Descubra como manter sua empresa fora do vermelho

A adequada gestão do fluxo de caixa é fundamental para que não existam problemas na cadeia produtiva das empresas, que, por sua vez, é crucial para a continuidade do negócio. Como toda e qualquer empresa depende da aquisição de materiais, da quitação das despesas que sustentam a produção, dos custos operacionais e da prestação adequada de serviços é que o gestor tem que ficar constantemente atento ao controle de fluxos financeiros envolvidos nessas atividades. Mas como? Pois que tal conferir agora mesmo algumas dicas para fazer uma excelente gestão financeira do seu negócio e não correr o risco de ter problemas com dívidas no futuro? Então acompanhe e se previna:

Planeje bem suas contas

É muito comum que, em vários tipos de negócio, os clientes paguem por suas compras a prazo, não é mesmo? Por isso, o gestor deve se esforçar ao máximo para harmonizar suas contas a pagar com as quantias a receber, analisando tanto suas projeções de recursos como suas despesas fixas, operacionais e variáveis. Pode-se, por exemplo, tomar conhecimento sobre o capital de giro disponível e as datas de vencimento das contas por meio de um software de gestão que proporcione registros confiáveis.

Otimize o prazo médio do estoque

A saúde financeira do negócio estará muito mais garantida se o gestor tiver um monitoramento preciso e eficiente sobre seu acervo de mercadorias e insumos. Para tanto, é preciso que exista uma previsão dos volumes de produtos a serem comprados, podendo aliviar os pagamentos com os fornecedores e reduzir o nível de estoque, diminuindo, assim, o capital imobilizado. Será possível, ao mesmo tempo, escoar sua produção ou suas vendas mais rapidamente, antecipando o processo como um todo, inclusive a entrada de receitas.

Planilha de controle de estoque gratuita para download

Negocie com seus fornecedores

Vale a pena orçar valores com mais de uma empresa fornecedora de suprimentos, de modo que possa negociar com o devido embasamento com aquela que apresentar as melhores condições de prazo e preço no momento. Além disso, o fornecedor deve ser altamente confiável, para que não o deixe na mão na hora de cumprir as datas previstas e combinadas para as entregas. Lembre-se de que, se você não tiver os produtos na hora certa, pode acabar perdendo vendas, o que, mais tarde, vai lhe custar muito mais recursos para recuperar quem decidiu ir comprar com o concorrente.

Reduza o tempo de recebimento das contas

Outra maneira de evitar que sua empresa passe por problemas financeiros é antecipar seus proveitos ou direitos, o que pode ser realizado junto a instituições financeiras, que lhe aportarão o crédito. O gestor pode, assim, antecipar os recebíveis, desde que em menor valor do que receberia no futuro. Mas também é possível cuidar desse aspecto investindo em um software de gestão, a fim de que se tenha a mais alta eficiência na cobrança dos clientes. Essa estratégia poderá reduzir significativamente o índice de inadimplência da clientela, evitando atrasos nos pagamentos e oferecendo mais eficiência na análise de crédito dos consumidores.

Diante de um mercado cada vez mais competitivo, quem tem acesso às melhores informações torna-se capaz de tomar as melhores decisões. Então corra atrás desse recurso tão valioso!

E não se esqueça de nos contar como anda a saúde financeira da sua empresa! Compartilhe suas experiências e dúvidas conosco e participe da conversa!

Conheça o eGestor, um software online de gestão de micro e pequenas empresas.

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br