google ads

A computação em nuvem, originalmente chamada de cloud computing, refere-se a ações que se passam no mundo virtual sem depender da instalação de programas ou do descarregamento de arquivos para o computador. Dessa forma, documentos em geral ficam disponibilizados na nuvem, ou seja, em servidores online, onde são geridos por empresas e acessados por pessoas autorizadas.

A cloud computing representa uma verdadeira transformação tecnológica nos tempos modernos e, se utilizada para benefício empresarial, pode trazer grandes avanços para uma companhia. Dinamismo, maior espaço livre e economia são alguns exemplos dessas vantagens.

Quer saber mais sobre como é possível fazer uso desse recurso para modernizar o seu trabalho? Então conheça as principais vantagens que a cloud computing oferece.

Controle

Com a cloud computing fica muito mais fácil fazer o controle dos diferentes tipos de arquivos com os quais a equipe trabalha. Isso porque, a medida em que a tecnologia avança, surgem mais recursos que servem justamente para sofisticar as ações.

É o exemplo do banco de dados unificado. Ele permite que todas as pessoas autorizadas tenham acesso simultâneo ao material que está sendo produzido e possam visualizar em tempo real as alterações que estão sendo realizadas. Isso evita problemas comuns em trabalhos remotos, como o surgimento de arquivos duplicados e documentos incompletos.

Segurança

Guardar seus dados em dispositivos físicos certamente representa um risco. Isso porque basta ter um único arquivo infectado no PC, por exemplo, para que o restante seja contaminado. Da mesma forma, se acontecer algum problema com o equipamento, como quebra ou mesmo um roubo, sua empresa pode ser seriamente prejudicada.

Já no caso da computação em nuvem, os arquivos são hospedados em um servidor e são disponibilizados apenas para quem tem acesso a eles. Assim seus arquivos ficam mais protegidos diante de eventualidades.

Outro ponto importante é a segurança da informação. Com a cloud computing é possível contar com soluções seguras e inovadoras em relação a isso e manter o que diz respeito à sua empresa sob controle.

Tecnologia de ponta

Ter acesso à tecnologia de ponta é um benefício que até alguns anos atrás era restrito a grandes companhias. Porém, nos dias de hoje, é possível que mesmo empresas de menor porte consigam ter acesso aos mesmos recursos de grandes organizações.

É assim com a cloud computing: nesse sistema, cada empresa paga somente por aquilo que utiliza, o que faz com que os preços sejam ajustados de maneira natural em função do tamanho da companhia e suas necessidades. Essa é uma característica dos tempos modernos que pode dar à sua empresa a sofisticação que você precisa.

Agilidade

Sua empresa começou a apresentar resultados mais satisfatórios a ponto de ser necessário aumentar a sua infraestrutura de tecnologia? Não tem problema, com a cloud computing você pode fazer isso quando bem entender, sem muita burocracia.

Você não precisa gastar mais do que pode comprando um novo servidor. Basta optar por aumentar a quantidade de recursos disponíveis para ter acesso a esse benefício.

Dependendo do sistema utilizado, o cliente sequer precisa se preocupar com essa questão, pois é o próprio fornecedor o responsável pela atualização, garantindo disponibilidade permanente, independentemente da quantidade de pessoas que acessam o sistema.

Guia de Otimização de Processos

Economia

Do ponto de vista financeiro, a computação em nuvem é uma alternativa que pode fazer a diferença na vida do empreendedor. Com ela você paga apenas por aquilo que utiliza, dependendo do tipo de atividade que você executa. Os valores podem ser significativamente reduzidos em relação a outras opções, dando a você condições para aplicar o dinheiro excedente em outros investimentos para a empresa.

No passado, para ter acesso a um sistema de gestão como o ERP online, era preciso adquirir os próprios servidores, bem como licenças de bancos de dados e ainda ter profissionais especializados para fazer toda o trabalho de configuração, algo inviável para empresas de menor porte. Existiam dificuldades como na capacidade ociosa ou na defasagem natural dos equipamentos.

Problemas dessa natureza não fazem parte da realidade da cloud computing. Com ela, a empresa, em vez de comprar equipamentos, faz uma espécie de aluguel, de acordo com a capacidade de hardware que precisa para o período em questão, arcando somente pelos recursos necessários para sua atividade.

Quanto aos softwares é a mesma situação: se antes era preciso adquirir a licença de uso de determinado sistema, bem como servidores para fazer sua instalação, com a tecnologia em nuvem é preciso apenas pagar um valor mensal para quem oferece o sistema e ter aquilo que precisa à sua disposição imediatamente.

Manutenção e mobilidade

Um dos diferenciais mais importantes da tecnologia em nuvem é estar constantemente à disposição do usuário sem que ele precise fazer o menor esforço. Você não precisa se preocupar em fazer atualizações, comprar novos softwares ou realizar outros investimentos diante do surgimento de uma nova tecnologia. Tudo fica sob responsabilidade de quem oferece a solução.

Isso valoriza a sua mobilidade. Precisa consultar algum documento ou de repente editar algum arquivo? Use o seu próprio dispositivo móvel, mesmo que esteja no táxi, por exemplo, ou fazendo qualquer outra atividade. Basta ter o acesso e trabalhar.

Memória

Se você pensa que com a computação em nuvem será preciso investir em expansão de memória dos seus dispositivos, está muito enganado. Todos os arquivos são armazenados em um servidor externo, economizando espaço em computadores, notebooks e celulares. Basta acessar o sistema e encontrar o que procura.

Existe também a opção de fazer uso dos arquivos em situações em que você não está conectado à internet. Nesse caso, é bom saber que muitas dessas ferramentas permitem ao usuário o acesso aos dados de maneira offline, desde que os arquivos sejam salvos.

Enfim, se existe um assunto que se apresenta como uma solução para o futuro do armazenamento de dados, esse certamente é a cloud computing. Com ela, mais do que investir em recursos para a sua empresa, hoje é possível ir além.

Quer saber mais sobre sistema em nuvem e muitos outros assuntos sobre o tema? Então não deixe de assinar a nossa newsletter!

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br