Como se livrar das planilhas financeiras no seu negócio

O controle financeiro é imprescindível para avaliar a saúde de um negócio. Assim, principalmente em empresas menores, em que os recursos são mais limitados, muitos empreendedores acabam optando pela utilização de livros de registro ou até mesmo — o que já é mais comum — de planilhas de controle financeiro.

Contudo, a utilização dessas planilhas é delicada, pois pode gerar diversos problemas ao negócio, especialmente pela falta de segurança em relação à precisão dos dados, por ser uma tarefa manual. Além do mais, costuma haver um gasto excessivo de tempo para a realização das atividades, surge também a constante necessidade de retrabalho, conferindo itens um a um para se certificar de que não houve equívocos. Isso sem contar as restrições no controle de acesso, a dificuldade de integração de dados, da geração e da análise de relatórios para a tomada mais acertada de decisões.

Mas já que há a necessidade da manutenção do controle, como se livrar das planilhas financeiras? Quer mesmo saber? Então confira agora mesmo nosso artigo e descubra:

Ferramenta na nuvem

Com os avanços tecnológicos, torna-se cada vez mais acessível implantar ferramentas de gestão nas empresas dos mais variados portes. Isso porque, com a chegada da computação em nuvem, a redução de custos com implantação, treinamento e hardware foi significativa para as empresas, facilitando, assim, a informatização da gestão.

Hoje já é possível encontrar no mercado inúmeras opções de software de gestão financeira na nuvem, que exigem investimento apenas de acordo com sua utilização, por meio de pagamentos recorrentes mensais que cabem no bolso de qualquer empresa. Vale a pena dar uma conferida!

Guia de Otimização de Processos

Software de gestão

São inúmeras as vantagens em se utilizar um software de gestão financeira para se livrar das planilhas. Dentre elas podemos citar a maior confiabilidade nos dados gerados, a facilidade de acompanhar relatórios integrados, conforme necessidade de análise do negócio, a interface intuitiva, que auxilia quem não tem conhecimento avançado em informática para a utilização de planilhas.

Além disso, com esse recurso passa a existir uma maior segurança das informações do seu negócio, a integração de todas as áreas da empresa que envolvem as finanças, a automação de rotinas, a redução de mão de obra devido à agilidade gerada pelo software e também a redução de custos com infraestrutura e contratação de pessoal. Viu só quantos benefícios essa simples atitude pode gerar? Então o que ainda está esperando?

Investimento em tecnologia

A tecnologia tem o intuito de melhorar a rotina das pessoas, tanto no ambiente profissional como no pessoal. Por isso, ela deve ser encarada como investimento, jamais como custo. Por esse motivo, é também possível mensurar o retorno gerado pela contratação de um software financeiro, identificando as reduções de custos no dia a dia da empresa. Com esse recurso você consegue, inclusive, prever quando o investimento realizado se pagará.

Considerando que a área financeira das empresas é indispensável para a tomada de decisões que resultem em um crescimento expressivo, é preciso estar atento às vantagens geradas ao se livrar das atrasadas planilhas financeiras, substituindo-as por um software de gestão financeira de qualidade, que atenda às demandas do seu negócio e estimule seu desenvolvimento.

E você, já utiliza um software de gestão financeira para acompanhar a saúde do seu negócio? Por acaso ainda ficou alguma dúvida sobre como avaliar e escolher o sistema mais indicado para sua empresa? Comente aqui e divida seus questionamentos e suas experiências conosco!

Conheça o eGestor, um software online para gestão de micro e pequenas empresas.

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br