cofins imposto

A capacidade de tomar decisões inteligentes sempre foi um dos grandes diferenciais competitivos dos empreendedores de sucesso. Mas vem se tornando ainda mais importante nos dias atuais. Onde o conhecimento e a tecnologia de ponta ficam acessíveis aos mais variados públicos.

Nesse cenário, os métodos e ferramentas que fornecem informações úteis para que os empreendedores façam escolhas mais assertivas para o negócio ganham cada vez mais relevância no ambiente das organizações.

Os relatórios gerenciais, quando bem aproveitados, são uma das melhores soluções disponíveis para tornar o processo decisório mais confiável. Confira 5 relatórios sobre a saúde financeira da empresa:

Dívidas

Esse tipo de relatório permite que a empresa saiba se o nível de endividamento está saudável. Levando em conta fatores como o patrimônio e o faturamento esperado. Quando bem aproveitados, os relatórios de dívidas ajudam as empresas a planejar ações realizadas com capital de terceiros com antecedência. Assim, favorecendo a obtenção de recursos a juros mais baixos.

Lucratividade

Os relatórios de lucratividade também são úteis para mostrar que produtos e serviços mais contribuem para os resultados da empresa. Além de mostrar ao empresário e aos investidores se um negócio está gerando lucro suficiente para compensar a atividade.

Dessa forma, a empresa pode priorizar investimentos para os itens mais lucrativos. Ou planejar ações de cortes de custos para aumentar a margem de contribuição dos demais para os lucros.

Planilha de controle Financeiro gratuita

Investimentos

A dinâmica do mercado vem exigindo que as empresas façam investimentos constantes de curto, médio e longo prazo. Para que assim possam se manter competitivas. Dessa forma, os relatórios de investimentos ocupam um papel importante para mostrar o ROI de cada aplicação. Assim, permitindo que o empresário priorize as iniciativas mais rentáveis ou evite aquelas com riscos elevados.

Pagamentos e recebimentos

As contas a receber e a pagar de qualquer empresa precisam ser extremamente bem gerenciadas. Isso, para evitar faltas de dinheiro em caixa. Ou então, permitir que as sobras sejam bem aproveitadas.

Portanto, os relatórios de pagamentos e recebimentos são ferramentas fundamentais para controlar o fluxo de caixa com maior precisão. Além de fazer projeções mais acertadas para o futuro.

Relatório de demonstrações financeiras

Além do fluxo de caixa, outros relatórios de demonstrações financeiras são indispensáveis para o bom funcionamento das empresas. Entre eles estão o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício. Eles permitem à empresa fazer um retrato da organização no presente e projeções para o futuro. Considerando não somente as entradas e saídas de caixa, mas também fatores como o ativo e o passivo da organização.

Não se esqueça que a rotina de produção de relatórios é inútil quando os empreendedores e gestores não os aproveitem para a tomada de decisão. Por isso, é fundamental que esses documentos sejam produzidos com cuidado. Evitando que informações equivocadas os tornem descartáveis dentro da organização.

A gestão financeira da sua empresa pode ser tornar ainda mais eficiente caso você conte com as soluções necessárias para isso. Tem alguma dúvida? Acesse nosso site e saiba como o eGestor pode te ajudar nessa tarefa!

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br