Conheça as principais tendências de inovações tecnológicas para MPEs

Até pouco tempo atrás, o acesso às tendências de inovações tecnológicas era algo quase que exclusivo das grandes empresas. No entanto, hoje a realidade já é outra, a qual permite que as MPEs (micro e pequenas empresas) também usufruam das últimas novidades em relação à tecnologia.

É importante ressaltar que há exceções, logicamente, mas de um modo geral, acompanhar o progresso tecnológico se tornou uma tarefa mais fácil, seja nos campos operacionais ou de produtos e/ou serviços.

Mas então, quer saber quais são as principais tendências de inovações tecnológicas para micro e pequenas empresas e como elas podem lhe ajudar no dia a dia? Continue a leitura e confira!

1. Internet das coisas

A internet das coisas é o termo utilizado para denominar uma série de tecnologias que visam conectar todo e qualquer equipamento ao mundo online. As possibilidades são inúmeras, desde eletrodomésticos, máquinas industriais, brinquedos, móveis, utensílios domésticos e tudo o que você possa imaginar.

Ao estarem conectados à rede, os dispositivos poderão ser controlados à distância, permitindo assim o aprimoramento de algumas funções. O consumo de energia, a temperatura e as configurações em geral são alguns exemplos.

Além disso, a internet das coisas possibilita que os usuários tenham informações em tempo real do equipamento em questão ou sobre o ambiente que o cerca. 

Para você ter uma ideia da importância dessa tendência tecnológica, o Ministério da Ciência e Tecnologia e o BNDES se uniram para identificar as possíveis oportunidades no Brasil. 

De acordo com a presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques, essa tecnologia vai impactar os modelos de negócio e também a vida das pessoas.

2. Inteligência artificial 

Embora a inteligência artificial ainda pareça um tanto quanto distante, não tenha dúvida de que logo em breve alguns postos de trabalho serão substituídos por máquinas inteligentes e capazes de se adequar aos ambientes.

Essa é, de fato, uma das principais tendências de inovações tecnológicas que se espera para os próximos anos e que provavelmente abrirá diversas novas oportunidades.

Outro ponto que envolve a inteligência artificial é o monitoramento de dados obtidos por meio de softwares e dispositivos. A observação aguda das informações é uma forma de obter conhecimento e, portanto, entender melhor como os consumidores se comportam. 

3. Força de trabalho remota

As tendências tecnológicas não se remetem somente a produtos e mecanismos, mas também às questões organizacionais e de gestão como um todo. Um exemplo disso é o desenvolvimento de programas que possibilitam o trabalho remoto. 

O mercado está sendo abocanhado pela geração Y, que estabelece a flexibilidade em primeiro lugar. Assim sendo, as organizações (incluindo MPEs) devem adotar políticas que permitam a seus colaboradores trabalharem dessa forma. 

Uma tecnologia considerada recente e que veio para ilustrar essa necessidade é a solução em nuvem. Com ela, é possível que você acesse e gerencie os dados da companhia de qualquer dispositivo, seja onde você estiver.

Além do que, as soluções em nuvem viabilizam uma série de outros recursos que até então eram inviáveis para as micro e pequenas empresas.

4. Realidade Virtual e Aumentada

Considerada por muitos como a quarta era da informática, a Realidade Virtual (VR) e a Realidade Aumentada (AR) surgiram para transformar a maneira como as pessoas interagem com o próprio ambiente. 

Essas tecnologias começaram a ser desenvolvidas recentemente, sendo a indústria dos jogos a responsável por trazer a novidade ao público. 

A Realidade Virtual, por exemplo, é capaz de simular sensações e circunstâncias das mais diversas formas, fazendo com que ela abra novos horizontes em relação à experiência do consumidor. 

Já a Realidade Aumentada, que se tornou mais conhecida após o sucesso do jogo Pokémon Go, permite que as empresas desenvolvam inúmeras formas de engajar o público, além de possibilitar vantagens operacionais. 

5. Assistentes virtuais 

A realização de algumas tarefas que hoje são de responsabilidade do ser humano, amanhã serão feitas pelos assistentes virtuais. 

Essas atividades são mais direcionadas para o campo dos serviços e poderão causar um grande impacto nos modelos tradicionais de gestão. 

Secretárias, contadores, vendedores e até advogados são funções que tendem a ser substituídas (em parte ou totalmente) por essa tecnologia. 

Guia de Otimização de Processos

6. Big Data e Analytics

O valor do Big Data para os negócios já não pode mais ser ignorado. Hoje em dia, compreender como os clientes pensam, o que esperam e como enxergam a marca é fundamental para seu crescimento. 

Apenas para deixar claro, Big Data nada mais é do que o conjunto de dados armazenados que uma empresa possui. O Analytics, por sua vez, é o termo usado para a análise das informações. 

Os dois, quando utilizados em sincronia, facilitam a tomada de decisões e consequentemente diminuem as chances de pareceres equivocados. Na era digital que vivemos, tudo pode ser medido.

Por que é tão importante estar por dentro das principais tendências de inovações tecnológicas?

Nos dias de hoje, é difícil acharmos uma empresa que sobreviva sem o uso da tecnologia. Embora muitas ainda utilizem apenas o básico, nos próximos anos isso não será mais possível.

Para manter a competitividade e se destacar em relação à concorrência, é fundamental que as organizações estejam por dentro das tendências e inovações tecnológicas que estão por vir. As mudanças estão ocorrendo em um ritmo com nunca visto antes, e quem não se adaptar a elas corre sérios riscos de ficar para trás.

Os empreendedores devem estar atentos às novas oportunidades e as aproveitarem para melhorar ou desenvolver novos produtos e serviços. Entenda que quem sair na frente nos seus respectivos campos de atuação terá mais chances de chegar em primeiro.

E por fim, vale frisar que todas as tendências de inovações tecnológicas acima descritas estão, ou logo estarão, à disposição das MPEs. Por essa razão, os gestores que ainda não estão familiarizados com os termos apresentados devem começar a se habituar com eles o quanto antes.

Gostou do nosso artigo de hoje? Quer conferir outras dicas incríveis sobre gestão para micro e pequenas empresas? Então, não perca tempo e confira nosso post que fala sobre modelos de gestão para empresas de tecnologia!

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br