Controle de vendas: 5 dicas para ter sucesso no da sua empresa

Toda empresa comercial de bens de consumo ou de serviços tem como sua principal premissa o atendimento das necessidades do seu público consumidor. Assim como também quer ter o seu próprio crescimento de forma consistente.

Esses movimentos — tanto para os clientes, quanto para a empresa — estão baseados nas relações comerciais de vendas. Afinal, essa atividade é a que suporta a razão de ser do negócio. Ela que gera engajamento no mercado, bem como da provisão de recursos financeiros para a continuidade das operações.o seu próprio crescimento de forma consistente

Levando em conta os pontos apresentados, todo empreendedor e gestor estratégico deve ter em mente o quão importante é o controle de vendas em seu negócio. Além de manter ele em conformidade com o planejamento estratégico. Pensando nisso, o eGestor traz até você este artigo! Nele te daremos 5 dicas de controle de vendas que, certamente, serão de grande importância e relevância para o sucesso da sua empresa!

1. Conheça o seu público

A primeira dica para ter o melhor controle de vendas na sua empresa é conhecer bem o seu público. Afinal, esse é o principal direcionador das atividades comerciais de todo empreendimento.

Assim, realize uma pesquisa de mercado em relação ao seu público-alvo e, no mercado em que atua ou pretende atuar. Isso vai garantir o pleno emprego dos recursos em prol das vendas e no atendimento das necessidades dos seus clientes. Afinal, eles só comprarão aquilo que desejam ou necessitam para sanarem suas dores (problemas).

Conhecer o seu público garante potencializar as receitas com base no controle de vendas inteligente. Afinal, proporciona o aumento na participação do mercado em que atua.

2. Faça um planejamento coeso

O planejamento é a palavra de ordem em toda atividade. Pois, como diz uma famosa frase: “se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”. Logo, para ter um controle de vendas de forma efetiva é preciso que, após conhecer o seu público-alvo e as suas demandas, seja estabelecido um planejamento de vendas com coesão. Ou seja, um que una todas as áreas da empresa.

Com o planejamento de vendas em mão será mais fácil visualizar o movimento das atividades comerciais de vendas. Assim como será mais fácil se ele for integrado ao nível estratégico. E, como consequência, promove o seu controle.

Lembre-se que um planejamento de vendas deve acompanhar as mudanças do mercado e do próprio negócio — uma situação que deve ser percebida e analisada pelo controle de vendas.

3. Crie e acompanhe indicadores de desempenho

Assim como ter um caminho definido a ser trilhado com base em um planejamento, é fundamental que o controle de vendas esteja baseado no acompanhamento das suas atividades. Pois, de acordo com William Edwards Deming: “o que não é medido não é gerenciado”.

Por isso é tão importante criar e acompanhar os indicadores de desempenho. Afinal, esses fornecerão informações valiosas e precisas para o controle de vendas. Esses indicadores podem, por exemplo, medir o número de leads gerados em um mês, as pré-vendas realizadas em um determinado período de tempo, o volume de vendas canceladas, o número de clientes fidelizados, as receitas totais oriundas das vendas, o custo por venda, etc.

Os indicadores de desempenho variam de acordo com o perfil do negócio e público-alvo. Mas, são a base para o controle de vendas para o sucesso operacional da sua empresa.

Além disso, eles sinalizam mudanças e ajustes nas operações que sejam necessárias para a alavancagem das vendas. Eles sempre se baseiam na causa e consequência de cada fato e cenário vivenciado pela empresa na sua trajetória diária.

4. Escolha as ferramentas corretas

Para ter informações de relevância que serão utilizadas no controle de vendas e na tomada de decisão é importante a escolha das ferramentas corretas. Afinal, elas darão todo o suporte operacional, proporcionando agilidade e precisão nas atividades.

Assim, para que a sua empresa alcance o sucesso no controle de vendas é essencial adotar um bom sistema de gestão ERP (Planejamento de Recursos Empresariais). Principalmente, se contemplar as funcionalidades de um CRM (Gestão de Relacionamento com o cliente).

Essas ferramentas armazenarão todos os dados referentes aos clientes e as vendas realizadas a eles. Bem como suas intenções de compra e demais solicitações, transformando-as em informações de relevância para o controle de vendas.

Além das ferramentas disponibilizadas pela Tecnologia da Informação, é importante adotar outras ferramentas de gestão. Tais como: PDCA para o planejamento das vendas, Matriz de Causa e Efeito, Análise SWOT para a verificação do ambiente interno e externo com foco no controle de vendas e seus resultados.

5. Não deixe faltar os produtos essenciais

Por último (mas não menos importante), para ter um bom controle de vendas é essencial ter disponibilidade dos produtos essenciais, de modo que, essa atividade somente poderá ser executada se a empresa dispor dos itens demandados pelos clientes.

Dessa forma, o controle de vendas passa pela gestão eficiente do estoque, agindo em conjunto entre essas duas áreas e trocando informações entre si.

Nessa fase do controle de vendas os clientes da sua empresa sempre terão a certeza de serem atendidos das suas demandas e necessidades. Pois, como dissemos no início desse artigo, o sucesso operacional de uma empresa depende da integração entre todos os setores da empresa. Principalmente, com as áreas de estoque e supply chain.

Percebeu como o sucesso da sua empresa está condicionado a vários fatores que devem agir sempre em coesão e efetividade? E para que isso ocorra é necessário o uso adequado das ferramentas de controle de vendas e das técnicas específicas para a área.

Todo esse ciclo vai além da simples transferência da posse do produto ou serviço ao consumidor final. Mas, deve estar baseado em planejamento, controle, mensuração e ajustes que orientarão as atividades de vendas na sua empresa. Sempre com o objetivo do alcance do sucesso e maior participação no mercado em que atua.

Considerações Finais

Dentre os principais controles que são essenciais dentro de uma empresa, o controle das suas vendas é um deles. Quando ele não é feito de forma eficiente, pode prejudicar a empresa de diversas formas. Um dos meios de realizar esse controle de maneira adequada é a partir de um sistema de gestão de empresas. Como o eGestor.

Com um sistema, é possível fazer todo o controle e organizar suas vendas. Esse controle é totalmente integrado com seu financeiro, estoque, produção e fluxo de caixa. Também, ele é um sistema de emissão de notas fiscais, seja ela a NF-e, a NFC-e e a NFS-e. Os relatórios gerados através do sistema também podem ampliar a visão da empresa e poder prever as vendas num futuro, seja ele próximo ou não.

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Escrito por eGestor
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