Pensar no modelo de negócio que você pretende desenvolver para sua empresa é uma etapa imprescindível. Por isso, ele deve ser muito bem elaborado, visando a estruturação do negócio de maneira a direcionar quaisquer escolhas futuras. Portanto, o ideal é que o empresário busque auxílio em ferramentas para facilitar o processo. Nesse contexto, uma metodologia que vem sendo bastante usada por empresas inovadoras é o Canvas.

O Business Model Canvas, mais conhecido como Canvas, é uma ferramenta auxiliar ao planejamento estratégico que ajuda a moldar os modelos de negócios. De maneira simples, fornece ao empresário alguns campos a serem preenchidos com informações que o ajudarão a desenvolver a estrutura do empreendimento e verificar sua real viabilidade. É a hora de analisar se o que a empresa quer oferecer terá valor para o mercado, estudar o público, os canais, o relacionamento com os clientes, as atividades e os recursos principais, as parcerias estratégicas, as fontes de receita e, claro, seus custos.

O objetivo do Canvas é abranger todas as principais áreas de qualquer startup. Como existem diversas formas para facilitar a aplicação do modelo, resolvemos falar no post de hoje sobre 5 ferramentas incríveis para criar seu modelo de negócios. Dê só uma olhadinha:

Strategyzer

O Strategyzer é um aplicativo na nuvem que disponibiliza um curso on-line em português que ensina a simplificar o uso do Business Model Generation (BMG), uma das ferramentas de mais sucesso da atualidade. O BMG foi criado por Alexander Osterwalder em seu livro Inovação em Modelos de Negócios, visando o desenvolvimento de empreendimentos inovadores. Vale a pena dar uma conferida.

Post-it

Não quer usar um aplicativo ou acha que o desempenho do grupo de trabalho vai ser melhor utilizando o papel? Então imprima em uma folha A4 um modelo de Canvas e separe alguns post-its. Depois, convoque a equipe e organize os colaboradores de maneira a responder aos 9 campos propostos pelo Canvas de uma forma bastante simples e resumida, colocando as respostas nos post-its, que serão colados na folha. O segredo é simplificar! Essa ferramenta pode não ser tão complexa quanto as demais apresentadas, mas é um ótimo começo para o desenvolvimento de um excelente modelo de negócios.

Business Model Fiddle

O Business Model Fiddle é um aplicativo on-line e gratuito para a criação de modelos de negócios. Vale lembrar que não é necessário ter uma conta para acessar as ferramentas do aplicativo e ele possui design responsivo para ser utilizado em qualquer dispositivo, além de fornecer diversos templates e exemplos de como utilizar o Canvas para desenvolver um modelo de negócios funcional e simplificado.

Plan Cruncher

Essa não é uma ferramenta para a criação de um modelo de negócios, mas sim para deixá-lo mais sucinto, de modo que possa ser visualizado em uma só página. O Plan Cruncher é um ótimo simplificador de modelos de negócios mais extensos que o necessário. O site tem uma versão em português que é bastante compreensível, apesar de a tradução não ser perfeita.

Canvanizer

O Canvanizer é a ferramenta ideal para o registro de ideias e insights de brainstorms feitos em equipes, ajudando a organizar e acompanhar a rápida evolução das ideias geniais que seus colaboradores certamente têm. O Lean Canvas, o modelo apresentado nessa ferramenta, é uma adaptação do Business Model Canvas (BMC) e é gratuito.

Gostou do artigo e tem alguma outra dica de ferramenta para criar um bom modelo de negócios? Compartilhe suas sugestões e impressões conosco aqui nos comentários!

Crie seu modelo de negócio: 5 ferramentas

Escrito por eGestor

O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas.
Teste gratuitamente em http://www.egestor.com.br