5 dicas para otimizar um e-commerce com gestão online

Escrito em: 29/09/20
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Existem muitos empreendedores cujo maior desejo é buscar pelo serviço de desenvolvimento de e-commerce para construir um negócio que lhes permita viver um estilo de vida de sua escolha, e que funcione mais ou menos no piloto automático.

Um e-commerce tende a ser a melhor opção para atender a essa necessidade, porém, se você deseja transformar o seu comércio eletrônico em um grande negócio, o que pode estar atrapalhando de alcançar esse objetivo é você.

Ter um e-commerce bem estruturado, com conteúdo relevante e boa usabilidade, são detalhes essenciais para que ele seja um sucesso. Porém, para que isso realmente aconteça, também é necessário investir tempo e os esforços necessários para fazer uma boa gestão do negócio.

E não pense que você precisará de uma loja física ou escritório – a não ser que queira – para conseguir fazer essa gestão. Ela pode ser totalmente online.

Neste post, falaremos sobre algumas dicas sobre como otimizar um e-commerce com gestão online e que poderão potencializar o crescimento do seu negócio.

Confira!

Otimização de e-commerce com gestão online

Os negócios de comércio eletrônico variam desde a configuração de uma pessoa até organizações com presença global. Em todos os casos, o sucesso promove o crescimento, e esse crescimento não é apenas em termos de vendas, mas também da complexidade de gestão do empreendimento.

Especialmente se você tem uma pequena empresa de e-commerce, onde todos parecem fazer tudo, é necessário estar pronto para chegar a um ponto em que configure funções e realize a gestão online do negócio.

Veja a seguir nossa lista com algumas sugestões:

1. Trate seu e-commerce como se fosse um negócio físico

Como você trata seu e-commerce? Você vê isso como um hobby? Algo divertido para fazer no tempo livre?

Pode ser fácil ver dessa forma, especialmente se ainda não estiver ganhando muito dinheiro. No entanto, se deseja sinceramente transformá-lo em um grande negócio, precisará agir como se isso já fosse real.

Seu e-commerce é real e deve ser tratado como grandes empresários tratam as empresas deles.

É bom ter uma empresa que permite ter uma estilo de vida mais tranquilo – já que você pode trabalhar totalmente em casa -, mas perceba que você pode ter lucros ainda maiores ao se concentrar no crescimento contínuo do seu negócio.

Não espere até que sua empresa pareça um grande negócio. Pense nas decisões que você tomaria se o seu empreendimento já fosse um dos maiores do país.

2. Encontre a plataforma certa de e-commerce

Como proprietário de uma empresa, você precisa ter visão aprofundada para ver os potenciais problemas antes mesmo que eles apareçam. Para muitos proprietários de e-commerce, a plataforma de criação é algo que precisa ser tratada e avaliada continuamente, porque é realmente fundamental para toda a operação.

Questões de segurança, escalabilidades, usabilidade e outros fatores devem ser levados em consideração quando você está procurando uma plataforma certa para o seu negócio.

O problema que realmente pode impedir o crescimento é quando o proprietário de um comércio virtual não está utilizando uma plataforma de e-commerce adequada para sua empresa.

A plataforma precisa ser segura, fácil de usar e ter um conjunto de ferramentas para te ajudar com a conversão de vendas.

Além disso, vale dizer que a plataforma certa depende muito das necessidades que você tem. Portanto, certifique-se de identificar seus desafios e fazer suas pesquisas para encontrar a opção que atenda às suas necessidades.

3. Utilize uma plataforma de gestão online

Um sistema de gestão empresarial – como o eGestor – também conhecido como ERP (Enterprise Resource Planning), é um software voltado para a otimização de gestão. Portanto, possui recursos que atendem a realização das tarefas feitas diariamente em uma empresa, o que torna o gerenciamento de todos os departamentos muito mais organizado e eficaz.

Ao utilizar esse tipo de plataforma, você terá acesso a uma unificação de dados, o que torna o trabalho de gestão mais produtivo, efetivo, seguro e confiável. O resultado dessa combinação é a realização de uma gestão online com controle de tudo o que está acontecendo no e-commerce.

Vale dizer que uma plataforma de gestão online é importante para qualquer empresa, mesmo as que não possuem e-commerce.

Isso porque, com um ERP não é mais necessário utilizar folhas com anotações e nem planilhas e documentos que podem “se perder” em seu computador, como notas fiscais, por exemplo.

Tudo ficará organizado e salvo na plataforma, sendo muito fácil de fazer o seu acesso.

4. Invista em ferramentas de marketing

As estratégias de marketing são importantes para qualquer tipo de negócio. Porém, quando falamos em e-commerce, elas são extremamente importantes. Pense que quando se trata de comércio físico, as pessoas podem passar em frente, observar a fachada e decidir entrar para conhecê-lo.

Quando falamos de e-commerce, isso não é tão simples. Para que as vendas aconteçam, é necessário divulgar sua marca, produtos ou serviços para atingir os potenciais clientes e isso é feito através do marketing digital.

Portanto, é importante que você crie um bom plano de marketing, que pode incluir: mídias sociais, publicações no blog, criação e disparo de e-mail marketing, pesquisas, técnicas de SEO (otimização de site para motores de pesquisa como o Google, por exemplo) e muito mais.

Mas, com tantas tarefas de marketing, será que é possível tornar isso mais organizado e eficiente? Sim, é possível com o auxílio de ferramentas de marketing.

Hoje em dia, existem diversas plataformas voltadas para gestão online e que atendem a diferentes necessidades de negócios e as de marketing são algumas delas.

As plataformas de marketing podem ter recursos como:

  • Criação e disparo de e-mail marketing;
  • Fluxo de automação para marketing;
  • Programação de publicações nas mídias sociais e SAC;
  • Criação de persona;
  • Funil de vendas – onde é possível planejar e acompanhar a jornada dos compradores;
  • Métricas de conversão e muito mais.

Essas ferramentas existem justamente para ajudar empreendedores e profissionais de marketing a fazerem uma boa gestão online de suas estratégias de marketing.

Lembre-se que se e-commerce precisa do marketing para ser encontrado pelos potenciais. Portanto, pesquise por plataformas de marketing e escolha a que melhor atende às suas necessidades.

5. Escute seus clientes e compreenda quem são eles

Compreender quem são os seus clientes é algo essencial para o sucesso do seu e-commerce. Isso afeta diretamente suas campanhas de marketing, suas vendas e o crescimento do seu negócio.

Do que adianta investir em várias estratégias de marketing, se elas não atingem uma pessoa que tem interesse em seu produto ou serviço? Por que atrair pessoas para o seu site que não querem realizar uma compra online?

Realizar pesquisas e coletar feedback dos clientes é fundamental para saber o que eles pensam, desejam e buscam de sua empresa.

As vezes é muito positivo que você invista em um chatbot de qualidade, pois assim poderá ter uma interação ainda maior com seu cliente.

Quando você escuta as opiniões dos consumidores, é possível saber potencializar o que está dando certo e corrigir o que não funciona.

E, quanto mais o seu negócio for direcionado para seus clientes, maiores serão as chances de você conquistá-los e transformá-los em divulgadores da sua marca. Afinal, não há nada como o depoimento de um cliente satisfeito para adicionar credibilidade ao seu e-commerce.

Conclusão

Agora que você já sabe algumas dicas para otimizar um e-commerce com gestão online, que tal começar a colocá-las em prática?

De início, você não precisa se preocupar em investir em todas as ferramentas que citamos. Mas, pelo menos, pesquise por uma opção de plataforma de gestão, já que ela pode fazer toda a diferença para a organização e crescimento do seu negócio.

Tenha em mente que o mercado online é muito competitivo e, por esse motivo, você precisa levar o seu negócio muito a sério, escolher uma boa plataforma de e-commerce, investir em ferramentas de gestão e marketing e entender quem são os seus potenciais clientes.

Esperamos que você tenha gostado das dicas e que em breve você possa realizar uma ótima gestão online!

<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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