E, você? Conta com algum serviço de backup em sua empresa? Já utilizou a tecnologia em nuvem para inovar nesses processos? 

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br