fbpx

Softwares de gestão empresarial: como ajudam sua rotina

Escrito em: 16/09/21

Integrar processos, reduzir as chances de erros, diminuir custos e ter fácil acesso às informações são demandas das empresas em um mercado cada vez mais ágil e competitivo.

Essas possibilidades têm sido alcançadas graças à tecnologia, que disponibiliza sistemas, plataformas e softwares que entregam soluções inovadoras, aumentando a produtividade das equipes e, consequentemente, trazendo mais resultados. 

Exemplos conhecidos são os softwares de gestão empresarial e os de processos que, juntos, tornam a rotina dos gestores e equipes mais facilitada.

Para trazer mais detalhes sobre o assunto, neste artigo, o Tangerino – controle de ponto digital mostra o conceito de software de gestão, os tipos existentes e os exemplos que são utilizados pelas empresas.   

Entenda o que é um software de gestão

A tecnologia tornou a vida das empresas muito mais ágil, produtiva, segura e integrada. Hoje, existem diversas metodologias, processos, plataformas, sistemas e softwares que oferecem alternativas online para as demandas diárias dos negócios.

Os softwares de gestão são uma dessas alternativas. Essas, têm o objetivo de fazer com que processos e demandas sejam mais fáceis de serem resolvidas, tornando a rotina das equipes mais leve, porém, com mais resultados. 

O objetivo dessas soluções é fazer com que as informações estejam o mais integrada possível e facilmente disponíveis para que todos os interessados consigam acessar e conversar uma só linguagem.

Os softwares de gestão são necessários para todos os tipos de empresas, independentemente de serem de pequeno, médio ou grande porte. Basta que sejam avaliadas as necessidades que mais atendam os negócios.

Além disso, o quanto antes a empresa começar a implementar essas tecnologias, melhor será para a sua gestão e para o seu crescimento. 

Diferença entre softwares de gestão empresarial e de processos

Dentre os tipos de softwares de gestão existem os empresariais. Esses abrangem controle de vendas, controle financeiro, marketing, logística, controle de estoque, gestão de pessoas, dentre outros.

O software de gestão empresarial é voltado para a integração das áreas da empresa, permitindo que os gestores consigam enxergar a empresa como uma só, sempre entendendo as particularidades de cada setor.

Já os softwares de gestão de processos existem para facilitar a rotina das equipes, no que se refere a ações mais operacionais do dia a dia, como envio de e-mails, gestão de tarefas, gestão de ponto e agenda, por exemplo.

Ambos os tipos tornam a gestão empresarial muito mais segura, com menor chances de erros, fazendo com que todos do setor consigam acessar, de forma integrada com os demais colaboradores, aquilo que faz parte da sua função. 

ERP: integrando a gestão empresarial 

Existe também uma outra solução, conhecida como Enterprise Resource Planning – ERP que, em tradução literal, significa Planejamento dos Recursos Empresariais. 

A proposta de um ERP é integrar diferentes módulos em um único sistema. Dessa forma, o acesso e a troca de informações entre os diversos departamentos e áreas da empresa se torna muito mais fácil. 

A solução também possibilita aos empreendedores terem um controle muito mais próximo e real de todas as operações da organização. Assim, por meio de relatórios entregues pelo ERP, é possível enxergar o negócio como um todo para, a partir de então, avaliar quais áreas precisam de mais atenção e investimento. 

O ERP pode ser do tipo local, quando o software é instalado nas máquinas e computadores da empresa, sendo o acesso local; ou por meio de armazenamento em nuvem, quando o sistema pode ser acessado de qualquer lugar, desde que haja acesso à internet. 

Dentre as vantagens do ERP estão:

  • Facilidade de visualizar as informações: a entrega de relatórios é feita em tempo real, sempre que for necessário avaliar alguma variável. Além disso, as informações podem ser acessadas em detalhes ou completas, de acordo com o que for necessário para o momento;
  • Produtividade: com um sistema automatizado, que pode ser alimentado de forma integrada em um único lugar, elimina-se a necessidade do excesso de planilhas que devem ser atualizadas e compartilhadas a todo o momento. Com as informações reunidas em um só lugar, há um melhor aproveitamento do tempo; 
  • Mais segurança: mesmo com um sistema integrado, é possível limitar o acesso, com base naquilo que o funcionário deve acessar. Por exemplo, terão acesso completo aos dados apenas os diretores da empresa. Assim, é possível limitar, dependendo do nível e cargo.

Conheça 5 tipos de softwares de gestão empresarial e de processos

Existem diversos tipos de softwares de gestão utilizados pelas empresas. Alguns são voltados para a solução das áreas e outros auxiliam nos processos rotineiros dessas áreas. Veja, abaixo, alguns dos exemplos mais utilizados do mercado:

1. Pipedrive

O Pipedrive é um tipo de Customer Relationship Management – CRM ou, em português, Gestão do Relacionamento com o Cliente. Ele é um software de gestão empresarial que reúne todos os dados e informações do cliente de forma centralizada. Ou seja, todos os interessados no processo podem acessar as mesmas informações. Assim, é possível contar com dados que vão desde os contatos até o histórico de compras do cliente. Dessa forma, a gestão é feita de maneira automatizada e simplificada, sem duplicidade ou desencontro de informações.

2. eGestor

O eGestor é um sistema de gestão empresarial, voltado principalmente para micro e pequenas empresas, que permite otimizar a gestão do negócio. Ele é um ERP online, ou seja, disponível na nuvem. Seu objetivo é centralizar diversas soluções em um só lugar, como controle financeiro, de vendas de produtos e serviços, de estoque, além de emissão de nota fiscal e nota fiscal eletrônica e boletos com registro.  

3. Trello

É um tipo de software de gestão de processos que facilita a rotina de controle das tarefas que precisam ser realizadas pelas equipes. Baseada no método Kanban, ela permite uma melhor visualização do que precisa ser feito, corrigido, aprovado e entregue em um layout organizado e de fácil compreensão. Além disso, o software possibilita o acompanhamento de métricas, definição de cronogramas, emissão de notificações, delegação de responsabilidades, dentre outros.  

4. Asana

Assim como o Trello, o Asana também é um software de gestão de processos voltado para o controle das tarefas e demandas. No entanto, ele é pago e mais completo, permitindo que o usuário escolha o plano que melhor lhe atende. Assim, é possível escolher o Premium para pequenas empresas, Business para as médias e o Enterprise para grandes negócios. O software também entrega relatórios e, além disso, permite acesso remoto, por meio de aplicativo. 

5. Controle de ponto online

Outro software de gestão de processos que tem sido adotado pelas empresas é o controle de ponto online, que permite mais agilidade e segurança na marcação do ponto pelos funcionários.

A plataforma funciona por meio de um aplicativo, instalado no smartphone ou tablet do próprio colaborador. Assim, ele pode registrar sua jornada de trabalho de onde estiver, seja atuando em home office ou externamente.

Com essa solução, a empresa pode adotar formatos de trabalho mais flexíveis sem abrir mão do controle de ponto. Além disso, as informações de ponto são enviadas em tempo real para a gestão, permitindo que o Recursos Humanos tenha acesso a dados seguros, como horas extras, banco de horas, atrasos, faltas, dentre outros. 

Considerações finais

Contar com a tecnologia é fundamental para promover integração entre setores, agilidade realizando tarefas e solucionando problemas. Além disso, garante mais assertividade nos processos, reduzindo erros que antes da tecnologia eram comuns e afetavam negativamente os negócios. Os softwares de gestão empresarial e de processos se complementam e são importantes para a estratégia das empresas que visam se diferenciar no mercado e oferecer soluções que realmente impactam positivamente o dia a dia dos colaboradores e dos clientes. 

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Você também pode gostar…

Planilha de Ordem de Serviço: Download do Modelo Grátis!

Download Grátis A planilha de ordem de serviço é um dos documentos mais comuns entre as empresas prestadoras de serviço. Ela é uma forma de organizar e distribuir os pedidos recebidos pelo setor comercial da organização, repassando-os...

Planilha de Margem de Contribuição: Download Grátis

Download Grátis A planilha de margem de contribuição é considerada uma das ferramentas mais importantes dentro de um processo de gestão de empresas. Com ela, é possível fazer o cálculo exato do quanto a empresa tem disponível depois de...

Planilha de Análise SWOT: Baixe agora! [Download Grátis]

Download Grátis Em algum momento da sua vida como empreendedor você já deve ter ouvido falar em análise SWOT. Principalmente se for para falar em como ela é importante para tirar os projetos do papel e fazê-los dar certo. Mas, você sabe...

Planilha de estoque mínimo: Como calcular [Download Grátis]

Download Grátis O estoque mínimo também é conhecido como estoque de reserva, estoque de segurança e estoque de proteção. Mas, todos esses conceitos se referem ao mesmo indicador e têm o mesmo objetivo: evitar que a empresa perca cliente...

Planilha de Fluxo de Caixa 2021 – Grátis e fácil

Download Grátis O download da planilha de Fluxo de Caixa é grátis? Sim, o download da planilha de fluxo de caixa do eGestor é totalmente gratuito. Para evitar problemas relacionados à versão do Excel, sugerimos a utilização no Google...

Planilha de Orçamento Empresarial [DOWNLOAD GRÁTIS]

Download Grátis Orçamento, segundo o dicionário é o ato de orçar, ou seja, fazer um cálculo para chegar a estimativa de gasto de um projeto. Esse projeto pode ser de vários tipos. Ele pode ser orçamento para uma viagem, para um casamento,...

Planilha de cadastro de clientes em Excel [Download grátis]

Download Grátis Todos os dias passam por uma empresa diversos dados. Acontece que, independente do tamanho dela e da quantidade de dados, estes devem ser registrados. Essa organização pode trazer grandes benefícios para a empresa tanto no...

Planilha 5W2H: baixe grátis e aumente sua produtividade

Download Grátis O nome pode soar um pouco estranho, mas o 5W2H nada mais é do que uma ferramenta usada no gerenciamento de projetos. Quando estamos diante de um grande plano a ser realizado, é muito comum o surgimento de dúvidas,...

Planilha de Controle de Produção [Download Grátis]

Download Grátis A maioria dos produtos comprados pelos consumidores são resultados de transformações de uma matéria-prima. E alguém deve fazer essa transformação. Por isso, existem empresas responsáveis por realizar essas alterações. Elas...

Planilha de custo de funcionário: Como realizar o cálculo

Download Grátis Quando decide contratar um funcionário, o empreendedor costuma pensar no salário que terá que pagar todos os meses, mas nem sempre se dá conta do custo total deste colaborador para a empresa. Você também é assim? Pois...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *