empretec sebrae

O mercado profissional está, cada vez mais, em constante evolução. Dessa forma, é fundamental que os empreendedores se mantenham sempre atualizados e aptos a enfrentar novos desafios. Uma das melhores alternativas para que isso aconteça é a participação dos empreendedores no curso Empretec Sebrae. Este curso pode ser feito não apenas por aqueles empreendedores que já estão no mercado, como também por aqueles que pretendem colocar em prática seus projetos ou qualificar-se para o mercado de trabalho.

O Empretec é um curso desenvolvido pela ONU (Organização das Nações Unidas) e ministrado em 34 países. No Brasil, sua realização é feita pelo Sebrae, órgão responsável pela capacitação de empreendedores no país.

Objetivo do Empretec

A principal função do curso Empretec do Sebrae é desenvolver em seus alunos as principais características fundamentais aos futuros empreendedores, capacitando-os a enxergar sempre novas oportunidades em seus respectivos mercados.

Uma das características desenvolvidas é exatamente a busca por oportunidades e iniciativas, que possibilitará aos empreendedores visualizar maneiras de colocar em prática estratégias nas mais distintas ocasiões que possam vir a enfrentar com seus empreendimentos.

Ebook Crescimento Empresarial

Outra característica fundamental aos empreendedores, e que é amplamente trabalhada no curso, é a persistência. Ao longo de sua carreira, um empresário irá deparar-se com as mais distintas adversidades e obstáculos, que podem apresentar-se em diferentes setores e de diferentes maneiras. No entanto, com o desenvolvimento da sua capacidade de persistir, um bom empreendedor será capaz de superar qualquer adversidade, podendo assim levar sua empresa ao sucesso em seu setor.

Consequentemente, outro ponto trabalhado no Empretec Sebrae é a orientação de que os empreendedores saibam assumir os riscos calculados. Como todo empreendimento ou projeto colocado em prática, os riscos de falhas existem e devem ser considerados, podendo surpreender negativamente quando ignorados. No entanto, quando levados em conta os riscos, é possível que os empreendedores saibam como agir quando depararem-se com eles, sabendo avaliar as alternativas existentes antes de tomar suas decisões.

Após serem trabalhados os pontos iniciais, outra característica abordada pelo Empretec aos futuros empreendedores é a exigência de qualidade e eficiência. Assim, os alunos poderão aprender como buscar sempre melhorar seus produtos e serviços, garantindo uma maior aceitação por parte de seus clientes, além de determinarem como cada procedimento deverá ser colocado em prática, garantindo um serviço sempre eficiente e, acima de tudo, com qualidade.

Porém, para que um produto ou serviço possa ser eficiente e ter qualidade, é necessário que haja comprometimento não apenas do empreendedor ou empresário responsável pelo negócio, mas de toda sua equipe, responsável por parte do processo de produção e atendimento ao público. O comprometimento é um quesito presente no curso. Muitas vezes, os alunos podem, inclusive, precisar fazer sacrifícios pessoais em busca do sucesso profissional e motivar sua equipe a ter o mesmo comprometimento em prol da empresa.

Além do comprometimento, é necessário que haja uma constante busca por informações. No Empretec, os alunos aprenderão como ter acesso a diversas maneiras possíveis de manter-se informados sobre o mercado, as ações de concorrentes, novidades em seus setores, entre outras coisas que podem garantir o sucesso das empresas. A busca constante por informações ainda permitirá ao empreendedor e toda sua equipe a fornecerem serviços ou produtos cada vez melhores aos seus clientes, garantindo assim uma maior aceitação no mercado.

Metas

Outro ponto importante e base para o sucesso empreendedor que é trabalhado durante o Empretec Sebrae é o estabelecimento de metas, algo fundamental para que um negócio seja lucrativo e rentável. O estabelecimento de metas pode proporcionar ao empreendedor uma forma de acompanhamento da evolução da empresa a curto, médio e longo prazo, com objetivos pré-determinados e definição de quais indicadores de resultados deverão ser utilizados. No curso, os empreendedores poderão qualificar-se para definir quais os melhores métodos para definir essas metas, bem como os prazos para que tais metas sejam estabelecidas.

Com a capacitação para o estabelecimento de metas, consequentemente será trabalhado o planejamento e monitoramento das etapas pelas quais uma empresa poderá passar. Para cada meta preestabelecida, deve ser elaborada uma estratégia para que seja possível o cumprimento desta meta, ou seja, um planejamento completo levando em conta os recursos disponíveis, tempo hábil para execução do trabalho e a possível aceitação por parte dos clientes. No curso, os alunos serão orientados sobre como podem e devem ser feitos tais planejamentos, assim como as formas que cada etapa de um planejamento deve ser monitorada para que possíveis erros sejam corrigidos a tempo, sem comprometer o sucesso do planejamento inicial.

Tão importante quanto o estabelecimento de metas e a realização de planejamento, é fundamental também que um bom empreendedor saiba como relacionar-se com seus parceiros comerciais. A persuasão e as formas de se manter uma rede de contatos também são trabalhadas durante o Empretec, possibilitando que, no futuro, os alunos possam garantir bons contatos comerciais, ganhando o apoio externo necessário para que sua empresa possa garantir seu espaço em um mercado cada vez mais disputado. Os contatos externos são fundamentais para o sucesso empresarial.

Da mesma forma que uma rede de contatos é importante para uma empresa, a autoconfiança e a independência de um empreendedor são fundamentais para que um negócio comercial alcance o sucesso. No Empretec, os alunos são incentivados a confiarem em suas próprias decisões, sempre prontos a ouvirem outras opiniões, mas cientes de que são aptos para decidir qual o melhor caminho para suas empresas, mantendo-se determinados a alcançar os melhores resultados possíveis, levando seus empreendimentos ao sucesso comercial.

Com foco nos itens citados e no trabalho realizado por especialistas, de forma que seu conhecimento possa ser passado aos alunos, o curso Empretec Sebrae é fundamental para um empresário que deseja obter sucesso comercial. A oportunidade de se aprofundar em cada item, levando a um conhecimento específico de cada etapa do processo empreendedor, é um diferencial que será decisivo futuramente, no momento em que cada empreendedor deverá colocar-se à frente de sua empresa, assumindo todos os riscos que a função lhe proporciona, no qual será responsável pelo sucesso ou pelo fracasso de um estabelecimento comercial como um todo.

Fonte: Sebrae

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br