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Confira 7 dicas para ter um ótimo relacionamento com os clientes

Escrito em: 13/03/17

Você sabia que um bom relacionamento com os clientes pode fazer toda a diferença também numa pequena empresa?

Definitivamente, saber como se relacionar com as pessoas de modo a fazer com que elas se sintam cada vez mais à vontade com o seu trabalho é algo que pode contribuir e muito para que as coisas deem certo. Isso gera fidelização e permite que a relação se mantenha por muitos anos.

Quer saber mais sobre isso? Então, confira a seguir as nossas dicas para aperfeiçoar seu atendimento ao cliente!

1. Procure trabalhar sua empatia

É muito comum ver empresas tendo resultados pouco satisfatórios ao cometerem um erro trivial: concentrarem-se nas necessidades próprias e não nos interesses de cada consumidor. Toda venda, na verdade, é um exercício de mediação de interesses. Sendo assim, se seu foco é o próprio benefício, consequentemente, o de seus clientes não será atendido.

Ao pensar no relacionamento, procure compreender que você tem seu interesse e o consumidor tem o dele, mas, como intermediador, você precisa também compreender o ponto de vista desse público para oferecer a ele algo realmente interessante. Esse esforço para criar empatia é fundamental para a fidelização.

2. Proponha-se a resolver eventuais problemas de maneira rápida

Imprevistos fazem parte da rotina de qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou de grande porte. Entretanto, um fato que costuma diferenciar organizações bem-sucedidas daquelas que fracassam é a capacidade que possuem de resolver problemas sem que isso cause grandes prejuízos futuros.

É comum ver organizações comprometendo sua imagem no mercado simplesmente por não terem uma política de resolução imediata de contratempos.

Mas o que é possível fazer nesse sentido? Simples. Você pode dedicar atendentes exclusivos para lidar com a resolução de problemas. Dê a eles carta branca para resolverem as pendências conforme julgarem mais adequado.

Soluções assim garantem que, mesmo que seus clientes tenham dores de cabeça, o estresse não seja muito grande a ponto de a história durar mais tempo do que deveria. Ao ver que uma pessoa está ali dedicada a ajudá-lo, a tendência é que esse consumidor veja a sua empresa não como uma fonte de problemas, mas sim de maneira mais humana.

Isso é importante para que ele entenda que o esforço para corrigir os erros foi mais significativo do que as eventualidades.

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3. Abra espaço para o feedback

É importante saber ouvir. Isso também vale para a saúde dos empreendimentos. Quando você permite aos seus clientes darem opiniões, sugestões, reclamarem e fazerem exigências, você está, na verdade, fazendo com que eles contribuam com o processo de amadurecimento do negócio.

Isso é muito importante, mesmo quando o feedback é negativo, pois permite aprendizados fundamentais para o futuro. Sendo assim, acostume-se a assimilar os feedbacks como indicadores de qualidade da atividade empresarial. Procure sempre ser transparente com seu público para que o feedback também seja.

Canais de comunicação são importantes nesse sentido. Abra espaço para o feedback por meio de redes sociais, por exemplo, e realize pesquisas de satisfação. Assim, você tem também uma maneira de estabelecer referências para o próprio trabalho.

4. Ofereça exclusividade

Pense numa empresa que oferece inúmeras vantagens para conquistar novos consumidores e não tem nenhuma ação direcionada para os mais antigos. Não é difícil imaginar que ela vai ter problemas de fidelização.

Evite isso para o seu negócio. Procure criar um relacionamento capaz de fazer com que você saiba quais são as maiores necessidades ou desejos de cada cliente a ponto de ter condições de oferecer soluções personalizadas para eles.

Assim, você pode pensar em alternativas periódicas para fortalecer esse relacionamento, além de se preparar para eventuais ações da concorrência que podem estimular a clientela a mudar de lado.

Um exemplo de algo que pode ser feito é oferecer brindes para datas comemorativas e principalmente a criação de promoções. Uma boa oferta é dar ao cliente que indicar um amigo ou familiar um produto ou serviço de sua organização. Prepare o caixa para esse tipo de investimento — isso certamente ajuda e muito na fidelização do público.

5. Seja confiável no relacionamento com os clientes

Pessoas gostam — e precisam — de gente em quem confiar. Nesse ponto, é importante demonstrar seriedade e ser atencioso. Mesmo quando sua empresa não consegue apresentar alternativas para encantar cada consumidor, ainda é possível conquistar sua admiração demonstrando que eles podem contar com o seu serviço para o que for preciso.

Ouvir com atenção o que cada cliente tem a dizer, bem como oferecer soluções personalizadas, demonstra que sua marca tem o cuidado e respeito que as pessoas procuram umas nas outras.

Isso depende de uma cultura organizacional capaz de colocar na mente de cada um de seus funcionários, principalmente os responsáveis pelo atendimento, que é preciso ser confiável acima de tudo.

6. Comunique-se com clareza

Evite o uso de termos técnicos no relacionamento com o público. Alguns jargões típicos de cada ramo de atuação, muitas vezes, são ditos sem que os profissionais se deem conta do quanto isso pode ser incompreensível por pessoas que não estão acostumadas.

Escolha a linguagem que será mais facilmente compreendida pelo seu consumidor, afinal de contas é sempre ele o foco da comunicação.

Sendo assim, prepare sua equipe. Se possível, ofereça opções como cursos de atendimento ao cliente, para padronizar a comunicação e assim evitar problemas.

7. Saiba lidar com o ambiente digital

Não pare no tempo. Ocupe o espaço de sua empresa no ambiente digital para garantir mais agilidade também no atendimento ao público. Canais como o Facebook e o Twitter, por exemplo, permitem que você atualize sua página com informações que podem tirar dúvidas das pessoas.

Dessa forma, ao seguir sua página e conferir o conteúdo, o cliente pode ler e resolver o problema sem que o processo de comunicação seja longo e cansativo, como muitas vezes é a ligação telefônica ou o contato presencial.

Esse mesmo raciocínio vale para a criação de uma sessão com perguntas e respostas de dúvidas mais comuns em seu site e um canal de atendimento online disponibilizado durante 24 horas.

Gostou das dicas sobre relacionamento com os clientes? Deixe aqui seu comentário!

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Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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